7 dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual

20/03/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
7 dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual
Quem tem uma loja virtual sabe que, em meio a tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar e fechar tantas vendas quanto o esperado. Mas independente do seu nicho, provavelmente, há vários outros negócios iguais ao seu no seu estado, na sua cidade e – às vezes – até no seu bairro.

Mas isso não é motivo para desanimar, já que o número de pessoas que compram online aumenta a cada ano. Em outras palavras, há cada vez mais consumidores dispostos a comprar online.

Um relatório divulgado pela NielsenIQ Ebit mostrou que, em 2022, 108,9 milhões de brasileiros fizeram compras online. Em 2021, o número de compradores foi de 87,7 milhões, o que mostra um crescimento de 24%.

Mas o que fazer para aumentar as vendas? É preciso apostar em estratégias que evidenciem o seu negócio e conquistem cada vez mais clientes. Quer saber como? Vem comigo, porque hoje eu separei 7 dicas infalíveis para você aumentar as vendas da sua loja virtual e conseguir faturar alto em qualquer época do ano.


Promoções, Sorteios e Brindes 

Embora essas não sejam as únicas formas de atrair mais clientes, não podemos negar que elas são certeiras. As pessoas adoram receber vantagens e isso, com certeza, ajudaria a aumentar as vendas da sua loja virtual.

Existe uma gama enorme de alternativas para você utilizar no seu negócio, mas algumas ideias que costumam garantir bons resultados são:

● Desconto por tempo limitado; 
● Ofertas de queima de estoque; 
● Cupons; 
● Promoções do tipo “compre um, leve dois”; 
● Sorteios depois das compras; 
● Brindes em datas específicas.

Mas fique atento, pois esse tipo de ação não pode ser tão recorrente a ponto de atrapalhar o rendimento da sua loja ou desvalorizar o seu produto ou serviço. O ideal é manter um equilíbrio.


Benefícios que vão além do preço 

Sabemos bem que as promoções e todos os outros benefícios que eu citei costumam atrair a atenção de diversos clientes. Mas é possível entregar vantagens que vão além da redução de preço ou dos brindes.

Um bom atendimento, por exemplo, pode garantir que os consumidores comprem mais vezes na sua loja e a indique para outras pessoas.

O ideal é focar na experiência do cliente que vai muito além da vantagem financeira. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e entregar exatamente o que ele deseja. 

Ter um site intuitivo, disponibilizar atendimento humanizado, fazer uma abordagem personalizada e coletar feedbacks são algumas ideias que geram bons resultados e são relativamente simples de serem implementadas. 


Aposte na fidelização 

Já ouviu a expressão: "é melhor um pássaro na mão do que dois voando?". Pois é! Ela se encaixa bem nesse caso.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas manter os clientes que você já tem é bem mais fácil - e barato - do que conquistar novos. Por isso, uma boa estratégia para aumentar as vendas da sua loja virtual é apostar na fidelização de quem já compra com você.

Claro que você não vai abandonar as estratégias para conquistar novos compradores. Porém, também é importante focar em quem já está na sua base.

Para fidelizá-los, você pode: oferecer descontos exclusivos, parabenizá-los em datas especiais, montar programas de fidelidade e ouvir mais o que eles têm a dizer (seja por meio de feedbacks ou observando as atitudes).


Conheça os gatilhos mentais 

Para a maioria das pessoas, o processo de compra nunca é 100% racional, e você pode transformar essa informação em uma estratégia de vendas. O principal objetivo dos gatilhos mentais é estimular a pessoa a ser guiada pelas emoções e tomar a decisão de compra.

Há vários gatilhos que podem ser usados nesse processo, mas os principais são:

● Escassez: "Está acabando", "Últimas peças"...
● Prova social: "Mais de 1000 pessoas já compraram", "98% de satisfação"... 
● Exclusividade: "Peças únicas e exclusivas", "Benefício exclusivo para os 20 primeiros"... ● Antecipação: "Participe do lançamento", "Primeiras vendas no grupo vip"...


Use as redes sociais 

Minha 5ª dica é que você use as redes sociais como uma aliada poderosa para a sua loja. Isso porque a maioria das pessoas estão conectadas e, inclusive, fazem buscas antes de finalizar uma compra, seja procurando um review, unboxing ou opiniões de outros clientes. 

Estima-se que, no Brasil, haja mais de 170 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa mais de 80% da população brasileira. Portanto, ter um perfil da sua loja virtual nas principais plataformas é mais do que uma necessidade, é uma obrigação.

No entanto, você não precisa estar em todas ao mesmo tempo. Esteja onde os seus clientes estiverem, tire dúvidas e interaja com seu público.


Entregue conteúdo de qualidade 

Não se engane! Perfis de redes sociais não servem apenas para postar memes, enquetes e divulgar produtos. Eles também podem ser uma fonte de informação e entregar valor para os seus clientes.

Com isso, a sua marca ganha mais autoridade e as chances de reconhecimento se tornam bem maiores. O ideal é pensar em conteúdos que estejam diretamente ligados ao seu nicho e que, de fato, serão úteis para o seu público-alvo.

A partir daí, você pode montar dicas, curiosidades, artigos, notícias sobre o nicho, etc. E, por fim, basta decidir em quais plataformas os conteúdos serão postados.

Nós mesmos somos um excelente exemplo de produção de conteúdo de qualidade. Você sempre vai encontrar postagens sobre diversos assuntos relacionados ao nosso nicho, seja aqui no Blog Razonet ou no nosso Instagram.


Diversifique os meios de pagamento 

É importante reforçar que, atualmente, existem várias formas de pagamento e quem não estiver preparado para elas, pode perder vendas e clientes diariamente.

Em 2022 a Opinion Box mostrou que os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são: cartão de crédito (80%), Pix (77%), dinheiro (73%) e cartão de débito (66%).

Em outras palavras, se, no momento, o cliente só quiser pagar com Pix e você não aceitar essa modalidade, certamente ele conseguirá outra loja que aceite o meio de pagamento que ele dispõe.

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática para aumentar as vendas e fortalecer ainda mais a sua marca. E se você planeja abrir a sua loja online, lembre-se de contar com a 1° Contabilidade Digital do Brasil. Nosso time está sempre pronto para descomplicar a contabilidade do seu negócio. 

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