Como trabalhar com T.I: mercado, salário e áreas de atuação

05/01/2023 às 00:00:00 • 05 minutos
Como trabalhar com T.I: mercado, salário e áreas de atuação
Escolher uma profissão nem sempre é uma decisão fácil. Em meio a tantas áreas, as pessoas acabam por se ver indecisas frente a um mundo de possibilidades. E isso vale tanto para jovens prestes a ingressar na faculdade quanto para profissionais que desejam mudar de carreira.

Mas se você der uma olhada rápida, vai perceber que a área de T.I está cada vez mais aquecida e as empresas estão sempre em busca de novos talentos. Afinal de contas, essa área é composta por profissionais que trabalham diretamente com tecnologia.

O Windows que você usa no computador, a Netflix do fim de semana e o aplicativo do seu banco. Todos esses exemplos precisam de profissionais de T.I, seja para criar um software, cuidar da segurança ou otimizar a usabilidade de um sistema.

Esse é um dos fatores que torna a demanda por profissionais dessa área tão alta. Afinal de contas, tudo o que nos cerca em termos de tecnologia está relacionado a essa profissão.

Salário

Ao escolher uma área para trabalhar, geralmente consideramos dois pontos: afinidade e salário.

Algumas pessoas escolhem uma profissão simplesmente porque possuem grande interesse pela área e desejam passar a vida exercendo determinada atividade. Por outro lado, há aqueles cujos olhos brilham mais ao saber do alto potencial de ganho.

Se você possui afinidade com essa área e se vê como um profissional de T.I, certamente não precisará se preocupar com o salário. A remuneração dessa área está sempre aumentando devido a busca incessante por profissionais cada vez mais capacitados.

Só para ter uma ideia, uma reportagem revelou que o salário de um profissional sênior pode chegar a R$20 mil reais.


Principais Áreas 

A Tecnologia da Informação é um campo imenso e, ao se graduar como profissional de T.I, existem algumas áreas para você se especializar.


Administração de Redes 

É o setor responsável pela infraestrutura de rede de uma empresa. Esses profissionais precisam ser experts tanto em software quanto em hardware, atraindo pessoas com perfil e conhecimento mais abrangentes.

Todo tipo de acesso de uma empresa é gerenciado por esse profissional, que garante a estabilidade e qualidade da rede. Imagine, por exemplo, uma empresa como o Instagram sem esse profissional. Tente pensar no tamanho do prejuízo, mesmo que tudo caísse por apenas algumas horas.


Programação 

Quando se fala em T.I, acredito que essa é a primeira atividade que vem à mente das pessoas, afinal de contas, se nós podemos postar esse artigo e você é capaz de ler, é porque diversos programadores tornaram isso possível.

Essa atividade é exercida por profissionais capazes de criar os mais variados softwares como Windows, Word, YouTube e etc. Absolutamente todo e qualquer sistema utilizado por nós, usuários comuns, é criado por um programador.

Essa área engloba algumas linguagens de programação, sendo as principais:

● Python 
● C++ 
● C# 
● Javascript 
● PHP 
● Java 
● Ruby 

Mas não se preocupe em aprender todas elas. Nesse mercado é bastante comum que cada profissional seja especialista em alguma dessas linguagens.


Suporte Técnico 

Esses profissionais são bastante conhecidos do público em geral, afinal, todos nós precisamos de suporte vez ou outra. A demanda nessa área é alta, pois toda empresa que oferece software para seus clientes precisa de profissionais capazes de sanar suas dúvidas.

Além da qualificação técnica, essa área exige boa capacidade de comunicação para interagir diretamente com pessoas leigas no assunto, fazendo com que as empresas procurem por profissionais completos.


Banco de Dados 

É a área responsável por gerenciar as informações de uma empresa. Como exemplo, podemos pensar em uma distribuidora que possui cadastros e informações de diversos clientes. Imagine o trabalho que dá administrar tudo isso, desde informações básicas de cadastro até dados confidenciais. 


E-commerce 

É nítido o crescimento das vendas online e cada vez mais as empresas precisam de profissionais de T.I para cuidar do desenvolvimento e manutenção dos sistemas. Só para ter uma ideia da força do e-commerce, você pode conferir os produtos mais vendidos na internet nesse artigo.

Nessa área é possível trabalhar para varejistas ou até mesmo para plataformas de venda como o próprio Mercado Livre.

Qualidade 

Os profissionais dessa área são responsáveis por testar a qualidade e funcionamento dos softwares desenvolvidos por outras equipes. O objetivo é verificar se o sistema apresenta falhas e garantir que tudo funcione perfeitamente para o cliente.

Segurança 

A segurança de dados é um dos campos mais importantes na Tecnologia da Informação. Imagine como seria se todos os campos citados acima possuíssem uma segurança frágil e fácil de ser quebrada. Seria um verdadeiro desastre.

Os profissionais dessa área são os responsáveis por manter os criminosos longe das informações de uma organização. A segurança de dados está em constante evolução, uma vez que o objetivo é se adaptar a novos crimes e garantir que eles não aconteçam.


Dica de Ouro 

Existem diversas formas de trabalhar com Tecnologia da Informação, e uma delas é empreender. É possível, inclusive, ter o próprio CNPJ e prestar serviços para outras empresas.

Por exemplo, se você domina outro idioma, prestar serviços para outros países pode ser uma boa oportunidade de aprimorar suas habilidades enquanto recebe em dólar.

Se o seu caminho for empreender, é extremamente importante que você conte com uma contabilidade de excelência, e aqui na Razonet você encontra tudo para ficar tranquilo e focar apenas no trabalho.

Clique aqui para falar com o nosso time e tirar todas as suas dúvidas.

Até o próximo artigo! :)


Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.