6 Dicas Práticas Para Separar Sua Conta Pessoal da Empresa

15/12/2022 às 00:00:00 • 05 minutos
6 Dicas Práticas Para Separar Sua Conta Pessoal da Empresa
Você acorda em um belo dia e percebe que a empresa que você sempre sonhou construir finalmente se tornou real. Você faz o que gosta, possui uma equipe para te auxiliar, tem um faturamento satisfatório e planeja expandir ainda mais.

Esse breve parágrafo acima resume de forma concisa o sonho de todos que desejam empreender. Afinal de contas, ninguém entra no mundo dos negócios para perder. E ver a sua empresa prosperar é literalmente “viver o sonho” no empreendedorismo.

Mas e se tudo fosse desmoronar? Você gostaria de entender o problema para fazer de tudo para evitá-lo, certo?

Então hoje nós vamos falar de um dos piores erros que um empresário pode cometer: misturar as finanças pessoais com as da empresa.

Apesar de parecer inofensiva à primeira vista, essa prática de misturar o que é seu com o que é da sua empresa pode ser a ruína de um negócio próspero, principalmente para pequenas empresas.

Quando criamos um negócio, apesar de pensarmos grande, geralmente começamos pequenos, e é aí que mora a armadilha. À medida que a empresa cresce, as contas podem acabar se misturando, afinal de contas você usou o seu dinheiro para criá-la e nada mais justo que fazer boas retiradas agora.

É importante você entender que não tem nenhum problema custear a sua vida pessoal com o dinheiro do seu negócio, afinal esse é o seu trabalho e a sua fonte de renda. O verdadeiro problema está em não ter controle sobre isso e misturar contas, financiamentos e cartões de crédito do pessoal com o profissional.

Pense comigo: ter clareza sobre os números do seu negócio é algo fundamental para acompanhar o crescimento e tomar decisões mais assertivas. No entanto, quanto mais você mistura as contas pessoais com o caixa da sua empresa, mais turva se torna a sua visão, impedindo que você tenha clareza sobre os números REAIS do seu negócio.

Dessa forma você não consegue analisar com exatidão o faturamento, lucro e gastos do seu negócio. E acredite, esse é um erro que pode levar à falência.

Mas fique tranquilo. A ideia desse artigo não é te deixar assustado com o que pode acontecer. Meu objetivo é que você entenda os riscos de misturar as contas e, principalmente, te dar algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Então fique aí comigo para falarmos de boas práticas que vão ajudar o seu negócio a prosperar ainda mais.

Conta Exclusiva

Muitas vezes a mistura entre os gastos pessoais e empresariais acontece sem a menor intenção. Isso ocorre porque alguns empreendedores utilizam uma única conta corrente para gerir todo o dinheiro.

Então, por mais controlado que você tente ser, hora ou outra as coisas irão se misturar e você não saberá para onde vai o dinheiro.

Por esse motivo eu recomendo fortemente que, assim que possível, você crie uma conta corrente exclusiva para a sua empresa. Essa é uma prática que tornará as coisas muito mais transparentes.

Inclusive, é bem interessante que você receba todos os pagamentos na conta corporativa, e só depois faça a transferência do “salário” para a sua conta pessoal. Apesar de parecer algo simples, só o fato de você saber para onde vai cada centavo permitirá que você controle melhor os gastos.

Defina Seu Pagamento

Você consegue imaginar uma empresa capaz de prosperar tendo cada centavo destinado a gastos pessoais? Difícil né?

Enquanto empreendedor você exerce diversas funções e deve ser devidamente pago por isso. Mas isso não significa que se, em um mês específico a sua empresa faturou mais, você deva transferir tudo para a sua conta pessoal e deixá-la sem nada.

Um caminho bastante eficiente para evitar esse tipo de situação é definir o seu pagamento mensal. Assim você pode contar com uma renda para cobrir os seus gastos pessoais ao mesmo tempo que utiliza parte do capital para reinvestir no seu negócio.

O pagamento de um empreendedor é chamado de pró-labore, e você é o único responsável por definir o valor.

Entretanto, você sabia que em alguns casos é possível diminuir os impostos apenas aumentando o seu pró-labore? Existe algo chamado Fator R, e uma vez que você o entenda poderá otimizar seus ganhos e pagar menos impostos (caso sua empresa se encaixe).

Nós fizemos um artigo inteiro sobre o Fator R, e você pode clicar aqui para conhecer melhor essa prática. 

Crie Um Balanço

Para otimizar todo o processo é extremamente importante que você tenha um balanço de todos os gastos da sua empresa. Muita gente não sabe, mas os gastos podem ser divididos em quatro categorias, sendo elas: custo, despesa, investimento e perda.

Olhar para os gastos de forma estratégica te dará enorme vantagem e controle sobre a saúde financeira do seu negócio. Para entender melhor você pode ler esse outro artigo sobre o assunto.

Uma dica extra sobre esse tópico é que você também busque conhecimento sobre finanças pessoais. Afinal de contas, se você possui prosperidade e controle dos seus gastos pessoais, é muito menos provável que se sinta tentado a tirar dinheiro da empresa para imprevistos.

Paciência

Essa dica serve principalmente para aqueles que estão começando a empreender. É bastante comum querer que as coisas aconteçam rapidamente, mas construir um negócio sólido e próspero leva tempo.

Eu sei que pode parecer tentador ver o faturamento aumentar e querer usar o dinheiro na sua vida pessoal, e é exatamente por isso que você precisa fortalecer seu autocontrole. Mesmo que pareça algo inofensivo, agir pela emoção é uma das formas mais eficientes de sabotar tudo o que você lutou para construir.

Reserva

O hábito de criar reservas mensais pode ser um grande aliado no crescimento da sua empresa. Digamos que você fature R$ 7mil mensalmente, e em um mês atípico, fature R$ 10mil. É bastante interessante que você crie uma reserva com o valor excedente para reinvestir no seu negócio ou se preparar para possíveis eventualidades.

Contabilidade Efetiva

Por último mas não menos importante, ter uma contabilidade altamente competente é um passo crucial para manter tudo separado entre o seu negócio e a sua vida pessoal. Aqui na Razonet, por exemplo, você conta com um time completo de especialistas.

Nós somos a primeira contabilidade digital do Brasil, e estamos acostumados a cuidar de empresas dos mais variados nichos. Se quiser entender melhor como uma contabilidade de ponta pode impactar positivamente o seu negócio, clique aqui para conversar com um membro do nosso time. Também sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida.

Espero que as coisas estejam mais claras quanto manter a conta pessoal separada da empresarial. Até o próximo artigo.

Abraço 😄🚀

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.