Maiores tendências de marketing digital para pequenas empresas

17/04/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Maiores tendências de marketing digital para pequenas empresas
Acompanhar as tendências de marketing digital é fundamental para os empreendedores que desejam se destacar no mercado. E quando falamos em pequenas empresas, essa necessidade é ainda maior, já que é preciso trabalhar duro para aumentar o alcance e conquistar cada vez mais clientes.

Quando eu falo em marketing digital, me refiro a estratégias de comunicação feitas através dos meios digitais. Os principais objetivos são: divulgar produtos ou serviços, aumentar a visibilidade, gerar autoridade e trazer o público-alvo para perto.

Há quem pense que, para alcançar bons resultados com esse tipo de estratégia é necessário investir alto. No entanto, seguir as tendências é uma das formas mais baratas e eficazes de fortalecer a marca. Inclusive, algumas delas demandam pouco (ou nenhum) investimento. Ou seja, mesmo as empresas que não contam com uma grande equipe conseguem colocá-las em prática sem grandes problemas.

Quer saber quais tendências de marketing digital se enquadram bem nos pequenos negócios? Eu separei 5 para você começar a usar hoje mesmo na sua empresa!


Omnichannel

Embora o omnichannel não seja algo novo, ele continua trazendo excelentes resultados. Essa é uma estratégia que conecta canais online e offline para ampliar as possibilidades de venda e melhorar a experiência e a satisfação dos clientes.

No Brasil, boa parte das grandes empresas passaram a investir nessa tática, que vem se modernizando cada vez mais. Porém, os pequenos negócios também podem colocar o omnichannel em prática com facilidade, por exemplo:

Pense em uma loja de roupas e em uma cliente que está no trabalho e precisa de um look para sair à noite. Ela recebeu o catálogo da loja pelo WhatsApp e se apaixonou por um dos vestidos, mas não tem tempo de fazer a compra depois que sair do trabalho.

Para simplificar o processo, ela recebe o link da peça pelo WhatsApp, faz o pagamento pelo site e vai à loja somente para retirar.

Essa é uma forma de omnichannel: oferecer ao cliente a possibilidade de utilizar quais e quantos canais quiser, visando simplificar a jornada de compra. Algo que as pequenas empresas também podem fazer sem muito esforço.

Para entender melhor essa estratégia você também pode ler nosso artigo completo sobre omnichannel.


Vídeo Marketing 

Uma pesquisa da Wyzowl mostra que 96% dos entrevistados assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre determinado produto ou serviço. Além disso, 89% das pessoas afirmaram que assistir a um vídeo já foi o fator decisivo para fazer uma compra.

Aliado a isso, podemos observar o crescimento constante das plataformas de distribuição de vídeos, como o Youtube, o TikTok e o Instagram (com os Reels). Todos os dias, milhões de pessoas consomem conteúdo em cada uma delas. 

E a tendência de vídeo marketing permite que as empresas e marcas estejam nessas plataformas, divulguem seus produtos e serviços e atraiam clientes por meio de conteúdos audiovisuais. É simples, barato e ideal para pequenas empresas.


Marketing de influência 

Se você é ativo na internet ou nas redes sociais, provavelmente já percebeu que uma nova profissão vem se consolidando: os influenciadores (ou influencers). São pessoas que produzem conteúdo em plataformas digitais e possuem grande poder de influência com o público do seu nicho.

Seguindo essa tendência, o marketing de influência visa utilizar estratégias que promovam um produto ou um serviço com a ajuda desses influenciadores. Podemos traduzi-lo como uma parceria para alcançar a audiência através de uma figura pública que já possui a confiança e admiração das pessoas.

Atualmente, existem influencers que trabalham com grandes marcas. Mas isso não quer dizer que as pequenas empresas devem ficar de fora. Influenciadores locais (conhecidos na cidade, por exemplo) também conseguem bons resultados, desde que tenham autoridade e dialoguem com o público que a empresa pretende atingir.


Interatividade 

O principal objetivo dessa estratégia é fazer com que os usuários se sintam parte de algo maior e passem a interagir com o seu negócio. Dessa forma, além de se aproximar dos clientes, as marcas também promovem o sentimento de participação.

Nas pequenas empresas, o marketing de interatividade pode começar com enquetes nas redes sociais, perguntas sobre o melhor tipo de promoção, pedidos de feedbacks e participação ativa do público em pesquisas sobre novos produtos.


Dados 

Se você ainda não usa os dados a seu favor nas estratégias de marketing, é melhor começar. O marketing por dados se tornou uma tendência porque as marcas perceberam que trabalhar com o “real” torna qualquer campanha mais assertiva.

É preciso saber com quem você fala para ter os resultados que deseja, principalmente no marketing digital. Dessa forma, o conteúdo é direcionado, a linguagem é adequada e fica mais fácil promover identificação.

Além disso, não é difícil coletar dados. Basta ficar atento às jornadas de compra, solicitar informações aos próprios clientes, fazer pesquisas ou oferecer uma “recompensa” (como descontos, conteúdos exclusivos e acesso a serviços limitados) para garantir as informações que você precisa para construir uma estratégia de marketing mais assertiva.

A título de exemplo, digamos que, após analisar alguns dados você percebe que 90% das suas vendas são feitas para mulheres de 25 a 35 anos que moram no estado de São Paulo. Obviamente, com essas informações se torna muito mais fácil criar e direcionar seus esforços para um público que realmente tenha interesse nos seus produtos.

Certamente, com essas estratégias digitais o seu negócio terá mais chances de ampliar o alcance, captar mais clientes e aumentar a autoridade da marca.

Ah, e se ficou alguma dúvida, basta deixar nos comentários ou clicar aqui para falar com um especialista do nosso time. Tenho certeza que deixar sua contabilidade nas mãos de quem entende pode ser uma das melhores estratégias para empreendedores que visam o crescimento. 

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