SEO para descrição de produtos: dicas práticas que vendem

18/05/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
SEO para descrição de produtos: dicas práticas que vendem
Se você tem uma loja online, já deve ter percebido que, em meio a tantos negócios digitais, nem sempre é fácil se destacar, certo? Porém, existem algumas técnicas que ajudam os sites a terem mais visibilidade, como é o caso da utilização de SEO na descrição de produtos.

Sabe aqueles sites que aparecem logo na primeira página do Google quando você pesquisa por algo? Pois é, eles, certamente, estão otimizados para os buscadores e, por isso, acabam ficando em evidência.

Quer saber como o seu site também pode ganhar destaque entre os demais, sem precisar investir em anúncios? Neste artigo, eu trouxe dicas práticas e certeiras para fazer descrições de produtos com o uso das técnicas de SEO. Continue comigo!


O que é SEO? 

SEO é a sigla de Search Engine Optimization – ou Otimização para Motores de Busca, em português – e reúne estratégias para que os conteúdos apareçam nas primeiras posições do Google e de outros buscadores.

É muito comum que o SEO seja utilizado em artigos e postagens de blogs, com o intuito de alcançar mais leitores de forma orgânica. Contudo, ele também é extremamente importante para e-commerces que visam deixar os produtos e/ou serviços mais visíveis nos buscadores.


Por que é importante usar SEO nas descrições de produtos? 

Você já percebeu que quando busca alguma coisa no Google, sempre clica nas nos primeiros sites que aparecem? Pois é, isso significa que aparecer no topo da busca garante que seu site receba mais cliques que um concorrente que se encontra na terceira página.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2020, a taxa média de cliques no primeiro resultado orgânico (que não é anúncio) do Google é de 28,5%. Ou seja, quase 30% das pessoas que pesquisam no buscador acabam clicando no primeiro site que aparece. 

Por isso, para se manter sempre em uma boa posição na primeira página, é essencial usar as estratégias corretas. Certamente, nem sempre é possível ficar em primeiro lugar, porém, estar entre os principais já é o suficiente para manter um bom volume de acessos e, consequentemente, gerar mais autoridade, visibilidade e oportunidades de vendas.
 
Mas como estar entre os primeiros? Na verdade, existe um conjunto de fatores que contribuem para um bom posicionamento nas páginas de busca. E isso inclui: otimização do site, URL, imagens, tempo de carregamento da página e, claro, as descrições dos produtos.

É isso mesmo! Com descrições atrativas, é possível ranquear melhor no Google, atrair mais usuários e convertê-los. E nisso, o SEO pode ajudar.


4 dicas de SEO para criar descrições que vendem

Uma das formas mais eficientes de fazer “descrições matadoras” para os seus produtos é com a contratação de um copywriter. Ele é o profissional responsável por criar textos estratégicos, persuasivos e que convertem com mais facilidade.

Contudo, eu sei bem que nem todos os empreendedores de e-commerce dispõem de um orçamento para contratar bons profissionais. Por isso, selecionei 4 dicas para você usar corretamente o SEO na descrição dos produtos e se destacar entre as demais lojas!


1. Use as palavras-chave estrategicamente

O uso das palavras-chaves de forma estratégica e adequada é uma das etapas mais importantes na hora de escrever as descrições. Isso porque, normalmente, as pessoas usam termos bem específicos para fazer buscas.

Por exemplo, quando uma mulher está procurando um tênis e ainda não sabe qual modelo comprar, provavelmente, ela digita no Google: tênis feminino.

Naturalmente, os primeiros resultados serão aqueles que têm a palavra-chave no título, na descrição, na imagem, na URL e na página em si. Pois é justamente por isso que o algoritmo do buscador consegue recomendar determinado produto ao usuário.


2. Converse com a sua persona

Em resumo, a persona é um personagem fictício que representa o “cliente ideal” de uma empresa. Então, ela tem as características detalhadas do público-alvo: nome, profissão, idade, hobbies, renda, preferências, etc.

A partir daí, é possível montar as descrições dos produtos de forma mais direcionada ao público que você pretende atingir. No mais, essas informações permitirão que você dê destaque às características certas, use a linguagem adequada e convença com mais facilidade.

Fuja do genérico e lembre-se: o que chama atenção de um público pode não chamar de outro.


3. Seja claro e objetivo

Para que a sua descrição fique em destaque, o seu cliente e os buscadores precisam entender exatamente o que você está oferecendo. Portanto, nada de fazer textos complexos e cheios de informações muito técnicas porque isso não é tão positivo quanto parece. É claro que informações sobre o produto são importantes, mas se falar apenas sobre isso, a leitura se tornará mecânica e entediante para o cliente.

O ideal é ser claro, objetivo e o mais conciso que puder. Mas isso não quer dizer que você precisa se manter no básico. Use a criatividade e escreva de uma forma que desperte a curiosidade do leitor, passe credibilidade e estimule a compra. Tudo ao mesmo tempo!

Foque na organização do conteúdo e deixe ele visualmente apresentável, de forma que os usuários batam os olhos e consigam identificar as informações que precisam. E, por fim, reserve uma parte da página para os dados mais técnicos do produto (que também são muito importantes).


4. Chame o usuário para a ação

Podemos dizer que o principal objetivo de uma boa descrição de produtos é vender, certo? Por isso, não esqueça de estimular a compra com um empurrãozinho chamado Call to Action – CTA ou “Chamada para Ação”, em português.

A intenção é realmente incentivar o usuário a fazer algo por meio de frases no imperativo, como: “Compre agora”, “Compartilhe o link”, “Adicione ao carrinho”, “Fale com um vendedor” e outros. Enfim, sempre dê destaque à ação que você quer que o cliente realize.


Invista no crescimento do seu e-commerce 

Agora que você já sabe como fazer descrições matadoras para os seus produtos, que tal investir no crescimento do seu negócio com a ajuda de profissionais que entendem muito do assunto? A Razonet é uma startup de contabilidade digital que pode te auxiliar em todas as etapas do seu empreendimento.

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