Sou MEI, preciso de um contador?

19/10/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Sou MEI, preciso de um contador?
Um dos principais atrativos de se formalizar como Microempreendedor Individual, certamente, é o fato de ser uma modalidade descomplicada. Desde a abertura da empresa até os pagamentos dos tributos, todas as tarefas são simples. Por isso, é muito comum que as pessoas questionem se MEI precisa de um contador.

De antemão, já adianto que os microempreendedores não precisam, obrigatoriamente, contratar serviços de contabilidade. Porém, seria muito mais tranquilo poder contar com profissionais que dominam o assunto.

Você está com dúvidas se deve ou não investir em uma equipe contábil para acompanhar a sua empresa? Este conteúdo vai te ajudar a tomar a melhor decisão!


Qual é a função de um contador na empresa?

Talvez você não saiba, mas um contador (ou um setor de contabilidade) é essencial para a gestão financeira e o cumprimento das obrigações legais nas empresas. Ele costuma dar suporte nas tomadas de decisões da companhia e contribuir para a sustentabilidade financeira do negócio.

É o contador que faz o balanço financeiro, registra as transações, realiza análises, emite declarações, guias de impostos e notas fiscais, presta consultoria e prepara as folhas de pagamento. Podemos dizer que ele é indispensável desde a abertura até o fechamento de uma empresa.

Não é à toa que qualquer instituição tradicional precisa ter um contador para manter a saúde financeira e garantir o crescimento ao longo dos anos.


MEI precisa de contador?

Como as obrigações do MEI são simplificadas, não é preciso, necessariamente, ter um contador. No entanto, isso não quer dizer que não vale a pena contratar um profissional de contabilidade para auxiliar na parte financeira.

Vale destacar que, todos os meses, os MEIs precisam realizar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), fazer um relatório com as receitas brutas (que não podem ultrapassar a média de R$ 6.750 mensais) e emitir notas fiscais sempre que vender ou prestar serviços para uma pessoa jurídica.

Além disso, nos primeiros meses de cada ano é obrigatório enviar a Declaração Anual de Faturamento, que atesta o faturamento do ano anterior. Pela lei, um microempreendedor individual não pode faturar mais que R$ 81 mil anualmente ou precisará ser enquadrado em outra modalidade.

Em outras palavras, o contador não é obrigatório para MEI, mas costuma fazer toda a diferença no controle de receitas e despesas e das obrigações legais que a empresa precisa cumprir.


Quais são as vantagens de um contador para MEI?

Como eu disse, a falta de obrigatoriedade não impede os microempreendedores de contratarem uma empresa de contabilidade para auxiliar nas tarefas contábeis e financeiras da empresa. E para mostrar como ela pode ajudar (e muito!) na prática, eu separei algumas vantagens de ter um contador mesmo sendo MEI. Confira!


Estar em conformidade com a lei

Todo microempreendedor individual tem obrigações que precisam ser cumpridas, como as que citamos acima. Caso contrário, as chances de deixar a empresa irregular são muito altas.

E, claro, ninguém melhor do que um profissional que domina a legislação fiscal e tributária para manter todas as exigências do seu MEI em dia.

Manter a sua empresa em conformidade legal evita a cobrança de multas, facilita o acesso a linhas de crédito, impede que o CNPJ seja suspenso e, sobretudo, garante que o MEI permaneça regularizado.


Ter auxílio na tomada de decisões

Embora possam contratar um empregado, normalmente, os MEIs trabalham sozinhos. Sendo assim, a tomada de decisões não costuma ser tão fácil quanto parece. Até onde você pode ir? Em que investir? Qual é a melhor forma de direcionar os lucros?

Com certeza, as dúvidas são várias e fica bem mais difícil administrar os recursos sem ter uma opinião profissional. Os contadores costumam atuar como consultores e podem ajudar a tomar decisões, principalmente as que estão relacionadas com a área financeira.

É mais do que uma opinião, é uma orientação do que deve ou não ser feito com base em dados reais da própria empresa.


Ajuda na gestão do empregado

Os microempreendedores individuais podem contratar até um empregado, desde que ele receba um salário mínimo vigente ou o piso salarial da categoria em que está inserido.

E, assim como qualquer outra empresa, o MEI precisa cumprir todas as leis trabalhistas para permanecer dentro da regularidade. E isso inclui fazer os registros na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitir folhas de pagamento, recolher a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e cumprir tudo o que a legislação pede.

Novamente, o auxílio de um profissional qualificado e experiente faz toda a diferença para qualquer instituição.


Minimização de erros

Um registro financeiro incorreto pode causar um prejuízo enorme na empresa, e não é isso que você quer para a sua, certo?

Dependendo das atividades desempenhadas, os microempreendedores sempre têm dezenas de coisas para resolver e, geralmente, sozinhos. Com isso, as chances de cometer possíveis falhas podem aumentar.

A maioria dos processos, como o envio da Declaração Anual, por exemplo, costuma ser simples, mas é indispensável estar atento aos detalhes para evitar que as coisas saiam do controle.

Sendo assim, a forma mais eficaz de impedir que erros corriqueiros aconteçam é contando com profissionais que sejam especialistas em contabilidade e possam contribuir para o andamento adequado da empresa.


100% do foco no crescimento da empresa

Por fim, não posso deixar de ressaltar que a maior vantagem de ter um contador para MEI é poder se doar 100% para a coisa mais essencial de todas: o crescimento do seu negócio.

Cuidar das atribuições financeiras e fiscais demanda tempo e atenção, e isso pode acabar tirando o foco do que é mais importante.

Mas se você não quiser admitir um contador, existe a possibilidade de contratar uma empresa que realiza a prestação de serviços individuais, como a Razonet. Ela trabalha com contabilidade digital e desburocratizada e oferece planos exclusivos para quem é MEI.

Tire as suas dúvidas com profissionais qualificados e tenha acesso aos mais diversos serviços oferecidos, desde o momento da abertura. Enquanto a Razonet cuida da parte burocrática da sua empresa, você economiza dinheiro e mantém todo o foco no crescimento do seu negócio!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.