Precificação de produto ou serviço: dicas e cuidados necessários

06/05/2022 às 14:13:52 • 5 min de leitura
Precificação de produto ou serviço: dicas e cuidados necessários
Erro de precificação vai fazer você perder dinheiro a cada venda. Para que você tome todos os cuidados necessários e faça a precificação de forma correta preparamos este artigo.

Já pensou?! Vender mais e ficar cada vez mais pobre?

O que normalmente as pessoas fazem? Ah, eu revendo blusas. Eu comprei essa blusa por 50 reais, vou multiplicar por 4, vender por R$ 200 e é isso. Venderei por 3 vezes o valor de compra. Cuidado, porque nem sempre isso vai te trazer lucro.
Que tal preparar um chá ou cafezinho para continuar esta leitura? Vem comigo!

O que é a precificação?
Precificação é o ato de atribuir a um produto ou serviço o preço de venda. Então se eu revendo roupas, por exemplo, atribuir o preço que determinada blusa custará aos clientes é a precificação do produto.
Para calcular esse valor devemos considerar todos os custos que minha loja tem para poder realizar a venda desta blusa, incluindo a margem de lucro que desejo obter. O que eu tenho que considerar para compor o preço:

Se você revende produtos deve considerar:
- DESPESAS FIXAS;
- MÉDIA DE FATURAMENTO;
- CUSTOS VARIÁVEIS;
- LUCRO E REINVESTIMENTO.

Se você presta serviços deve considerar:
- DESPESAS FIXAS;
- HORAS D ECAPACIDADE PRODUTIVA;
- CUSTOS VARIÁVEIS;
- LUCRO E REINVESTIMENTO.

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Preço e valor: qual é a diferença?
Muitas pessoas confundem o preço e o valor de um produto/serviço. Preço é, como vimos acima, um número em moeda corrente atribuído a um serviço ou produto a fim de que seja realizada sua venda.

O preço da farinha de trigo é de R$ 3,00.
Já valor é uma percepção subjetiva, que está ligada ao sentimento atribuído pelo comprador. O valor atribuído a um serviço ou produto está relacionado à qualidade, à experiência do usuário, à tradição da empresa, confiança da marca, à credibilidade que oferece, etc.

O preço de uma bolsa Chanel é de R$ 20.000,00, mas para Sofia ela não tem preço, porque grande é o seu valor!

Cuidados ao fazer a precificação
Você deve conhecer sua empresa. É preciso saber exatamente quais são seus custos fixos, quais são seus custos variáveis e qual a margem de lucro que você deseja obter. Tudo isso compõe o preço, caso contrário você pode vender com uma margem que não cobre seus custos, ou seja, terá prejuízo a cada venda.

Vamos a mais um exemplo!
Beto vende camisetas estampadas. Para fazer uma camiseta ele gasta R$ 15.00 no produto então ele pensa: Ah, custa 15 reais para fazer uma camiseta. Vou vender ela por R$ 18.00 e obterei 3 reais de lucro por venda.

Ocorre que Beto ignorou o fato de que a conta de energia elétrica que ele paga aumenta 5 reais a cada camiseta que ele produz.

Pois é, como Beto ignorou os 5 reais de luz que ele gasta para fazer a camiseta, a cada venda que ele realiza, terá um prejuízo de 2 reais. Significa que Beto paga para trabalhar.

Outra questão são os impostos que compõem parte dos custos variáveis e entram para o cálculo do markup.
É importante destacar que imposto você não paga, você repassa! Quem paga o imposto de uma loja não deve ser a loja, e sim o consumidor! Se a loja não repassa o valor dos impostos no preço, arcará com o prejuízo da venda.
Se você não tomar todos os cuidados necessários na hora de realizar a precificação o principal impacto será o prejuízo. Parece loucura, mas muita gente faz isso sem saber.

O segundo é fazer preços que destoam do mercado e que não oferecem um valor agregado, por isso não venderão.
O terceiro fator a considerar é a sua estratégia de posicionamento no mercado, se deseja valor agregado e um diferencial de marca ou vender por um preço acessível a um maior público alvo.

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Fonte: Mentoria de Negócio - Cresça com o Google

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