Como Criar um Slogan Matador em 4 Passos + 20 Exemplos

30/09/2022 às 09:33:17 • 05 minutos
Como Criar um Slogan Matador em 4 Passos + 20 Exemplos
 Se você pedir para qualquer empreendedor listar os 3 principais objetivos da empresa, certamente um deles será:

 “Me destacar da concorrência”.

E isso não é nenhuma novidade. É claro que, ao empreender, você quer ser notado em meio a tantas empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus. E para se destacar nesse mar de CNPJs é preciso oferecer soluções melhores, mais baratas, mais rápidas ou com melhor atendimento. E estes são apenas alguns exemplos.

Mas não adianta ser a melhor empresa do mundo se o público não sabe disso. E é nesse momento que ter uma marca e uma boa estratégia de comunicação se tornam uma excelente opção para chamar a atenção das pessoas e ter a oportunidade de encantar e fidelizar os seus clientes.

No que diz respeito à sua marca, tudo começa na escolha do nome da sua empresa, tanto a Razão Social quanto o Nome Fantasia (e você pode saber tudo sobre eles clicando aqui).

Com o nome já definido é hora de criar a sua marca. Ela serve para dar notoriedade à sua empresa e ser o rosto do seu negócio. É trabalhando ela que você se torna memorável. Mas existe um outro pilar de grande importância para que a sua empresa se destaque em meio à concorrência. O SLOGAN.


O Que é Um Slogan? 

Em uma tradução livre do inglês para o português, nós podemos dizer que slogan significa “lema”. Geralmente é uma frase curta cujo objetivo é deixar uma mensagem da marca, de forma semelhante a uma assinatura.

Claro que este não é um passo obrigatório para a criação da sua marca como a criação dos nomes citados acima. No entanto, eu vou te provar neste artigo como essa estratégia pode ser interessante para a sua empresa se tornar memorável. Vamos começar com um exemplo prático:

E se eu te perguntasse agora qual é o produto que tem 1001 Utilidades?

3…
2…
1…

Eu não preciso ler mentes para saber que você acertou ao responder BOMBRIL.

Muito legal né!? Como uma frase é capaz de evocar uma marca e consequentemente um produto de limpeza. Perceba que estamos falando de uma simples esponja de aço, mas a forma como ela é apresentada através do slogan é o que a torna memorável.

Continuando com os exemplos, vou pedir que você complete a seguinte frase:

"Tomou Doril…”

E mais uma vez, sem precisar de superpoderes, eu sei que você também acertou ao completar a frase com “a dor sumiu”. 

Quantas vezes nós já fomos bombardeados por publicidades dessas marcas de relevância nacional? Ver a mensagem se repetir por anos a fio é o que solidifica o discurso da empresa e prende às nossas mentes o lema da marca.

“Tomou Doril a dor sumiu” é, novamente, o exemplo de um produto sem muito glamour. Estamos falando de um remédio para dor de cabeça, e é aí que mora a magia do slogan.

Seu nicho e produto não importam na criação de um bom slogan. Absolutamente qualquer produto ou serviço, por mais trivial que possa parecer, tem o potencial para se tornar uma ideia mais profunda, capaz de chamar a atenção dos consumidores.

Eu sei que talvez você esteja pensando que criar um slogan impactante não é uma tarefa fácil, mas calma, nós vamos te ajudar.

Seria mentira dizer que a criação de um slogan é uma tarefa extremamente fácil, no entanto, existem alguns passos e técnicas que você pode aplicar para explorar o máximo da sua criatividade e criar uma frase que denota a importância e as qualidades da sua empresa.


Dicas Para Um Slogan Memorável 

1. Entenda o Seu Público

Quando falamos de qualquer campo da publicidade, conhecer o público-alvo é sempre o primeiro passo. Isso acontece porque não adianta nada ter a melhor mensagem do mundo se ela não for transmitida para o público certo.

Vamos voltar ao exemplo da Doril. Qual seria o público para quem a empresa deseja falar? Veja, entender o público vai muito além de dados demográficos. Muitas vezes é necessário compreender o momento de compra. Que é exatamente o que a Doril faz.

Quem compra um remédio para dor de cabeça?
Obviamente são pessoas que estão com dor de cabeça.

Qual o objetivo do cliente no momento da compra?
Se livrar da dor de cabeça. Ele busca o bem-estar.

Percebe como apenas com essas duas perguntas em mente nós já conseguimos deduzir o caminho seguido pela Doril para criar o seu slogan? O cliente é um adulto que deseja se livrar da dor de cabeça para se sentir bem. E daí surge:

“Tomou Doril, a dor sumiu”. Simples, curto, objetivo e eficaz. Viu como é importante entender o “momento” do cliente?

Claro que é interessante que você reúna dados demográficos, mas eu usei este exemplo para te incentivar a ir além, mostrando que toda empresa existe com o objetivo de resolver um problema. Então porque não deixar a sua solução clara, logo no slogan?

2. Objetivo

Ao criar um slogan é possível seguir por alguns caminhos.

Benefício: Aqui o foco do slogan é exaltar o benefício do produto de forma bastante clara.

Exemplo: “Tomou Doril, a dor sumiu”.

Trocadilho: Outro caminho possível é fazer uma brincadeira com o nome da empresa. Ao criar um trocadilho é preciso manter sempre o bom senso para que não haja uma conotação negativa. Essa estratégia, quando bem utilizada, pode gerar um jogo de palavras muito interessante.

