Como Criar Sua Marca em 5 Passos

03/11/2022 às 14:38:33 • 10 minutos
Como Criar Sua Marca em 5 Passos
Não é preciso muito esforço para notar que algumas marcas possuem uma influência tão forte sobre os consumidores que, por vezes, acabam se tornando sinônimo de algum produto.

Quando você era criança e sua mãe te mandava até a mercearia do bairro para comprar algumas coisas, talvez ela precisasse dos seguintes produtos:

  • Leite condensado
  • Lâmina de barbear
  • Esponja de aço
  • Macarrão instantâneo
  • Hastes flexíveis
  • Amido de milho 
Mesmo que essa fosse a sua lista de compras, eu vou te mostrar na prática o poder de uma marca bem construída, e farei isso escrevendo uma nova lista com os mesmos produtos da anterior, mas dessa vez, da forma como você conhece cada um deles: 

  • Leite Moça
  • Gillette
  • Bombril
  • Miojo
  • Cotonete
  • Maizena 
Agora soa muito mais familiar, né? 

Claro que todas as marcas citadas acima fazem parte de companhias multimilionárias, e não se tornaram sinônimos de produtos por acaso. Por trás de todo o sucesso existe uma história de muito trabalho e investimentos altíssimos em publicidade para que se tornassem fortemente consolidadas ao longo dos anos.

Mas não se engane ao pensar que, para construir uma marca de sucesso é preciso ter grandes reservas e investir valores astronômicos em publicidade. Não!

Toda empresa pode (e deve) trabalhar na construção de uma marca desde o seu lançamento. E ter uma marca de sucesso não significa apenas faturar milhões. Você pode ser símbolo de confiança e a primeira opção dos clientes em um determinado nicho.

Por exemplo: pense em uma marca fabricante de aquários.

3…
2…
1… 

Pronto, nem você, nem eu conseguimos lembrar de uma. É importante lembrar que isso não significa que não existe uma ou mais marcas fortes e bem estabelecidas na fabricação de aquários. Isso só quer dizer que nós não conhecemos o nicho em questão.

Se o aquarismo é um dos seus hobbies, é bem provável que você tenha pensado em uma boa marca quando eu perguntei, mas perceba que uma empresa desse ramo não precisa ser conhecida pelo mundo todo para ser considerada um sucesso. Basta que ela seja conhecida e respeitada pelo público interessado nessa atividade. 

E é exatamente isso que você pode fazer para a sua empresa. Mesmo sem alguns milhões de reais para comerciais de TV, é possível ter uma empresa de sucesso e tornar a sua marca sinônimo de qualidade para o seu público-alvo.

E se esse é um dos seus objetivos, então ótimo. Hoje eu vou te dar algumas dicas para usar na hora de construir a sua marca do jeito certo e pensá-la de forma estratégica.

Nome

A raiz da criação de uma marca é o seu nome. Então para seguir com as dicas, partirei do princípio de que você já possui um nome definido para a sua empresa.

Mas se você ainda está na etapa de escolher o nome, eu recomendo fortemente que leia esse outro artigo. Lá você vai aprender tudo sobre Razão Social, Nome Fantasia e dicas para escolher o da sua empresa. 

Mercado

Com o seu nome definido é importante que você faça um estudo sobre o mercado que deseja atuar. Qual a lógica por trás das marcas nesse mercado? Quais cores remetem ao que você faz? Existe um padrão que possa servir de referência?

Eu reforço que, analisar o mercado não significa olhar para a concorrência e fazer igual. De forma alguma. O que estou dizendo é que é importante que você entenda como o mercado se comporta, inclusive para saber como se diferenciar das demais empresas.

