MEI: como faturar vendendo doces em casa?

24/07/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
MEI: como faturar vendendo doces em casa?
Produzir e/ou vender doces é uma excelente alternativa para quem quer aumentar o faturamento e garantir uma renda extra no final do mês. Além disso, pode ser a porta de entrada para quem deseja empreender, mas ainda não deu o primeiro passo.

Um relatório da empresa de inteligência de mercado e consultoria, aponta que há uma projeção de que o mercado global de doces registre um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta, em português) de 3,99% entre os anos de 2022 a 2027. Ou seja, é um bom momento para investir no setor.

Sem falar na possibilidade de se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) e comercializar e produzir os doces em casa, sem, necessariamente, precisar alugar um espaço para isso. 

Já pensou nessa possibilidade? Neste artigo, você vai aprender dicas valiosas para faturar vendendo doces em casa. Confira e saiba como colocá-las em prática!


Quem vende doces pode ser MEI? 

Sim! Quem vende ou produz doces pode ser formalizado como Microempreendedor Individual e ter acesso a todos os deveres e benefícios de um MEI.

Na verdade, existe mais de uma ocupação permitida para que os vendedores de doces possam se formalizar. Sendo assim, o ideal é escolher a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que mais se adequa à sua situação. São elas:

Baleiro (a) independente (CNAE: 4721-1/04): que abrange o comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes;

Confeiteiro (a) independente (CNAE: 1091-1/02): que trata da fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria;

Doceiro (a) independente (CNAE: 5620-1/04): que engloba o fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar.

Contudo, um empreendedor que vende doces em casa precisa seguir as mesmas regras que os outros MEIs, incluindo respeitar o limite de faturamento anual de R$ 81 mil, pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional Mensalmente (DAS) mensalmente e enviar a Declaração Anual de Faturamento todos os anos.

Além disso, também vale lembrar que você terá acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade.


5 dicas para faturar vendendo doces em casa 

Para te ajudar a faturar dinheiro vendendo doces em casa, eu separei 5 estratégias práticas e indispensáveis para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo!

1. Capacite-se

Mesmo que você mande super bem na cozinha ou comercialize doces feitos por outras pessoas, não abra mão da capacitação profissional constante. Ela é essencial para ampliar os seus conhecimentos, aumentar as oportunidades e atualizar os aprendizados que você já tem.

Se o seu tempo ou orçamento estiverem curtos, aposte em cursos e treinamentos on-line com preços acessíveis. O mais importante é se qualificar cada vez mais e somar novas habilidades.

Cursos relacionados à sua área, de controle financeiro, de gestão de negócios e de empreendedorismo devem sempre estar no topo das suas prioridades.


2. Escolha um público-alvo

Por mais que os consumidores de doces não tenham um perfil específico, você precisa delimitar o seu público se quiser faturar vendendo doces em casa. Sabe por quê? Com uma persona bem definida, você poderá colocar estratégias mais assertivas em prática.

Existem diversas possibilidades, mas quem trabalha com doces pode vender para: estabelecimentos comerciais (padarias, mercearias, lanchonetes...), festas, consumo no local, delivery, outras cidades etc. Escolha o público que mais faz sentido para você e trabalhe pensando nele.


3. Encontre diferenciais

Certamente, você sabe que há dezenas de outras pessoas que vendem doces por aí, não é? Portanto, pense em diferenciais que te ajudem a se destacar dos demais. Pode ser o atendimento personalizado, o valor acessível ou os sabores exclusivos, por exemplo.

Caso você ainda não tenha encontrado o diferencial do seu negócio, a dica é responder algumas perguntas básicas, como:

● O que o meu negócio tem que os outros não têm?
● O que os clientes “ganham” ao me escolher?
● O que os meus produtos têm de diferente?
● Quais são os pontos fortes do meu negócio?

E, com base nas respostas, ficará muito mais fácil definir quais são os seus diferenciais que merecem destaque.


4. Fique de olho nas tendências

Não pare no tempo! O mercado vive em constante movimento e você precisa ir junto com ele se quiser faturar vendendo doces.

O relatório (que eu citei lá em cima) mostrou que a demanda por doces sem açúcar tem crescido no mundo inteiro. Então, que tal usar essa informação para ampliar o seu cardápio? Ou se especializar na produção de doces mais saudáveis?

Fique sempre atento às tendências e, sempre que possível, encontre uma forma de aplicá-las no seu negócio.

5. Aposte em marketing e divulgação

Mesmo que você esteja começando, invista em divulgação. Ela será crucial para atrair novos clientes e fortalecer a sua marca. Mesmo que a demanda ou a quantidade de produtos ainda seja pequena, não deixe de divulgá-los.

No cenário digital, as redes sociais são excelentes aliadas, principalmente para quem está começando. Para te ajudar nessa tarefa, no Blog da Razonet há um artigo completo com 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas. Não deixe de conferir!

 
Como abrir um MEI para vender doces? 

Embora muitas pessoas não saibam, o processo para um vendedor de doces se formalizar é igual ao das outras categorias. Inclusive, eu já listei os 4 passos para abrir seu MEI sem burocracia.

Mas se você quiser auxílio nesta etapa tão importante, o time de especialistas da Razonet pode te ajudar. De uma maneira descomplicada e totalmente digital, você terá ajuda desde a abertura da sua empresa até as tarefas de contabilidade mensais e anuais.

Confie em quem entende do assunto e fale agora com nossos especialistas. Dê o primeiro passo para abrir um negócio de sucesso! 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.