Web Summit 2023: 8 Lições do Maior Evento de Inovação do Mundo

04/05/2023 às 00:00:00 • 11 minutos
Web Summit 2023: 8 Lições do Maior Evento de Inovação do Mundo
Em diversos outros artigos nós mencionamos que um dos principais fatores que determina o sucesso de uma empresa é a mentalidade empreendedora de sempre buscar conhecimento.

Entender o mercado, conhecer tendências e trocar experiências com outros empreendedores é fundamental para quem busca levar seu negócio para o próximo nível. Por esse motivo, nós da Razonet acabamos de participar do Web Summit, o maior evento de inovação do mundo.

Realizado pela primeira vez em 2009 na cidade de Dublin (Irlanda), o Web Summit se tornou referência no mundo dos negócios, atraindo empreendedores e profissionais dos mais variados nichos.

Pela primeira vez na América Latina, o Web Summit 2023 foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 4 de Maio. O evento reuniu mais de 700 startups e contou com a presença de 20 mil pessoas durante os quatro dias.

Mas quais foram os pontos abordados e o que pudemos absorver durante os quatro dias de evento? Me acompanhe nesse artigo porque hoje eu vou te contar os ensinamentos e insights que tivemos durante o Web Summit.


Inteligência Artificial 

A inteligência artificial é um dos assuntos mais discutidos no momento. Aqui podemos destacar o Chat GPT (da Open A.I) que desde o seu lançamento vem se tornando alvo de diversas discussões em relação ao uso da inteligência artificial nas empresas.

Se você ainda não sabe do que estou falando, você pode ler este artigo que fizemos sobre Como Usar o Chat GPT no Seu Negócio.

Pois bem. Produtividade não significa trabalhar 20 horas por dia para cumprir todas as tarefas. A produtividade está relacionada a otimizar o seu tempo enquanto empreendedor para que possa fazer mais em menos tempo.

Adotar o uso da Inteligência Artificial no seu negócio pode te poupar horas de trabalho que pode contar com o auxílio, por exemplo, do Chat GPT. Algumas formas bem úteis de usar essa ferramenta são:

Tarefas diárias: você pode usar a I.A para elaborar exemplos de e-mails de resposta, procurar por sites úteis, fazer pesquisa de preço e até acompanhar o que a concorrência anda fazendo.

Ideias: Aqui é possível pedir que a I.A crie listas de ideias de acordo com a sua necessidade. Você pode conseguir ideias de conteúdo, canais de venda, opções de upsell, termos de um nicho específico e muito mais.

Resumos: Muitas vezes precisamos aprender de forma rápida sobre algum tópico, por exemplo, para uma reunião. Com a I.A é possível solicitar um resumo com os principais pontos sobre o assunto. Claro que depois você pode se aprofundar para consumir o conteúdo por completo, mas se precisa de algo rápido, essa função pode ser excelente.

Algumas pessoas ainda são resistentes às novas tecnologias, mas o mercado caminha cada vez mais para o aprimoramento da I.A, seja para negócios, lazer ou tarefas pessoais. Para se manter na jogada e acompanhar o que há de novo, uma boa dica é treinar a sua equipe a usar a inteligência artificial, otimizando ainda mais o tempo da empresa como um todo.

Se você faz parte do grupo de pessoas que vê a I.A com maus olhos, reflita por um instante:

Você usa o Google? Se a resposta for sim (e eu aposto que é), você já está usando essa tecnologia.

Percebe como pesquisamos qualquer coisa no Google sempre que precisamos e com a maior naturalidade? Então, é assim que o Chat GPT e outras I.As serão usadas em breve. Se você puder usar essa tecnologia para aprender uma receita, planejar uma festa ou qualquer outra coisa do cotidiano, pense em quantas horas você pode economizar por dia. É natural que, aos poucos, a I.A se torne uma ferramenta para facilitar o seu trabalho.

Por isso é importante ter essas dicas em mente: 

● Esteja aberto às novas tecnologias; 
● Não tenha medo de aprender a usá-las; 
● Se permita errar durante o processo e aprenda com os erros.

A inteligência artificial é apenas uma ferramenta e não irá substituir pessoas. No entanto, uma pessoa que não sabe usar as ferramentas, pode ser substituída por uma que sabe. Então mantenha-se sempre atualizado e tire o máximo que a I.A pode oferecer ao seu negócio.


Tempos incertos 

Ao começar um negócio, é normal ser tomado pela sensação de que tudo irá sempre de vento em popa e sem qualquer obstáculo. Mas bastam poucos meses para perceber que nem sempre as coisas saem como planejamos. Por isso é importante considerar como reagir em tempos incertos (como foi durante a pandemia do Covid 19), e aqui estão algumas dicas de como fazer isso.


Faça o Básico 

Uma forma de superar tempos difíceis é fazer direito, aquilo que sua empresa faz de melhor. Na prática, isso quer dizer que você deve dar atenção ao básico do seu negócio e ao que mantém a empresa de pé. 

Foque no que é importante para o núcleo da empresa. Se no momento não é possível lançar e expandir novas ideias, focar no básico evitará que seu negócio se torne um castelo de areia.


Cultura 

Ter uma cultura bem definida é o que molda as características de uma empresa e serve para escolher o caminho a ser trilhado. É comum que novas empresas entendam e mantenham a sua cultura, mas com o crescimento, algumas acabam se perdendo. 

