Como atrair clientes através da internet?

14/08/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
Como atrair clientes através da internet?
Muito se fala sobre a importância da internet para divulgar marcas, construir reputação e, principalmente, atrair clientes. Mas, na prática, como conseguir esses resultados? Postar conteúdos de qualidade, falar diretamente com o público-alvo e investir em estratégias básicas de marketing são suficientes? É o que você vai descobrir neste artigo!

De fato, a internet pode ser a grande responsável por aumentar a visibilidade de uma empresa e atrair um grande número de clientes. No entanto, as coisas não acontecem por acaso. Assim como qualquer outro método de atração de leads, a internet precisa ser usada de forma estratégica, assertiva e responsável.

Com a popularização do TikTok e dos Reels (do Instagram), não é incomum vermos empresas que entram nas trends do momento e acabam “viralizando”. Mas, via de regra, o percurso para começar a atrair atenção para o seu negócio não é tão curto quanto parece.


Tráfego pago vs tráfego orgânico 

De forma resumida, podemos definir o tráfego como a movimentação de usuários entre as plataformas e páginas da internet. Embora existam muitas pessoas trafegando, é impossível falar com todas elas.

Por isso, existem duas formas principais de atrair os usuários “adequados” para uma empresa e para que as estratégias de marketing digital deem certo: a paga e a orgânica.

Como o nome sugere, o tráfego pago é aquele vindo após algum investimento, normalmente através de anúncios. Embora tenha um custo, ele é mais assertivo, fácil de controlar, tem um tempo de funcionamento (que depende do quanto foi investido) e garante maior visibilidade.

Já o tráfego orgânico atrai pessoas espontaneamente, ou seja, de maneira natural e sem precisar pagar por isso. No entanto, com a concorrência cada vez maior, é preciso construí-lo aos poucos, oferecer muita qualidade e tentar se destacar entre os demais. Ele não costuma converter imediatamente, mas é duradouro.

Vale ressaltar que, no marketing digital, eles não são opostos. Na verdade, ambos são complementares e podem entrar em uma mesma estratégia, cada um com a sua função, claro. Com certeza, juntos, eles conseguem produzir de forma mais rápida, os resultados esperados.


Como atrair clientes pela internet? 

Para mostrar que as duas modalidades costumam funcionar para atrair novos clientes, eu separei 6 estratégias eficazes nessa missão. Descubra a seguir como conquistar os consumidores através da internet com tráfego pago e orgânico.

1. Entenda o seu público-alvo

Se o seu intuito é atrair clientes, você precisa alcançar pessoas que têm potencial para serem consumidores, concorda? E só há uma forma de atraí-las efetivamente: conhecendo-as.

Uma situação recente que pode servir de exemplo é o novo filme da Barbie. Para fazer parte do estrondoso sucesso, a maioria das empresas trouxeram o tema para as suas redes sociais. No entanto, falar da boneca não era o suficiente, foi essencial relacioná-la com o nicho que atua.

Agências de marketing falaram sobre as estratégias usadas pela produção do live action, lanchonetes fizeram comidas especiais, redes de cinema apostaram em combos e lojas de roupas aproveitaram o hype da cor rosa.

Ou seja, eles precisaram conhecer quem eles queriam atingir para transformar o filme em um tema relevante. Por isso, é essencial que – independente da estratégia que será aplicada – você saiba exatamente com que público deseja falar.


2. Invista em um site

Por mais que as redes sociais sejam importantes, não negligencie o poder dos sites. Ter um website responsivo e bem estruturado dá mais credibilidade ao seu negócio e ajuda a fortalecer a marca. Ele servirá como uma vitrine virtual, contendo as informações mais importantes sobre os seus produtos e/ou serviços.

Além disso, ter um blog também é extremamente importante, portanto, se possível, ofereça conteúdos gratuitos e relevantes para os usuários. Usando as estratégias certas de Search Engine Optimization (SEO) e de marketing de conteúdo, certamente, mais clientes serão atraídos.


3. Separe um orçamento para anúncios

No mundo digital, os anúncios são as propagandas, iguais àquelas que você costuma ver nos programas de TV, nos outdoors, nos tablóides, etc. Porém, eles são bem mais baratos e garantem um alcance mais assertivo.

Por serem segmentados, os anúncios atingem as pessoas que a marca quer e, embora isso não garanta a venda, o retorno costuma ser bem rápido e eficaz. Não é necessário começar com um valor muito alto. O ideal é ir testando aos poucos até chegar ao máximo que puder.


4. Fique de olho nos influenciadores locais

Se nas grandes empresas os artistas e famosos dão rosto às propagandas, nos pequenos negócios os influenciadores costumam fazer muito bem esse papel, principalmente na internet. E nem precisa ser um influencer com milhões de seguidores. O mais importante é que ele converse com o seu público.

Avalie os usuários que atuam na sua região, analise o nicho e veja se o público dele corresponde ao seu. Normalmente, por serem pequenos, eles não cobram um valor muito alto para divulgação e têm um alcance muito bom.


5. Faça campanhas e ações

Se você quer que as pessoas vejam a sua empresa, você precisa mostrá-la! E as campanhas e ações na internet costumam dar muito certo, se forem realizadas da forma correta.

Descontos, frete grátis, comemorações em datas especiais, sorteios e desafios são algumas formas fáceis e baratas de colocar a sua marca em evidência. Estimule os seus clientes a compartilhar, marcar e falar sobre a sua empresa com outras pessoas.


6. Monitore os resultados

Por fim, não esqueça de monitorar os resultados de cada estratégia realizada, afinal, você precisa saber se elas deram certo ou não. Identifique os acertos, os erros e as oportunidades, pois sempre é possível melhorar.

A internet é um mar imenso cheio de pessoas dispostas a comprar o seu produto ou serviço, você só precisa aprender a mergulhar e fisgar os clientes certos.

Gostou das dicas? No Blog da Razonet você encontra vários outros conteúdos que vão te ajudar a potencializar o seu negócio, dentro e fora da internet! 

Até a próxima! :D 

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