Dados apontam que o Brasil tem o 9º maior mercado de roupas do mundo inteiro. Em 2022, por exemplo, houve um aumento de 16% no segmento de vestuário no mercado online. Ou seja, os números estão a favor de quem está pensando em começar a vender roupas.
Contudo, como você deve imaginar, a concorrência não é muito pequena nesse nicho, então, é essencial se destacar para conseguir captar, manter e fidelizar os clientes. Até porque as roupas estão entre os produtos mais vendidos na internet.
Quer saber como conseguir esse destaque? É o que eu vou te mostrar neste artigo! Confira a seguir 9 dicas práticas e certeiras para vender roupas de forma assertiva e colocar o seu negócio em evidência.
Contudo, como você deve imaginar, a concorrência não é muito pequena nesse nicho, então, é essencial se destacar para conseguir captar, manter e fidelizar os clientes. Até porque as roupas estão entre os produtos mais vendidos na internet.
Quer saber como conseguir esse destaque? É o que eu vou te mostrar neste artigo! Confira a seguir 9 dicas práticas e certeiras para vender roupas de forma assertiva e colocar o seu negócio em evidência.
1. Defina um público-alvo
Pode até parecer óbvio, mas a dica mais importante para quem quer vender roupas é definir um público-alvo específico. Pesquise, pense no nicho que você mais se identifica e invista nele.
Na verdade, você não precisa se limitar e focar apenas em uma categoria, mas é importante limitar o seu público – principalmente na fase inicial – para se consolidar no segmento e conseguir se dedicar 100% a ele.
Alguns exemplos de nichos bastante populares são: plus size, moda feminina/masculina, infantil, trajes de festa, moda praia etc.
Na verdade, você não precisa se limitar e focar apenas em uma categoria, mas é importante limitar o seu público – principalmente na fase inicial – para se consolidar no segmento e conseguir se dedicar 100% a ele.
Alguns exemplos de nichos bastante populares são: plus size, moda feminina/masculina, infantil, trajes de festa, moda praia etc.
2. Selecione os fornecedores com cautela
No primeiro momento, encontrar fornecedores confiáveis pode ser um desafio. Portanto, dedique o seu tempo pesquisando para fazer uma boa escolha.
Vale ressaltar que essa etapa ficará mais fácil depois que você definir os produtos que vai vender. Até porque existem empresas que fornecem produtos para categorias específicas.
O ideal é que você pesquise sobre a confiabilidade da empresa, peça recomendações, analise comentários de parceiros, fique atento aos preços cobrados e avalie a qualidade das peças.
Ah, e cuidado para não errar na quantidade de produtos solicitados. No nosso blog há um artigo completo sobre controle de estoque. Vale a pena conferir antes de fazer as compras.
Vale ressaltar que essa etapa ficará mais fácil depois que você definir os produtos que vai vender. Até porque existem empresas que fornecem produtos para categorias específicas.
O ideal é que você pesquise sobre a confiabilidade da empresa, peça recomendações, analise comentários de parceiros, fique atento aos preços cobrados e avalie a qualidade das peças.
Ah, e cuidado para não errar na quantidade de produtos solicitados. No nosso blog há um artigo completo sobre controle de estoque. Vale a pena conferir antes de fazer as compras.
3. Escolha os canais de venda
Atualmente, há muitas formas de vender roupas e isso acaba facilitando muito o crescimento dos negócios. Porém, não é necessário estar em todos os canais de venda, o mais importante é estar onde o seu cliente também estiver.
Outro fator que merece destaque é a possibilidade de se estabelecer em mais de um canal e, quem sabe, investir em uma estratégia omnichannel.
Dá para vender roupas em uma loja física, em feiras específicas, e-commerces, marketplaces, nas redes sociais, em aplicativos de vendas e em várias outras plataformas.
Outro fator que merece destaque é a possibilidade de se estabelecer em mais de um canal e, quem sabe, investir em uma estratégia omnichannel.
Dá para vender roupas em uma loja física, em feiras específicas, e-commerces, marketplaces, nas redes sociais, em aplicativos de vendas e em várias outras plataformas.
4. Atente-se à precificação
Talvez você já imagine que precificar as roupas pode não ser uma tarefa fácil, não é mesmo? E realmente não é! Muitas pessoas levam em consideração apenas o valor que pagaram na peça e adicionam a margem de lucro desejada. Contudo, a precificação vai muito além disso.
Nesse caso, é essencial considerar os custos para comprar/produzir, a demanda, a qualidade do produto, a margem de lucro desejada e, claro, a concorrência.
Caso precise de ajuda, nós temos um artigo com dicas para precificar produtos e serviços. Leia e aprenda mais sobre precificação.
Nesse caso, é essencial considerar os custos para comprar/produzir, a demanda, a qualidade do produto, a margem de lucro desejada e, claro, a concorrência.
