Empresário x Empreendedor: qual é o seu perfil?

02/03/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
Empresário x Empreendedor: qual é o seu perfil?
Entrar no mundo dos negócios significa estar disposto a aprender sobre os mais variados assuntos, e isso inclui alguns termos do dia a dia. Dois bons exemplos disso são as palavras: empresário e empreendedor. Apesar de serem usadas como sinônimos, cada uma representa um perfil. É comum que empresários (ou empreendedores) de primeira viagem sintam-se confusos sobre esses termos, mas eles têm diferenças significativas em relação à mentalidade, abordagem e objetivos.

Ambos os termos descrevem indivíduos que criam e gerenciam empresas, mas há algumas diferenças entre eles. Embora muitas vezes o dono de um negócio precise ser um pouco dos dois para alcançar o sucesso empresarial, empreendedor é um termo mais amplo que inclui a criação de empresas. Este termo também está mais relacionado à inovação, criatividade e capacidade de transformar ideias em negócios. Por outro lado, o empresário está mais ligado à administração de um negócio existente.

Nesse artigo, vamos explorar as diferenças entre empresário e empreendedor, destacando as principais características, objetivos e abordagens de negócios. Entender essas diferenças pode ser crucial para identificar habilidades necessárias para tornar o seu negócio bem-sucedido.


Empresário x Empreendedor

De forma geral, o empresário é visto como um proprietário ou administrador de um negócio que busca maximizar o lucro, explorando mercados que já existem. Esse perfil tem o objetivo principal de criar uma empresa rentável através da venda de produtos ou serviços a um determinado público. Geralmente ele segue um modelo de negócios estabelecido (e validade) e busca aumentar a eficiência e produtividade para maximizar os lucros.

Por outro lado, o empreendedor está associado à inovação, criatividade e risco. Esse perfil costuma criar novas empresas, projetos ou produtos baseados em ideias inovadoras, com o potencial de transformar o mercado como um todo. É normal que o empreendedor esteja mais disposto a correr riscos para transformar sua ideia em realidade.

Outra diferença entre os dois é a forma como eles enxergam o risco. O empresário geralmente quer minimizar o risco através de modelos que já funcionam, enquanto o empreendedor está disposto a se arriscar mais para testar ideias que ainda não foram validadas.

O conceito de sucesso também pode variar de acordo com cada perfil. Normalmente, o empresário mede o sucesso pelo lucro e capacidade de manter a empresa rentável, enquanto o empreendedor pode medi-lo por outros fatores como impacto no mercado e na sociedade, inovação e legado.


Exemplos 

Ideia

Como eu disse um pouco antes, é comum que o empresário comece um negócio a partir de uma ideia já estabelecida ou um modelo de negócio validado, enquanto o empreendedor busca criar negócios baseados em ideias disruptivas e inovadoras.

Inovação

Mesmo quando se trata de um negócio que já existe, o perfil empresarial normalmente foca na gestão e execução daquilo que já dá certo. Por outro lado, o empreendedor busca trazer melhorias, seja através de novos produtos, processos ou serviços.

Risco

Testar uma ideia é sempre arriscado, afinal de contas, estamos falando de algo que ainda não possui qualquer validação. Nesse ponto, o perfil empreendedor costuma aceitar o risco com mais facilidade, enquanto o empresário prefere mantê-lo em um nível mais baixo.

Objetivo

Ao começar um negócio, todo e qualquer empresário busca obter lucro, mas quando falamos do perfil empreendedor, é normal que o seu objetivo vá além disso. Sua motivação pode vir da vontade de construir algo grande ou revolucionar a indústria, por exemplo.

Motivação

A motivação pode ser um excelente combustível na gestão e crescimento de um negócio. E neste quesito o empreendedor tem uma leve vantagem, já que sua motivação vem da vontade de realizar algo grande, muito mais do que apenas obter lucro.

Planejamento

Ter um plano de negócio é fundamental para guiar a gestão de uma empresa. Esse arquivo reúne informações relevantes e serve como base para um bom planejamento. No entanto, é importante lembrar que o plano de negócio serve como guia, e não como um livro de regras a serem seguidas 100% das vezes.

Nesse sentido, é comum que o perfil do empresário tenha a tendência de seguir o plano mais à risca, enquanto o empreendedor se permite explorar novas oportunidades e improvisar em algumas situações.


Qual é Melhor? 

Quando falamos sobre esses dois perfis é comum as pessoas acharem que é preciso escolher um deles e moldar o seu estilo de gestão. Mas a boa notícia é que você não precisa escolher. Em vez disso, eu te pergunto:

Por que não unir o melhor de cada um?

Isso mesmo. Ambos os perfis têm muito a ensinar, e você pode entender essas duas mentalidades para extrair sempre o melhor para o seu negócio. Há momentos que é preciso improvisar para não perder oportunidades, mas em outros a cautela pode ser a melhor opção.

Você deve ter percebido que o perfil empreendedor é aquele que busca a inovação e criação de um legado, enquanto o empresário busca gerir o negócio e maximizar os lucros. Então mesmo que você se identifique mais com um perfil, mantenha sempre os olhos atentos às qualidades do outro.

O empresário pode tentar pensar fora da caixa para criar (e implementar) novas ideias, enquanto o empreendedor pode ficar atento a quando manter a cautela e pensar no melhor para a empresa como um todo.

Compreender essas diferenças é fundamental para enxergar o todo e conduzir a sua empresa rumo ao sucesso. E claro, se você tem um negócio (ou está pensando em criar) é indispensável ter parceiros de confiança. Aqui na Razonet nós criamos o seu CNPJ do zero e cuidamos de toda a contabilidade do seu negócio de um jeito muito especial.

Clique aqui para falar com um especialista do nosso time e descobrir porque somos a Startup mais inovadora do sul do Brasil

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.