Como usar o ChatGPT no negócio

01/05/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
Como usar o ChatGPT no negócio
Se você utiliza as redes sociais, provavelmente, já ouviu falar sobre um assunto que vem ganhando força nos últimos meses: o ChatGPT. Mas o que é isso? Como funciona? Tem que pagar para usar? Como as empresas podem se beneficiar? Isso é bom ou ruim? 

Na verdade, essas são as principais perguntas quando o assunto é a nova ferramenta. Por isso, neste conteúdo, trouxe as respostas para todas elas.

Continue comigo e descubra o que é o ChatGPT, como ele funciona e as melhores formas de utilizá-lo em pequenas empresas!


O que é o ChatGPT? 

O ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que funciona, basicamente, como um chatbot online. Em outras palavras, trata-se de um software que consegue responder – em tempo real – todas as perguntas feitas pelos usuários, como em uma conversa.

Ele foi lançado em 2022 por um laboratório de pesquisa de inteligência artificial dos Estados Unidos, chamado OpenAI, e, desde então, vem se popularizando em todo o mundo.

O serviço básico é gratuito, mas existem planos que dão direito a recursos mais avançados.

Se você nunca utilizou o ChatGPT, ele funciona da seguinte forma: o usuário entra no site, faz o cadastro na OpenAI e, a partir daí, pode perguntar o que quiser ao “robô” que fica por trás do chat. Em questão de segundos, ele responde desde perguntas corriqueiras até as mais complexas.

Devido à facilidade de utilização e a precisão das informações, a ferramenta acabou sendo extremamente bem recebida. Em apenas 2 meses, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês, tendo um dos crescimentos mais rápidos da história.


Afinal, o ChatGPT é bom ou ruim? 

Na verdade, a evolução da inteligência artificial tem tirado o sono de muitas pessoas. Inclusive, há quem veja ferramentas como o ChatGPT como uma ameaça e pedem cautela no uso. Mas por quê?

Primeiro porque não há como garantir que 100% das respostas estão corretas ou que não há informações perigosas em meio a tantos acertos. Além disso, estudiosos acreditam que ele pode impactar na educação de pessoas – incluindo adolescentes – que vão em busca de respostas prontas ao invés de aprender, de fato, o que precisam.

Mas ele não é visto apenas como algo negativo. O ChatGPT realmente consegue ser útil em diversas situações, inclusive na produção de conteúdos, no estímulo à criatividade e na otimização de tarefas. 

Contudo, é essencial ficar atento, pois ele não substitui um profissional qualificado. O mais recomendado é utilizar a ferramenta como um suporte e não como um substituto de um especialista.


5 formas de usar o ChatGPT em pequenas empresas 

Agora que você já sabe o que é o ChatGPT e como ele funciona, chegou a hora de descobrir como ele pode ser útil para Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenas empresas.

Eu separei 5 formas de usar a ferramenta para facilitar o seu trabalho no dia a dia. Confira a seguir!

1. Suporte na produção de conteúdo

De antemão, já adianto que não é legal utilizar conteúdos 100% produzidos pelo ChatGPT, pois ele não substitui um profissional humano que sabe aplicar todas as técnicas que um bom conteúdo precisa.

No entanto, isso não quer dizer que ele não seja um bom suporte. No dia a dia, você pode utilizá-lo para encontrar temas para posts de redes sociais, dados sobre determinados assuntos, frases de impacto e tendências da sua área. Dessa forma, será possível otimizar o tempo dos profissionais que ficam responsáveis por essas tarefas.


2. Relacionamento com o cliente

Todos os bons negócios precisam manter um bom relacionamento com os clientes, certo? Porém, para micro e pequenas empresas que têm poucos funcionários, nem sempre é fácil manter uma proximidade tão frequente.

E nisso, a ferramenta pode te ajudar! No ChatGPT, você pode conseguir ajuda para:

● Identificar datas comemorativas importantes para o comércio;
● Elaborar mensagens de aniversário;
● Montar textos promocionais;
● Dar respostas mais assertivas e bem estruturadas;
● Criar ofertas atrativas.


3. Auxílio na descrição de produtos

Quem tem uma loja online sabe bem que as descrições dos produtos são extremamente importantes para atrair os clientes. Na maioria das vezes, o título e o preço não são suficientes para estimular a compra. Porém, dependendo da quantidade de produtos, essa tarefa pode ser bem cansativa, concorda?

Por isso, uma alternativa é utilizar a ferramenta para otimizar as descrições. Naturalmente, não indicamos que você opte pelo “copia e cola”, pois cada produto é único. Contudo, dá para pegar algumas ideias de textos no ChatGPT e adaptá-los à realidade da sua loja. Com certeza, o trabalho será concluído em um tempo bem menor.


4. Pesquisas rápidas

Para muitas pessoas, o Google já faz muito bem o trabalho de responder rapidamente o que os usuários perguntam. Porém, ele não é um chat, é um buscador que indica os sites para responder o questionamento.

Com o ChatGPT, o processo acaba sendo bem mais curto. Se você tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa relacionada à sua área de atuação, por exemplo, basta perguntar e esperar alguns segundos até que a resposta chegue de forma resumida e clara para você.

Essa é uma forma eficiente de deixar o seu dia a dia mais prático, sem desperdiçar muito tempo.

5. Informações atualizadas sobre o seu mercado

E, claro, é possível utilizar o ChatGPT para conhecer mais a fundo sobre a sua área de atuação e as atualizações referentes a ela. Buscando dados, tendências e as preferências do seu público-alvo, fica bem mais fácil oferecer produtos e serviços que realmente serão bem aceitos.

Além disso, é uma boa maneira de “recalcular a rota” e levar novidades para o seu empreendimento.

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