Caso precise de ajuda, nós temos um artigo com dicas para precificar produtos e serviços. Leia e aprenda mais sobre precificação.
5. Poste fotos e vídeos de qualidade
Se a sua intenção é expor ou vender roupas on-line, não negligencie a qualidade das fotos e dos vídeos que você divulga. Afinal, quando falamos em vendas pela internet, as pessoas compram primeiro com “os olhos”.
Imagine duas lojas físicas que divulgam seus produtos nas redes sociais. Uma costuma postar fotos de roupas empilhadas ou em cabides, sem dar ênfase aos detalhes. A outra posta as peças individuais, com boas descrições e alta qualidade. Em qual delas você iria?
Lembre-se que, no mundo on-line, a parte visual é extremamente importante, então, capriche.
Imagine duas lojas físicas que divulgam seus produtos nas redes sociais. Uma costuma postar fotos de roupas empilhadas ou em cabides, sem dar ênfase aos detalhes. A outra posta as peças individuais, com boas descrições e alta qualidade. Em qual delas você iria?
Lembre-se que, no mundo on-line, a parte visual é extremamente importante, então, capriche.
6. Dê atenção à descrição dos produtos
Essa também é uma dica mais específica para as pessoas que pretendem vender roupas pela internet. Descrever detalhadamente as informações sobre os produtos é essencial para que os potenciais clientes conheçam mais sobre eles e sintam-se confiantes para comprar.
O ideal é que você capriche nessa etapa e fuja do basicão que todo mundo costuma fazer.
Uma boa estratégia é investir em SEO para descrição de produtos para garantir um bom posicionamento nas páginas de busca do Google e de outros buscadores.
O ideal é que você capriche nessa etapa e fuja do basicão que todo mundo costuma fazer.
Uma boa estratégia é investir em SEO para descrição de produtos para garantir um bom posicionamento nas páginas de busca do Google e de outros buscadores.
7. Ofereça um atendimento excelente
Um bom atendimento é essencial na experiência de compra que os consumidores têm em determinada empresa. Por isso, ele precisa ser prioridade para quem deseja conquistar, manter e fidelizar clientes.
Seja o mais transparente possível, responda todos os questionamentos feitos, esteja sempre disponível, aposte em um atendimento humanizado, solicite feedbacks para melhorar e não esqueça de estar presente no pós-venda.
Certamente, dessa forma, os clientes ficarão satisfeitos e você estará um passo à frente da concorrência e as oportunidades de vendas serão ainda maiores.
Seja o mais transparente possível, responda todos os questionamentos feitos, esteja sempre disponível, aposte em um atendimento humanizado, solicite feedbacks para melhorar e não esqueça de estar presente no pós-venda.
Certamente, dessa forma, os clientes ficarão satisfeitos e você estará um passo à frente da concorrência e as oportunidades de vendas serão ainda maiores.
8. Invista em marketing e divulgação
Você já ouviu a frase “Quem não é visto, não é lembrado”? Ela faz bastante sentido quando o assunto é venda de roupas e qualquer outro produto ou serviço.
Independente se a sua loja é física ou virtual, é essencial colocar estratégias de marketing e de divulgação em prática. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não são destinadas apenas para as lojas que dispõem de um grande orçamento. Até os pequenos negócios podem investir em marketing. Veja as principais tendências aqui.
Estratégias como essas atraem novos consumidores, aproximam os clientes, dão visibilidade à loja e impulsionam as vendas.
Independente se a sua loja é física ou virtual, é essencial colocar estratégias de marketing e de divulgação em prática. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não são destinadas apenas para as lojas que dispõem de um grande orçamento. Até os pequenos negócios podem investir em marketing. Veja as principais tendências aqui.
Estratégias como essas atraem novos consumidores, aproximam os clientes, dão visibilidade à loja e impulsionam as vendas.
9. Formalize a sua empresa
Por fim, mas não menos importante, não esqueça de formalizar o seu negócio. Hoje, é muito mais fácil se inscrever no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e deixar a empresa regularizada.
Inclusive, para começar, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) – desde que tenha um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Caso precise de ajuda nessa etapa, os especialistas da Razonet podem te ajudar. Você terá suporte desde a abertura da empresa até às demandas de contabilidade. Tudo de forma digital e descomplicada. Fale com os nossos especialistas e dê o primeiro passo para começar a vender roupas!
Até a próxima! :)
Inclusive, para começar, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) – desde que tenha um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Caso precise de ajuda nessa etapa, os especialistas da Razonet podem te ajudar. Você terá suporte desde a abertura da empresa até às demandas de contabilidade. Tudo de forma digital e descomplicada. Fale com os nossos especialistas e dê o primeiro passo para começar a vender roupas!
Até a próxima! :)