6 dicas práticas para melhorar o controle de estoque

16/03/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
6 dicas práticas para melhorar o controle de estoque
Os empreendedores que precisam lidar com estoque sabem o quanto é importante manter o controle para que tudo permaneça dentro dos conformes e que não haja produtos em excesso ou parados há muito tempo.

Apesar de parecer uma tarefa complexa, é possível melhorar o controle de estoque conciliando organização e estratégias adequadas.

E se você não acha que a falta de controle seja um problema, hoje eu vou te mostrar vários motivos que provam o contrário. Um estoque mal gerido é capaz de causar grandes prejuízos, atrapalhar o fluxo de vendas, provocar desperdícios e acarretar na perda de produtos.

O ideal é fazer uma gestão adequada para garantir o bom funcionamento da sua empresa. Quer saber como? Neste artigo eu vou te contar as melhores dicas!


O que é controle de estoque? 

Controle de estoque é, basicamente, o monitoramento dos produtos que uma empresa possui. Essa tarefa é essencial, pois garante que a quantidade de itens está adequada – nem menos nem mais – para atender a demanda dos clientes.

Normalmente, em empresas de médio ou grande porte, há pessoas responsáveis por gerir o estoque. Porém, alguns MEI's ou proprietários de empresas de pequeno porte ficam responsáveis por cuidar dessa área.

Embora pareça algo difícil, controlar o estoque pode ser mais fácil do que muitas pessoas imaginam. O principal objetivo é não permitir que itens importantes faltem e que não haja excesso de produtos parados, ocupando um espaço desnecessário.


Por que o controle de estoque é tão importante? 

Imagine que você tem uma loja virtual e um cliente comprou um produto X. Porém, na hora de enviar, você notou que ele não estava mais disponível. Resultado: cliente insatisfeito.

Agora pense que você quase não está vendendo um item Y, mas ele está ocupando várias prateleiras do estoque, impedindo que outros produtos possam ser colocados ali. Resultado: despesas desnecessárias.

Essas duas situações são comuns e ilustram bem a necessidade de melhorar o controle de estoque dessa empresa. E, por mais que você nunca tenha passado por nenhum desses casos, eles podem acontecer.

Empresas que fazem a gestão adequada do estoque: 

● Têm controle sobre a quantidade de produtos 
● Conseguem tomar decisões assertivas 
● Preveem possíveis faltas ou excessos 
● Otimizam os processos de compra 
● Evitam prejuízos


6 dicas para melhorar o seu controle de estoque 

Otimizar o controle de estoque do seu negócio pode ser muito mais fácil ao seguir alguns passos. E claro que, com o tempo, o processo fluirá de forma mais natural.


1. Organização

Essa é uma dica simples, mas que faz toda a diferença no controle de estoque de uma empresa. Quanto mais organizados os itens estiverem, mais fácil será identificá-los e geri-los adequadamente. Algumas dicas para manter a organização são:

● Organizar os produtos pelas características
● Manter o ambiente limpo e em ordem
● Escolher espaços adequados para cada item
● Colocar placas de identificação
● Fazer inventários com frequência


2. Estude as Demandas do Público

Será que o seu estoque está realmente adequado para o seu público-alvo? Às vezes, algumas empresas acabam se baseando em vários critérios na hora das compras, mas esquecem do principal: os consumidores.

A melhor forma de evitar excessos ou desperdícios e melhorar o controle do seu estoque é trabalhando com dados reais. Para isso, você pode responder algumas perguntas:

● Quais produtos os meus clientes mais procuram?
● Quais itens eu não vendo há muito tempo?
● Qual é a tendência do momento?
● Qual produto tem saído com mais frequência recentemente?
● Será que o item X se encaixa com meu público-alvo?

E, a partir daí, ficará bem mais fácil fazer as compras e gerenciar as quantidades de cada item.


3. Estabeleça Metas Reais

Da mesma forma que você precisa se basear em dados reais sobre os seus clientes, também é necessário estabelecer metas e objetivos dentro da realidade para o seu estoque.

Para isso, você pode determinar uma quantidade mínima e uma quantidade máxima para cada produto. Dessa forma, fica mais fácil controlar o que precisa ou não ser reabastecido.

E essas quantidades não precisam ser padrão, é importante que você as defina com base na saída de cada item. Por exemplo: se o produto X sai mais, o limite máximo dele pode ser maior. Se o produto Y costuma ser menos vendido, o limite máximo dele pode ser menor.


4. Registre Tudo


Outra dica que pode parecer óbvia, mas que passa despercebida por muitos empreendedores, principalmente quando o controle é feito manualmente.

Às vezes, em dias muito corridos ou com um alto volume de vendas, os registros acabam ficando em segundo plano. E essa pequena falha pode ser a responsável por atrapalhar toda a gestão.

Portanto, evite exceções! Nunca deixe de registrar as entradas e/ou saídas de produtos da sua empresa.


5. Tenha Um Bom Sistema de Gestão

Todo mundo está sujeito a falhas e pode acabar deixando passar informações importantes, não é? Por isso, uma boa solução é ter um sistema de controle de estoque online para te ajudar no controle dos produtos.

Existem softwares bem completos que são pagos, mas também há versões gratuitas bastante eficazes. Normalmente, elas são mais simples e com menos ferramentas, porém, costumam auxiliar bem no dia a dia.


6. Prepare Sua Equipe

Por fim, não posso deixar de citar os colaboradores da sua empresa, mais precisamente os que lidam diretamente com o estoque ou com a entrada e saída de produtos.

É essencial que todos os envolvidos estejam alinhados para que o bom andamento do processo não seja comprometido. Treine todos eles e faça atualizações frequentes, apontando erros, melhorias e falhas que podem ser evitadas.

Com essas dicas ficou bem mais fácil melhorar o controle do seu estoque, né? Coloque cada uma delas em prática, adapte-as à realidade da sua empresa e evite problemas com excesso ou escassez de produtos.

E se ficou alguma dúvida, clique aqui para falar com um especialista do nosso time.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.