Onde encontrar as melhores imagens para seu site e Instagram

21/08/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Onde encontrar as melhores imagens para seu site e Instagram
Os e-commerces, assim como as redes sociais, são plataformas extremamente visuais. Ou seja: de modo geral, as imagens falam mais do que as legendas e descrições. Por isso, é essencial caprichar na ilustração, com fotos de qualidade e que traduzam bem o que a empresa quer transmitir.

Mas e quando a empresa não tem imagens autorais suficientes para ilustrar os conteúdos postados? Nesse caso, há bancos gratuitos ou pagos para que os usuários tenham acesso a fotos e outras mídias de qualidade.

Neste artigo, vou te mostrar por que a parte visual é tão importante (principalmente para o seu site e Instagram) e como encontrar boas imagens sem muito trabalho. Confira a seguir!


Por que as imagens são tão importantes em sites e redes sociais? 

Eu posso apostar que você já ouviu a frase “uma imagem fala mais que mil palavras”, estou certo? E se em diversas situações do cotidiano ela se encaixa bem, nas redes sociais e nos e-commerces, ela tem um impacto ainda maior.

Quer um exemplo? Pense em duas lanchonetes. Uma delas sempre capricha nas fotos de lanches apetitosos, combos e cenários bem construídos. A outra usa imagens de baixa qualidade, tiradas de qualquer jeito e sem nenhum atrativo. Mesmo sem conhecer nenhuma delas, em qual você compraria?

Não só você, mas a maioria das pessoas comprariam na primeira lanchonete, se fossem guiadas apenas pelas fotos. O motivo é simples: as imagens são capazes de atrair e despertar emoções. Portanto, quanto mais bonita ela for, mais estímulos positivos despertará.

Além disso, usar imagens adequadas e de boa qualidade no seu site e no Instagram é uma estratégia indispensável para:

● Despertar o interesse dos usuários; 
● Impactar positivamente; 
● Gerar conexão; 
● Provocar sentimentos e emoções; 
● Estimular interações; 
● Destacar-se da concorrência; 
● Transmitir mensagens de forma assertiva.


Banco de imagens para usar no seu site e Instagram 

Se a sua empresa tem um e-commerce ou perfis nas redes sociais, mas você ainda não tem um acervo de fotos, os bancos de imagens são uma excelente alternativa para ilustrar os seus posts e publicações.

Claro que alguns conteúdos específicos – como os produtos que você comercializa – exigem imagens reais para não causar impressões falsas nos clientes. Contudo, em várias outras ocasiões, essas plataformas quebram bem mais do que um galho.

Atualmente, existem bancos de imagens pagos (que, normalmente, o usuário precisa pagar um valor mensal ou anual para usar as imagens) e gratuitos (que podem ser usados por qualquer pessoa sem qualquer custo).

Confira a seguir alguns bancos de qualidade para você conseguir boas fotos para o seu site ou Instagram!


Bancos de imagens gratuitos 

Freepik 

O Freepik é um banco de imagens que não reúne apenas fotos, mas também vetores, templates, modelos em formato PSD (para Adobe Photoshop) e até vídeos. Os recursos gratuitos disponíveis são de alta qualidade, mas os usuários também podem optar pela versão paga para aumentar a quantidade de imagens que podem ser baixadas.


Pexels

Com uma biblioteca de mais de 3 milhões de conteúdos, o Pexels é um banco gratuito de imagens e vídeos de diversas categorias. Embora não paguem para baixar as fotos, os usuários podem doar valores aos fotógrafos. Além disso, ele permite editar as fotos diretamente no Canva.


Picjumbo

Com o mesmo propósito dos outros bancos de imagens, o Picjumbo disponibiliza fotos, imagens e planos de fundo, todos gratuitos e com alta resolução. No entanto, para ter acesso a novas coleções, conteúdos exclusivos e outros recursos, os usuários precisam assinar um plano mensal, anual ou vitalício.


Pixabay

A plataforma Pixabay também não decepciona quando o assunto é recursos visuais de alta qualidade. No site, há mais de 4,3 milhões de fotos, imagens, vídeos e músicas que podem ser baixados, editados no Canva e usados gratuitamente nas suas publicações.


Unsplash

Recursos visuais de qualidade não faltam no Unsplash. São milhões de fotos gratuitas feitas por fotógrafos do mundo inteiro. Mas quem quiser imagens adicionais, também pode assinar o Unsplash+, com pagamentos mensais ou anuais. 


Bancos de imagens pagos 

Adobe Stock

Com um catálogo imenso e 6 planos de assinatura disponíveis, o Adobe Stock se destaca entre os bancos de imagens do mercado. Ele disponibiliza fotos, ilustrações, vídeos, vetores, templates, músicas e áudios que podem ser utilizados. Além disso, a plataforma também oferece um período de teste grátis por 30 dias.


Depositphotos

No Depositphotos é possível fazer planos mensais ou, se usuário preferir, pode optar pela assinatura sob demanda (de 5 a 125 imagens). São disponibilizadas mais de 268 milhões de arquivos de imagens, ilustrações, vetores, vídeos e músicas.


Getty Images

Detentor do Unsplash e do iStock, o Getty Images é bem popular e possui uma biblioteca imensa. Nele, é possível encontrar fotos, vídeos e músicas. Contudo, vale destacar que nessa plataforma os valores são bem mais elevados do que o normal, então, é mais indicado para quem realmente faz o uso comercial das imagens.


iStock

Com uma proposta mais popular, o iStock tem planos que vão do básico ao premium, dependendo das necessidades de cada usuário. Há fotos, ilustrações, vetores e vídeos que também podem ser baixados em um pacote de teste de 10 imagens gratuitas.


Shutterstock

Dispondo de mais de 300 milhões de imagens, fotos, vídeos, músicas, efeitos sonoros, vetores e templates, o Shutterstock é uma plataforma bem completa para quem precisa de conteúdos visuais de alta qualidade. Ele tem vários planos distintos para os usuários escolherem e oferece 30 dias de acesso gratuito para teste.


Recorra também ao Canva 

Embora não se trate especificamente de um banco de imagens, eu não podia deixar de citar uma plataforma que vem se popularizando nos últimos anos: o Canva. Ela permite que os usuários – mesmo sem conhecimento técnico avançado – criem designs gráficos, vídeos e animações para postar nas redes sociais ou usá-los em outras situações.

O site e o aplicativo são bem intuitivos e oferecem milhares de templates gratuitos para serem utilizados. É uma excelente alternativa para pequenas empresas que ainda não dispõem de uma equipe para gerir a comunicação visual do negócio.

E então, gostou das dicas? No Blog da Razonet você encontra vários outros conteúdos exclusivos para você melhorar o gerenciamento do seu negócio on-line. Vale a pena conferir!

Até a próxima! :)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.