Principalmente durante tempos de incerteza, é fundamental criar um ambiente que evite erros do passado através de uma cultura forte, liderança exemplar e muita transparência.

Liderar pelo exemplo é, definitivamente, a melhor forma. O líder é aquele que mostrará para a equipe como a empresa deverá agir em cada situação. Mas isso não fará diferença se não houver transparência. 

É fundamental ser transparente com a sua equipe, independente da ocasião. A transparência é um dos maiores pilares da confiança, e mostra para os funcionários que você confia realmente os vê como parte de algo maior.


Promessa é dívida 

Muitas empresas se perdem no que é preciso ser feito e, por vezes, esquecem de entregar o que o cliente espera. O sucesso de um negócio se baseia no que a empresa é capaz de entregar. Isso significa fazer sempre o melhor, e claro, também está relacionado com fazer o básico bem feito (tópico que mencionamos acima). 

Lembre-se que um processo bem definido é a chave para entregar o melhor para o público, então nunca se afobe para antecipar um produto, tecnologia ou sistema antes de ter um processo bem definido. E claro, não se desespere caso não alcance todas as metas no curto prazo, em vez disso, pense que a sua empresa está em uma maratona, e não em uma corrida de 100 metros.


Saúde das pessoas = Saúde do negócio 

Um ponto ainda pouco falado nas empresas é a saúde da equipe. E neste caso estou sendo literal no que diz respeito à saúde física e mental das pessoas. 

Claro que cuidar da saúde é uma responsabilidade individual. No entanto, os ambientes que frequentamos ajudam a moldar as nossas escolhas. E como as pessoas passam grande parte do dia no ambiente de trabalho, por que não incentivá-las a um estilo de vida mais saudável?

Pessoas com a saúde (física e mental) em dia, além de mais felizes, conseguem trabalhar melhor e com a cabeça mais fresca. Obviamente você, enquanto empreendedor não pode “cuidar” da saúde de cada funcionário, mas é possível oferecer ferramentas que incentivem uma vida saudável. 

Esse tipo de cuidado, além de melhorar a vida das pessoas, também beneficia a relação funcionário/empresa, gerando maior admiração, comprometimento e reduzindo a taxa de rotatividade da equipe.


Gerenciamento de tempo 

Como eu mencionei acima, produtividade não significa quanto tempo você gasta com uma tarefa, mas quanta energia é necessária para realizá-la. Ajudar a equipe a entender e otimizar o próprio tempo também pode ser algo transformador para o seu negócio. 

Se pensarmos bem, tudo o que nos cerca influencia diretamente na qualidade de vida. Por isso, implementar esses aspectos à cultura da empresa certamente resultará em um ambiente mais produtivo, feliz e lucrativo.


Marketing digital 

O marketing digital está envolto em tendências que mudam e/ou se adaptam o tempo todo. Se voltarmos cinco anos no passado, poucos diriam que um app de vídeos curtos (TikTok) se tornaria uma grande plataforma de publicidade em massa.

Por isso é importante entender o contexto atual para não acabar ficando para trás.

Quando falamos em marketing, uma coisa que nunca muda é: entender o público. Isso é fundamental para qualquer empresa, afinal de contas, a melhor publicidade do mundo seria inútil se fosse entregue para o público errado.

Se fosse para te dar dicas matadoras de como acertar o marketing digital da sua empresa eu focaria no seguinte:

Entenda as tendências: fique atento ao conteúdo que as pessoas consomem. Identificar e adaptar às tendências é o que permite que sua empresa não fique para trás na hora de conquistar novos clientes.

Conecte-se com pessoas: no fim das contas, clientes são pessoas e não números. Por isso é importante criar conexão entre as pessoas. Ter um rosto (ou vários) para a sua marca é fundamental para gerar identificação. Esse “rosto” pode ser desde influencers contratados, até mostrar o dia a dia na empresa.

Foque no cliente: se você assistir a comerciais antigos, vai perceber que as campanhas eram focadas nas características do produto. Mas cá pra nós, o que importa para o cliente é como você pode melhorar a vida dele, e não apenas quais as características técnicas do produto ou serviço.

Tráfego pago e orgânico: É claro que, ao pagar anúncios em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok, seu conteúdo será entregue ao público. Mas isso não significa que você deve negligenciar o tráfego orgânico. É importante manter um equilíbrio de 50/50 no que diz respeito ao tráfego.

O tráfego pago tem um impacto mais imediato. Basta pagar para a plataforma e a sua mensagem chegará para a audiência. Já o tráfego orgânico requer tempo para ser construído, então se você ainda não trabalha nisso, recomendo que comece o quanto antes. 


Eterno aprendiz 

Bem, o Web Summit foi bastante enriquecedor e nos permitiu olhar o mundo dos negócios sob uma nova perspectiva. Esses foram os principais insights que tivemos durante o evento e espero que você também possa aprender com a nossa experiência e aplicar esse conhecimento no seu negócio.

Como eu disse antes, poupar tempo é fundamental para otimizar a produtividade de uma empresa, e uma das melhores formas de fazer isso é deixar que especialistas cuidem de cada assunto.

Se você também quer levar o seu negócio para o próximo nível e descomplicar a contabilidade da sua empresa, clique aqui para falar com um especialista do nosso time. Nós somos a primeira contabilidade digital do Brasil e temos um time extremamente capaz e atualizado para te ajudar. 

Até a próxima :D

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