Para demonstrar o padrão de um mercado, faça o seguinte: 

1. Abra o google
2. Digite “logotipo sobrancelha”
3. Clique em “imagens”

Você vai perceber que existe uma lógica que este mercado segue na hora de criar uma marca. Logo podemos notar alguns padrões como: 
  • Uso predominante da cor rosa
  • Marrom como cor de apoio
  • Escrita cursiva
  • Nome da profissional no logotipo
  • Desenho de um olho ou sobrancelha 
Viu como fica mais fácil visualizar quando colocamos por escrito? Agora que você entende um pouco mais sobre o padrão de marcas no mercado de design de sobrancelhas, fica muito mais fácil tomar uma decisão, seja ela de utilizar alguns padrões ou de quebrá-los. Basta aplicar os mesmos passos acima no mercado em que você atua.

Público

Outro ponto primordial é entender profundamente quem é o seu público. Não faz a menor diferença criar a “melhor” marca do mundo se ela não se conecta com o público para o qual deseja vender.

Considerar o público na criação de uma marca não significa apenas criar um logotipo que seja do agrado das pessoas daquele nicho, mas tratar a sua marca como um símbolo que representa essas pessoas. Lembra do exemplo do design de sobrancelhas?

Pois bem. Uma boa marca nesse ramo deve ser capaz de entender o contexto do seu público-alvo e perceber que, mesmo que cada cliente vá ao salão apenas uma vez por mês, essas pessoas estão interessadas em assuntos como “beleza”, “estética” e etc. Então postar conteúdos semanais dando dicas sobre esses assuntos é uma excelente forma de se tornar referência e autoridade para o público em questão. 

Logotipo 

Vou começar esse tópico com uma curiosidade.

Muitas pessoas chamam de logomarca, mas você sabia que o nome certo é “logotipo”? Logos em grego já traz a ideia de marca, símbolo, ou algo intangível. Então dizer logomarca seria redundante, como se você estivesse dizendo “marcamarca”.

Partindo agora para a prática, a criação de um logotipo é fundamental para que uma marca se estabeleça e se torne memorável.

Graças à internet, hoje em dia você pode criar um logotipo de forma totalmente gratuita ou contratar profissionais por preços bem acessíveis. Claro que isso varia de acordo com a condição e verba de cada empresa. Mas recomendo fortemente que você não cometa o erro de negligenciar essa etapa, e dê o devido valor à importância da criação do símbolo que representará a sua marca.

Logo abaixo estão alguns sites que podem te ajudar nesse processo, sendo o Canva o único gratuito para que você mesmo faça o trabalho. Todos os outros são sites em que você pode encontrar profissionais e solicitar orçamentos e portfólios para conhecer o trabalho de cada um:

Canva
99 Freelas
We do Logos
Workana

Slogan

Um slogan é uma palavra ou frase de efeito que complementa um logotipo. Por exemplo: 

  • Hellmann’s: “A verdadeira maionese”
  • Cacau Show: “Um show de chocolate”
  • Elma Chips: “É impossível comer um só” 
  • Red Bull: “Red Bull te dá asas” 
  • Doril: “Tomou Doril, a dor sumiu” 
  • Skol: “A cerveja que desce redondo” 
  • Bombril: “1001 utilidades” 
O objetivo do slogan é mostrar em poucas palavras a essência da marca, seus benefícios ou qual sentimento ela deseja transmitir. Essa não é uma dica obrigatória e existem muitas marcas de sucesso que optam por não fazer uso desse recurso.

Se você deseja saber tudo sobre a criação de um bom slogan, você pode clicar aqui para ler o nosso artigo. Sério, ele está completo e com certeza te ajudará muito caso opte por seguir esse caminho.

Consistência (Bônus)

Todas as dicas acima possuem, cada uma, sua devida importância. No entanto, nenhuma delas terá valor se você não tiver consistência e entender que a criação de uma marca forte também requer tempo.

Então use esse guia e o releia se achar necessário. E para recapitular, hoje nós vimos que, para estabelecer uma marca de sucesso é preciso escolher um bom Nome, entender o Mercado que deseja atuar, conhecer o Público tão bem quanto possível, criar um Logotipo memorável e definir se deseja ou não fazer um Slogan.

E se ainda ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo. Vai ser um prazer te ajudar. 

Até a próxima 😄

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