Exemplo: Bis – “Quem pede um, pede bis.”

Sentimento: Este é um caminho que não fala tanto do produto em si. Aqui o objetivo é associar a sua marca a um sentimento positivo de forma mais abstrata, mas muito eficaz.

Exemplo: McDonalds – “Amo muito tudo isso.” / Coca-Cola – “Abra a felicidade”.

Motivo: Aqui nós partimos do princípio de entregar uma razão para a existência da empresa. Esse estilo justifica o valor (não preço) do seu produto ou serviço. É possível seguir uma linha mais prática, como a Parmalat, ou aproveitar o momento para exaltar o cliente, como a L’Oréal Paris.

Exemplo: Parmalat – “Porque nós somos mamíferos.” / L’Oréal Paris – “Porque você vale muito”.

Exaltação do cliente: Como vimos acima, a L’Oréal segue o caminho do “motivo”, mas ela também utiliza no seu slogan, a estratégia de exaltação do cliente. Esse caminho é uma ótima opção para fazer com que o cliente se sinta importante, inteligente ou especial ao utilizar o seu produto ou serviço.

Exemplo: L’Oréal Paris – “Porque você vale muito”

Autoridade: Se você busca, através do slogan, aumentar o prestígio e a credibilidade da sua marca, este é um caminho a se pensar. Usar discursos de autoridade é uma ótima estratégia para gerar confiança no cliente, fazendo-o optar pela sua marca quando estiver em dúvida.

Exemplo: Oral B – “A marca mais respeitada pelos dentistas.”

Vínculo: Algumas marcas optam pela estratégia de criar um vínculo com o cliente através do seu slogan. Essa é uma forma bastante eficaz de retratar a marca como uma aliada do cliente através de um vínculo de confiança e companheirismo.

Exemplo: Rexona – “Rexona não te abandona” / Volkswagen – “Você conhece, você confia.”

3. Brainstorm

Essa é uma etapa que nós também recomendamos no artigo em que ensinamos a criar o Nome Fantasia da empresa. O objetivo aqui é gerar uma conversa com sócios, funcionários, amigos ou familiares, onde cada um irá apresentar TODAS as suas ideias.

Eu vou focar bastante na palavra TODAS, porque em um brainstorm não deve haver julgamento. Não importa se uma ideia é boa ou ruim, aqui o objetivo é gerar o máximo delas para que depois possam ser lapidadas.

Uma vez que você preencha uma grande lista de ideias, vocês podem continuar a conversa para definir qual será o melhor caminho para a criação do slogan, eliminando as ideias menos interessantes e trabalhando naquelas que mais agradaram.

4. Relacione as palavras

Uma dica para te ajudar na criação de um slogan é criar uma lista de palavras que possuem relação com a sua marca. Vamos pensar, por exemplo, na Coca-Cola. Uma possível lista de palavras relacionadas à marca poderia ser:

- Bebida
- Refrescante
- Gelo
- Calor
- Sabor
- Fórmula
- Exclusividade
- Felicidade
- Satisfação
- Família
…e assim por diante.

Ao criar a lista não se atenha apenas aos benefícios práticos do produto. Sinta-se à vontade para trazer palavras que estão conectadas com o sentimento que a sua empresa deseja gerar. Dessa forma você começará a criar conexões e suas ideias ficarão muito mais organizadas para dar sequência à criação do slogan.

5. Descomplique

Perceba que todos os exemplos de slogan que mostramos até agora são bem simples e objetivos. Lembre-se que ele precisa ser memorável e de fácil assimilação para o público. Então opte sempre por descomplicar uma ideia complexa e transformá-la em algo mais simples e palatável. 


Mãos à Obra 

Entenda que tudo o que listamos aqui são técnicas que podem ser utilizadas para tornar o seu caminho mais fácil, mas no fim das contas, a sua criatividade e conhecimento do seu negócio serão cruciais para a criação de um slogan que fique para sempre na mente dos seus clientes.

Você também pode optar por contratar um profissional de marketing para te ajudar nessa etapa, da mesma forma que contrata um contador para cuidar dos assuntos financeiros da sua empresa.

Tenho certeza que com o método e dedicação adequados a sua marca tem tudo para se destacar em meio à multidão e se tornar referência no seu mercado.

Ah, e eu vou deixar aqui embaixo alguns dos melhores e mais memoráveis slogans do Brasil. Use-os como fonte de inspiração para criar o seu e tornar a sua marca sinônimo de qualidade.

Pepsi: “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi.” 

Hellmann’s: “A verdadeira maionese.” 

Kellogg’s: “Desperte o tigre em você.” 

Cacau Show: “Um show de chocolate.” 

Chandelle: “Quem experimenta não troca por nada.” 

Elma Chips: “É impossível comer um só.”

Red Bull: “Red Bull te dá asas” 

Doril: “Tomou Doril, a dor sumiu.” 

L’Oréal Paris: “Porque você vale muito.” 

Rexona: “Rexona não te abandona.” 

Johnson & Johnson: “Johnson e Johnson, a vida inteira com você.” 

Natura: “Bem Estar Bem.” 

Volkswagen: “Você conhece, você confia.” 

Jeep: “Só existe um.” 

Skol: “A cerveja que desce redondo.” 

Campari: “Só ele é assim.” 

51: “Uma boa ideia.” 
 
Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.” 

Itaú: “Feito para você.” 

Bombril: “1001 utilidades.” 

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