Saiba o que é a Declaração Anual do MEI

02/02/2024 às 00:00:00 • 05 minutos
Saiba o que é a Declaração Anual do MEI
Fala empreendedor(a), tudo certo?

Para percorrer a jornada do empreendedorismo, todo MEI precisa estar ciente sobre as etapas burocráticas e obrigatórias do seu negócio. Além do pagamento mensal da guia DAS, referente ao imposto dentro do regime tributário do Simples Nacional, é muito importante que você esteja atento à DASN-SIMEI.


Sobre a DASN-SIMEI

A DASN-SIMEI é uma Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. Ela é obrigatória para todo MEI e precisa ser enviada anualmente, informando o valor do faturamento total da empresa referente ao ano-calendário, independente de ter emitido nota fiscal ou não.


Tipos de declaração e prazo

Segundo o site da Receita Federal, o programa da DASN-SIMEI possibilita o preenchimento da declaração pelas Pessoas Jurídicas optantes pelo SIMEI em situação NORMAL ou situação ESPECIAL (extinção).

Para empresas em situação NORMAL, quando a entrega ocorre de forma habitual ou quando houve o desenquadramento do SIMEI, o envio precisa acontecer até o último dia do mês de maio

Já no caso de EXTINÇÃO, isto é, quando for realizada a baixa do CNPJ enquanto for optante pelo SIMEI, o MEI precisa transmitir em situação ESPECIAL até o último dia de junho (quando a extinção ocorrer no primeiro quadrimestre do ano-calendário) ou até o último dia do mês subsequente à extinção, nos demais casos.


E se enviar após o prazo?

O envio após o prazo até é permitido, porém, deixará o CNPJ sujeito à multa de 2% ao mês, limitado a 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou no mínimo de R$50. Para evitar, o ideal é se organizar com bastante antecedência e realizar o envio o quanto antes.


Quais informações precisam constar na declaração?

Confira abaixo as informações que precisam constar na DASN-SIMEI:

  • Valor faturado da receita de comércio e indústria;
  • Valor faturado da receita de prestação de serviço;
  • Informações de contratação de empregados (se houver).

Se você está em dúvida sobre as informações e não sabe como enviar a Declaração de Faturamento do seu MEI, pode ficar tranquilo(a)! Aqui na Razonet temos especialistas prontos para te ajudar. Entre em contato pelo WhatsApp agora mesmo! 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.