TikTok para empresas: 6 dicas práticas

22/05/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
TikTok para empresas: 6 dicas práticas
Não é de hoje que o TikTok vem se destacando entre as demais redes sociais. Certamente, você já ouviu alguém fazendo vídeos, comentando sobre os conteúdos ou até te indicando algo relacionado à plataforma, certo? Mas ela é bem mais do que isso e pode ser uma excelente auxiliar na divulgação do seu negócio.

Em 2021, o TikTok anunciou que chegou à marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, consumindo os conteúdos produzidos na rede social. E, para reforçar essa aceitação do público, uma pesquisa feita pela Opinion Box, em 2022, mostrou alguns dados interessantes para quem quer anunciar no TikTok:

● 39% dos entrevistados entram na rede social várias vezes ao dia;
● 56% seguem alguma empresa ou marca;
● 35% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriu no TikTok;
● 40% deles já compraram a partir de um anúncio na rede social.

Com dados assim, fica até difícil, como empreendedor, não se render ao sucesso da plataforma, não é? E você não precisa! Pelo contrário. Entrar na rede social para divulgar os seus produtos e/ou serviços pode ser uma excelente aposta para aumentar as vendas.
 
Por isso, eu separei 6 dicas e estratégias de como anunciar no TikTok de forma certeira. Confira a seguir!


1. Fale diretamente com o seu público 

Com base nos dados divulgados pelo TikTok, deu para perceber que o número de usuários é realmente grande. Porém, é essencial lembrar que o seu objetivo não é atingir todos eles, o foco deve ser um só: o seu público-alvo.

Portanto, nada de seguir todas as trends ou fazer as dancinhas que estiverem em alta. Só ofereça aquilo que o seu público realmente quer ver. E como saber? Conhecendo-o.

Primeiro, reúna as informações mais importantes, como: idade, sexo, preferências, localidade, interesses sociais, etc. Depois disso, monte um perfil ideal – chamado de persona – e crie com os conteúdos direcionados para ele.

Dessa forma, ficará bem mais fácil chegar às pessoas certas e atraí-las para o seu negócio.


2. Seja criativo 

Na maioria das vezes, uma característica comum dos conteúdos que chamam atenção e viralizam é a criatividade. Portanto, se quiser anunciar no TikTok, fuja do básico. Para algumas pessoas isso pode parecer difícil, mas não é impossível.

Para facilitar, você pode separar algumas horinhas na semana para planejar os conteúdos que serão postados nos dias seguintes. Pesquise referências, analise a concorrência e reúna suas ideias. O importante é usar a criatividade e deixar os posts atrativos para o seu público.

Não existe fórmula mágica, por isso, não espere as ideias caírem do céu. Inclusive, os dados do seu próprio perfil podem te ajudar nisso. Vá fazendo testes, adaptando conteúdos e se reinventando aos poucos.


3. Fique de olho nas tendências 

Eu disse mais acima que você não deve seguir todas as tendências, no entanto, isso não quer dizer que você tem que ignorá-las. Elas são uma importante fonte de engajamento e podem atrair uma quantidade enorme de pessoas para o seu perfil.

Mas como saber se aquela trend é ou não para você? Basta responder 3 perguntas básicas: 

1. Esse tipo de conteúdo combina com o meu negócio? 
2. Meu público-alvo gosta de assistir a coisas assim? 
3. De que forma esse vídeo vai impactar a minha marca?

Um bom exemplo disso são as dancinhas de músicas com letras explícitas. Elas podem até dar muitas visualizações, mas não combinam com perfis profissionais que querem transmitir credibilidade.


4. Faça parcerias com influenciadores 

A pesquisa da Opinion Box também mostrou que 70% dos entrevistados seguem influenciadores na rede social. Ou seja, há uma oportunidade de aproveitar toda essa audiência.

Talvez a sua empresa ainda não possa fazer parcerias com os grandes influencers do mercado. Porém, alguns influenciadores locais surtem tanto efeito quanto (guardadas as proporções). Encontre pessoas do seu bairro, da sua cidade ou até do seu estado que produzem conteúdos no TikTok. Mas é importante que elas conversem com o seu público e sejam adequadas para a marca.

Por exemplo: não adianta contratar um influencer que tem um perfil de carros (com a maioria dos seguidores do sexo masculino) para divulgar uma loja de roupas femininas. Certamente, o público dele é bem diferente do que a empresa deseja alcançar.


5. Invista em anúncios 

O TikTok não cobra nada para que as empresas postem seus conteúdos na plataforma. Porém, existe a possibilidade de recorrer aos anúncios pagos e direcionar as postagens da sua empresa para as pessoas certas.

Um dos pontos positivos é que você não precisa investir uma grande quantidade de dinheiro. Você decide o quanto quer gastar na plataforma.

Através deles, é possível definir as características do público que vai receber os conteúdos (localização, gênero, idade, idioma, interesses...), determinar os objetivos da campanha, fazer testes A/B e atingir seus objetivos com mais facilidade.

Meu objetivo com esse artigo é te mostrar as possibilidades do TikTok e te dar algumas dicas que vão fazer sua empresa se destacar na plataforma. Sobre a parte “mecânica” de criar um anúncio no TikTok, você pode clicar aqui para ver um tutorial da própria plataforma. 


6. Lembre-se que não é mágica 

Por fim, tenha paciência e lembre-se que anunciar no TikTok não é mágica. Provavelmente, você não vai conseguir milhares de seguidores ou de clientes no mesmo dia que criar uma conta na plataforma. O caminho para ganhar credibilidade e conquistar o público não é tão curto quanto parece.

O importante é que você mantenha a constância, use a rede social com seriedade e não desanime. Aos poucos, à medida que as suas postagens forem ganhando destaque, as suas vendas também aumentarão.

Gostou das dicas? Agora chegou a hora de pensar em como adequá-las ao seu negócio e colocá-las em prática.

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Até a próxima! :)

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