12 Termos que todo empreendedor precisa conhecer

20/04/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
12 Termos que todo empreendedor precisa conhecer
Em todos os ramos há algumas palavras – os famosos “jargões” – que são bem específicos e conhecidos pelos profissionais que desempenham as referidas atividades. E como não podia ser diferente, existem termos que todo o empreendedor precisa saber. Será que você está por dentro?

Recentemente, eu fiz um artigo com 17 termos que os empreendedores devem conhecer. Então, vale a pena conferir ele também para ficar ainda mais preparado.

E para continuar a nossa lista, eu separei mais 13 termos importantes para você conhecer e não ser pego de surpresa quando se deparar com algum deles. Vamos aos nomes?!


Benchmarking 

É, basicamente, um estudo aprofundado da concorrência com o intuito de avaliar as boas práticas e cases de sucesso das instituições que atuam no mesmo ramo que determinada empresa.

Com base nele, é possível fazer comparativos, identificar tendências, testar novos métodos e reinventar ideias que já estão em prática.


Budget 

Em português, o termo significa “Orçamento” e é exatamente isso que representa. Também pode ser usado como projeção de gastos de uma empresa. Geralmente, ele é feito anualmente e envolve o planejamento de um período futuro (quase sempre, um ano). 

Por meio desse orçamento, dá para definir as metas financeiras, controlar os gastos e acompanhar as receitas.


Fluxo de caixa 

Esse termo se refere às entradas e saídas de dinheiro em determinada instituição. É por meio dele que os empreendedores podem acompanhar o cenário financeiro da empresa e tomar decisões mais assertivas.

Normalmente, a definição dos cortes de gastos e das melhorias no negócio é feita com base no fluxo de caixa.

Pitch 

Esse também é um termo de extrema importância para os empreendedores que buscam investimento. Em resumo, é uma apresentação curta, persuasiva e direta sobre determinada empresa. Atualmente, é um instrumento essencial para conquistar potenciais investidores, clientes e parceiros para o negócio.

Se quiser saber mais sobre o tema, confira o artigo da Razonet com dicas poderosas para um pitch matador e leve o investidor anjo para o seu negócio! 


KPI 

“Key Performance Indicator” ou “Indicador-Chave de Desempenho” é uma ferramenta utilizada para analisar a performance dos processos desenvolvidos em uma empresa. É, basicamente, uma forma de saber se a companhia está no caminho certo para atingir as metas definidas previamente.

Em resumo, os KPIs servem para usar e examinar os dados do presente para desenhar o futuro.


Marketing digital 

Cada vez mais presente no vocabulário dos empreendedores, esse termo se refere às estratégias de marketing que envolvem o ambiente digital. Os principais objetivos são promover e aumentar a visibilidade de uma marca, atrair clientes, converter leads e fazer divulgações.

É uma tática extremamente eficiente no mundo do empreendedorismo e, inclusive, se tornou essencial para pequenas empresas. Confira as melhores dicas para aplicar no seu negócio.


Omnichannel 

Trata-se de uma estratégia que envolve os canais de venda online e offline com o intuito de aumentar o alcance e melhorar a experiência do cliente. Traduzindo literalmente significa “todos os canais”, mas não é exatamente isso. Na verdade, a intenção é estar onde o cliente estiver.

Entenda mais sobre o assunto, confira exemplos e descubra as vantagens no nosso artigo que explica o que é omnichannel.


SEO 

Importante para quem trabalha com marketing digital, Search Engine Optimization (SEO) ou: Otimização para Mecanismo de Busca, é um conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento de conteúdos, sites e lojas virtuais nos buscadores – como o Google – de forma orgânica (em outras palavras, gratuita).

Ele é essencial para quem investe em marketing, principalmente de conteúdo.


Stakeholders 

As “partes interessadas” (em português) se referem a todos os impactados – direta ou indiretamente – pelas ações de uma empresa, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas. E é pensando nelas que as organizações criam seus valores. 

Alguns tipos de Stakeholders são os funcionários, os investidores, os clientes, os fornecedores, os parceiros, os sócios etc.


Startup 

É uma empresa escalável e impactante que nasce de uma ideia inovadora e, na maioria das vezes, usa a tecnologia como base para o seu crescimento. Apesar de serem iniciantes, esses negócios costumam ter um alto potencial de crescimento e lucratividade.

Um bom exemplo de startup é a Razonet, que uniu mais de 30 anos de experiência em contabilidade tradicional para oferecer uma experiência única de contabilidade digital no Brasil.


Turnover 

É basicamente a forma de medir a rotatividade dos funcionários de uma empresa. Normalmente, ela se restringe a determinado período e analisa se as taxas estão altas ou dentro da normalidade.

Essa é uma ferramenta importante porque a alta rotatividade acaba afetando o desempenho da empresa e de seus colaboradores. Por isso, o foco é maior nas pessoas que saem do que nas que entram.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos no Blog da Razonet e fique por dentro do mundo do empreendedorismo!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.