KPIs: O que são e porque você precisa deles para alavancar sua empresa

06/05/2022 às 12:05:07 • 6 min de leitura
KPIs: O que são e porque você precisa deles para alavancar sua empresa
Os indicadores de desempenho te ajudam a analisar se sua empresa está no caminho certo.  Key Perfomance Indicators ou KPIs, se você nunca ouviu falar deles meu amigo, é hora de correr atrás do prejuízo. Em simples e bom português os KPIs são indicadores de desempenho. Ou seja, você estabelece parâmetros e metas a serem atingidos e mede e analisa constantemente essas metas para ver se a sua empresa está no caminho certo.

Uma excelente vantagem dos KPIs é passar a mensagem para todos que trabalham na empresa de quais são os valores e a missão da empresa. Por exemplo, se você é dono de um cursinho pré-vestibular um dos seus KPIs pode ser o número de alunos aprovados na universidade. Se você tem um percentual digamos de 30% e tem uma meta de 50% dos alunos matriculados, você tem indicadores palpáveis e um objetivo claro.

Existem diferentes tipos de KPIs: de marketing, vendas, produtividade, resultado, e por aí vaí.

O ideal é avaliar quais são essenciais para o sucesso do negócio e em seguida analisar a melhor forma de medi-los.

Como estabelecer KPIs?
É bem provável que você já tenha indicadores ou metas no seu negócio, mas não os veja como um KPI, por isso é importante antes de tudo alinhar os objetivos da sua empresa com seu planejamento estratégico. Somente após entender plenamente esses objetivos estratégicos será possível traduzi-los em metas.

E por falar em metas, lembre-se de seguir o método SMART na hora de definir onde deseja chegar: metas realistas, específicas, mensuráveis, relevantes para o negócio e com um tempo definido para serem atingidas.

Com as metas estabelecidas chegou a hora de definir os KPIs. São eles que vão garantir que a empresa está indo no caminho certo. Se os gestores escolherem os KPIs errados podem criar uma falsa sensação de que a empresa caminha para o sucesso. Por isso, trate esse aspecto como parte essencial da gestão da sua empresa, independentemente do seu tamanho e do número de colaboradores que ela possui.

Os KPIs devem ser:

- Quantificáveis e mensuráveis
- Relevantes para o sucesso da empresa como um todo
- Alinhados com os objetivos da empresa
- Aplicados a empresa com consistência em todo os níveis da empresa
- Se limitar a 5-8 métricas
- Fáceis de entender
- Além de medir o desempenho, devem ajudar a prever resultados futuros em função do que já foi atingido até agora.

Depois de definir os KPIs a serem utilizados pela sua empresa lembre-se que é preciso medi-los e acompanhá-los constantemente, com o objetivo de detectar eventuais desvios e falhas para se tomar as medidas necessárias em busca da alta performance.

O KPI abaixo da meta é uma luz vermelha que se acende. A gestão de KPIs envolve saber como fazer a performance voltar ao nível desejado.

Outra dica é: mesmo que KPIs estejam sendo atingidos, sempre é possível melhorar sempre os processos. Estude-os continuamente em busca de gargalos que possam ser superados e desenhe novas metas a serem alcançadas.

Tipos de KPIs
A escolha de KPIs adequados permite que a empresa priorize as áreas que considera mais importantes para aquele momento do negócio. É claro que cada empresa pode e deve estabelecer o indicador que mais faz sentido para gestão do seu negócio, mas existem alguns KPIs que podem ser utilizados por diferentes empresas, independente do seu business.

Para começar, que tal o indicador de lucratividade? Já falamos por aqui no errinho comum de prestar atenção somente ao faturamento e esquecer o lucro propriamente dito. Esse erro pode afetar a saúde financeira da sua empresa. Por isso é tão importante ter a lucratividade como KPI.

Ticket Médio: Qual consumo médio do seu negócio? Seja em produtos ou serviço quanto os seus clientes tem gasto e quanto estão dispostos a pagar? Com esse parâmetro é possível planejar ações que possam melhorar os processos e os pontos que precisam ser corrigidos.

Novos clientes: Acompanhar o número de novos clientes ajuda a melhorar a estratégia de vendas e a descobrir quais métodos trazem melhores resultados. Ao abordar os recém-chegados, verifique também como eles foram atraídos para o seu negócio. Boca a boca? Redes Sociais? Google? Esse tipo de informação pode ainda te auxiliar nas estratégias e KPIs de marketing.

Para quem tem negócios digitais existem ainda taxa de churn, conversão, leads e por aí vai.

Existem diversos tipos KPIs que podem te ajudar a monitorar o sucesso da empresa. Mas lembre-se que o acesso a informações nem sempre ajuda. É preciso ter capacidade para analisar o volume de dados e consciência para saber quais métricas realmente são importantes. Lembre-se que a lógica em KPIs é: “se não dá pra medir, não vale a pena fazer”.

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