O que é KPI e como ele pode ser útil para o seu negócio?

01/06/2023 às 00:00:00 • 12 minutos
O que é KPI e como ele pode ser útil para o seu negócio?
No mundo do empreendedorismo existem alguns termos não muito populares no dia a dia, mas que, quem lida com negócios, precisa conhecer. E o KPI é um deles! Na verdade, trata-se de uma sigla pequena, porém, que tem um significado muito importante para qualquer empresa.

Você mede e analisa os dados relacionados à sua empresa? Ou será que você tem deixado informações importantes de lado por falta de conhecimento? Se a resposta foi “Não” para a primeira pergunta e “Sim” para a segunda, é preciso mudar essa realidade a partir de agora. 

Quer saber como? Continue comigo neste artigo e descubra o que é KPI, como ele funciona e por que costuma ser tão útil para as empresas, independente do ramo de atuação!


O que é KPI? 

KPI é a sigla de Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-Chave de Performance. Ele pode ser definido como uma ferramenta que mede e analisa o desempenho de determinada organização.

Sendo mais direto, os indicadores são elementos quantificáveis e mensuráveis que permitem ser avaliados. Por isso, a partir deles, as empresas conseguem medir a sua performance. 

Inclusive, é muito comum que as pessoas confundam os KPIs com métricas, mas não se trata da mesma coisa. Enquanto a métrica se refere a qualquer medida quantificável, o KPI é uma ferramenta que analisa os números importantes ou “chaves” para cada negócio.

Se você tem uma loja on-line, por exemplo, pode utilizar o valor médio dos pedidos feitos pelos seus clientes ou, ainda, quantas visitas o seu site recebe por dia/semana/mês/ano como KPI. 


Quais são os principais indicadores de performance? 

Na verdade, dependendo dos objetivos e estratégias de cada empresa, existem muitos dados que podem ser considerados indicadores-chave. Eu separei alguns KPIs que costumam ser bastante utilizados, de acordo com a categoria:

De vendas: Ticket médio, média de valor por pedido, número de novos clientes por mês, receita mensal, nível de crescimento etc;

De comunicação e marketing: Visitas no site, custo por lead, produtos mais acessados, conteúdos mais lidos, interações, tráfego etc.

De gestão e recursos humanos: Retrabalho, satisfação dos funcionários, rotatividade, metas atingidas etc.

Financeiros: Lucratividade, inadimplência, margem de lucro líquido e bruto, faturamento, rentabilidade etc.

De produtividade: Inovação, qualidade dos serviços, competitividade, satisfação do cliente etc.

Esses são apenas alguns exemplos de KPIs e vale lembrar que eles não devem (e nem precisam) ser utilizados por todas as empresas. Na verdade, o mais importante são os objetivos e metas a serem alcançados. Sem eles, os indicadores são apenas números. 


Como um KPI pode ajudar minha empresa? 

Depois de entender o que é um KPI e os principais tipos, você, certamente, já entendeu a importância. Porém, eu vou dar alguns motivos para você começar a utilizar os indicadores com frequência na sua empresa.

Imagine que você tem uma escola de cursos on-line e resolveu investir na estratégia de e-mail marketing (onde a divulgação é feita por e-mail). Como foi a primeira vez que você fez isso, precisa medir o desempenho para ver o que pode melhorar e o que deu certo. 

Para isso, você pode, por exemplo, acompanhar as taxas de abertura e de rejeição (para saber se os títulos foram chamativos); de cliques no link do curso (para analisar se o conteúdo chamou a atenção); e de cancelamento de inscrição (para saber se as pessoas estão gostando do que estão recebendo).

Sem analisar esses números, você estaria caminhando no “escuro”, concorda? Afinal, como saber se a minha estratégia tem dado certo se eu não analisar os resultados dela? 

No exemplo, eu me referi ao marketing, mas, como já citei, há indicadores-chave em todos os setores da empresa. E eles são essenciais para te ajudar a definir o que está dando certo ou errado e o que precisa ser mudado para que você consiga alcançar as metas da empresa.

Podemos considerá-los como direcionamentos para examinar os dados presentes e mapear o futuro.


Como escolher os KPIs para a minha empresa? 

Se a escolha dos indicadores-chave depende dos objetivos de cada empresa, chegamos a um ponto importante: como saber quais são os KPIs ideais para mim? 

Primeiro, as perguntas que você deve fazer são: o que tem dado certo? O que tem dado errado? O que eu preciso melhorar? Onde eu quero chegar?

A partir daí, a escolha vai ficar bem mais fácil, pois você terá uma finalidade bem definida. Mas eu separei algumas dicas que vão te ajudar a definir bons KPIs. Veja a seguir! 


Pense em indicadores quantificáveis e relevantes 

Depois de responder as perguntas acima e definir os seus objetivos, pense em dados que podem ser quantificados e que possam ser úteis para atingir determinada meta.

Se você fez um Instagram para aumentar o número de cliques no seu blog, por exemplo, você não pode se guiar pelo número de curtidas nos posts de divulgação. Até porque, algumas pessoas curtem sem nem ler o que está escrito. 

Foque no que é relevante e no que vai te ajudar a melhorar o desempenho. Todo o resto pode ser desconsiderado.


Faça a ligação com a realidade 

Outra forma importante de escolher os KPIs é relacionando-os com a realidade. Será que esses indicadores, de fato, refletem o que a sua empresa vive? 

Lembre-se que não dá para fazer mudanças efetivas sem dados reais, então, é preciso levar essa parte bem a sério. Pense: como a análise desses dados pode me ajudar na prática? Eles realmente vão ser úteis?


Pense em como transformá-los em ações concretas 

Por fim, você saberá que os indicadores são realmente “chaves” para o seu negócio se puder transformá-los em ações concretas.

Suponha que na sua estratégia de e-mail marketing (do exemplo que eu citei lá em cima) o índice de abertura tem sido alto, mas o número de cliques no link tem sido baixo. Então, a mudança tem que ser feita no corpo do e-mail, e não no título, concorda? Ou seja, nesse caso, é possível transformar os dados em ações concretas. Logo, são bons indicadores.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos para potencializar os resultados da sua empresa no Blog da Razonet

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.