17 Termos Que Todo Empreendedor Deve Conhecer

23/09/2022 às 13:38:44 • 05 minutos
17 Termos Que Todo Empreendedor Deve Conhecer
Quando começamos em um novo campo, tudo é novidade. São tantas etapas na construção de um negócio que por vezes nos sentimos perdidos. E isso acontece principalmente quando nos deparamos com siglas e termos que não fazemos ideia do que significam. 

E claro que no mundo do empreendedorismo isso não seria diferente. Por isso, hoje eu vou te mostrar 17 siglas e termos muito utilizados neste meio. Assim você pode se familiarizar com palavras comuns no dia a dia de um empreendedor e se tornar ainda mais preparado nessa longa e recompensadora jornada no mundo dos negócios.


Business plan

Significa “Modelo de Negócio”. Esse é um arquivo que deve estar na fase inicial da criação de uma empresa. É basicamente um compilado de todas as informações sobre o negócio como: sócios, equipe, análise dos concorrentes, pesquisas, produtos, forças e fraquezas, estratégias e etc. 

Esse primeiro passo é de extrema importância para que o empreendedor saiba para onde seguir, e pode ser consultado sempre que precisar. Se você busca investimento para a sua empresa, esse também é um arquivo fundamental para apresentar aos investidores em potencia.


B2B 

A sigla significa “Business to Business”, que em português quer dizer “De Negócio para Negócio”. Na prática, esse termo se refere a um modelo de negócios baseado na relação entre empresas.

Por exemplo, uma loja de móveis focada na venda de produtos para escritório atua no modelo B2B, uma vez que seu cliente final é um CNPJ, e não uma pessoa física. 


B2C

Significa “Business to Consumer”, que em português significa “De Negócio para Consumidor”. Ao contrário do B2B, o B2C se refere a um modelo de negócios em que uma empresa possui relação direta com consumidores, ou seja, o seu cliente final é uma pessoa física, e não um CNPJ.

Um supermercado varejista, por exemplo, atua no modelo B2C, uma vez que o seu foco é na venda de produtos para pessoas físicas. 


Commodities

Esse termo é utilizado para se referir a produtos que possuem baixo ou nenhum grau de industrialização. Geralmente são matérias-primas que serão utilizadas na criação de novos produtos.

É comum que commodities sejam produtos derivados da agropecuária, extração mineral ou colheitas.

Alguns exemplos de commodities são: arroz, milho, carne, leite, frutas, petróleo e minério de ferro.


Know-how

Outro termo derivado do inglês, em uma tradução livre pode ser entendido como “Saber Fazer”. Vamos pensar em uma vinícola que existe há mais de 50 anos e produz vinhos que competem no mercado internacional.

Logo, podemos dizer que essa vinícola possui grande know-how na produção de vinhos.


Saas

Significa “Software as a Service”, que em português ficaria “Software como Serviço”. Esse termo é bastante utilizado para se referir a um modelo de negócios em que uma empresa oferece soluções em software em troca de um “aluguel”.

Um grande exemplo disso é a Netflix. Eles possuem um software de transmissão de vídeos e os clientes pagam um valor mensal (ou anual) para ter acesso ao conteúdo. 


Capital de giro

De forma bem objetiva, capital de giro é o recurso financeiro que a empresa possui para pagar todos os seus custos para manter o negócio funcionando. Esse é o dinheiro que o empreendedor usa para pagar contas, funcionários, ferramentas, insumos e etc. 


Core Business

Pode ser traduzido como “Negócio Principal”. O Core Business é o foco de uma empresa. O que ela faz de melhor. Por exemplo, a Itambé é conhecida pela produção de laticínios. Mas digamos que a partir de hoje eles comecem a vender pães como produto complementar.

Mesmo que ela produza e comercialize um novo produto, o seu Core Business ainda é a produção de laticínios, pois é a sua atividade principal e também sua maior fonte de receita. 


CRM

Significa “Customer Relationship Management”, que em português quer dizer “Gestão de Relacionamento com o Cliente''.

Esse termo é bastante utilizado para se referir a softwares como Salesforce, RD Station e Pipedrive. Todos são sistemas que ajudam - na maioria das vezes - o time de vendas a manter controle sobre as informações dos clientes e atualizações sobre o relacionamento com eles.

Com um CRM você pode anotar dados importantes sobre seu cliente e detalhes sobre como anda o follow-up. 


Follow-up

Esse termo pode ser traduzido como “Acompanhamento” e se refere a cuidar do andamento de uma conversa ou negociação. Digamos que você conversou ao telefone com um cliente em potencial e ele pediu que enviasse mais detalhes por email.

Neste caso, enviar o e-mail faz parte do processo de follow-up, assim como agendar novas conversas, por exemplo. 


Escalabilidade

É a soma de dois fatores: capacidade de replicar o seu produto + grande público em potencial. Vamos pensar novamente na Netflix como exemplo. Eles possuem alta escalabilidade porque, além de ter um enorme público em potencial, são capazes de replicar o seu produto. Ou seja, com a estrutura e o produto criados, a Netflix pode vender para milhões de clientes ao redor do mundo.


Feedback

Significa “Retorno”. Mas não é retorno financeiro, nem nada do tipo. Feedback é quando você recebe uma opinião ou avaliação sobre o seu negócio ou produto.

Exemplos de feedback são: elogios de clientes, reclamações, comentários, notas de produtos e etc. É extremamente importante ficar de olho nesse indicador para saber a opinião do público sobre a sua empresa para que possa melhorar de forma contínua. 


Networking

Em inglês significa “Rede”. Esse termo refere-se à criação de uma rede de relacionamento no âmbito profissional. Pode ser bastante benéfico para a troca de ideias entre pessoas de um mesmo nicho, por exemplo, e também para a aquisição de novos clientes que optam pela sua empresa baseado no bom relacionamento que foi construído com você.


ROI

Significa “Return on Investment”, que traduzindo fica “Retorno Sobre Investimento”. Essa métrica é bastante utilizada para medir o retorno financeiro de um investimento em marketing. 

O cálculo é bastante simples. Por exemplo, se você investir R$1000,00 em anúncios e isso for convertido em R$3000,00 em vendas, significa que o seu ROI é 3.


Co-working

Esse termo refere-se a um espaço compartilhado para fins profissionais. Inclusive se tornou um negócio e hoje existem diversos co-workings onde o empreendedor pode pagar um determinado valor para utilizar salas e equipamentos de escritório.


E-commerce

Significa “Comércio Eletrônico” e refere-se à comercialização de produtos através da internet. Geralmente é utilizado para falar de lojas virtuais com foco em produtos físicos como livros e eletrônicos. No entanto, esse termo também pode se referir a venda de produtos digitais como cursos e e-books. 


Valuation

Pode ser traduzido como “Avaliação”. Esse termo se refere ao valor dado a uma empresa. Digamos que você procura um investimento de 100 mil reais em troca de 10% da sua empresa. Neste caso você está afirmando que o valuation da sua empresa é de 1 milhão de reais.


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