Como a contabilidade consultiva pode transformar o seu negócio?

12/01/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Como a contabilidade consultiva pode transformar o seu negócio?
Você já ouviu a máxima que diz que a concorrência é sempre benéfica para o consumidor? Pois bem. O motivo disso ser verdade é que, quanto mais empresas disputam o mesmo cliente, mais elas precisam se aprimorar para oferecer o que a concorrência não consegue.

Oferecer uma experiência memorável e entender DE FATO quais são as necessidades específicas de cada cliente é o primeiro passo rumo à fidelização. Afinal de contas, clientes satisfeitos não acordam de manhã e decidem procurar a concorrência sem nenhum motivo.

Essa prática pode ser aplicada em todos os nichos, inclusive na contabilidade. Eu sei que, para muitas pessoas, serviços contábeis podem se resumir apenas a “cuidar da papelada”. Mas como em qualquer área, sempre existem formas de oferecer serviços mais especializados e conquistar de vez o coração dos clientes. 

Uma dessas formas é conhecida como Contabilidade Consultiva, cujo objetivo é entender o negócio do cliente tão a fundo, ao ponto de criar estratégias personalizadas para impactar até o faturamento e lucratividade da empresa.

Já dissemos diversas vezes nos nossos artigos que a contabilidade pode ser o braço direito de qualquer empresa e isso não é demagogia. Muito mais que cuidar de registros, organização e demonstrativos, contabilidade consultiva significa oferecer ao cliente a oportunidade de ter um especialista parceiro da sua empresa, capaz de identificar oportunidades e repelir as possíveis ameaças nessa área. 

Apple 

Eu entendo que a palavra “consultiva” possa ser um pouco abstrata e nem sempre facilita o vislumbre da sua aplicação prática. Por isso vamos usar a Apple para ilustrar como isso funciona na prática.

A Apple é tida como uma das empresas com melhor atendimento do mundo, e se você já visitou alguma de suas lojas, provavelmente irá concordar. Diferente de outras lojas de eletrônicos que muitas vezes servem apenas como expositores e torcem para o cliente comprar o produto mais caro, a Apple realmente investe em pessoas treinadas e que conhecem profundamente o seu produto.

Não se trata de uma venda convencional, e isso torna a experiência memorável. Seus atendentes são chamados de Gênios da Apple e o seu papel é levar o consumidor a encontrar o produto mais adequado de acordo com a sua necessidade.

Ao conversar com um dos “Gênios” o cliente conta a sua necessidade, sana todas as dúvidas, aprende mais sobre os benefícios de cada solução e entende o que é melhor para o seu caso. Nada de tentar vender apenas o mais caro, como é usual em diversas outras lojas, eles tratam cada cliente como único e conseguem encontrar um produto que atenda às suas expectativas.

Isso é atendimento consultivo. Com esse paralelo feito, agora vamos destrinchar os benefícios da contabilidade consultiva. Como esses princípios podem ser aplicados e impactar diretamente na sua empresa? 


Detalhes 

Ao atender um novo cliente, o primeiro passo para tomar as decisões é conhecer profundamente o seu negócio. Nesse momento, o contador se torna um especialista no nicho do cliente, procura aprender sobre o histórico da empresa, quais são seus desafios diários e, principalmente, seus objetivos.

Apesar de parecer algo básico - conhecer profundamente o cliente - a contabilidade consultiva, para ser aplicada da forma correta, requer grande conhecimento sobre a empresa e as especificidades do seu nicho.

Assim como no exemplo da Apple, entender a real necessidade do cliente é o caminho mais assertivo para tomar as melhores decisões e otimizar todos os seus processos contábeis.


Comunicação 

Não existe nada mais frustrante que precisar da ajuda do seu contador e ter que esperar dias por uma resposta. Principalmente no mundo de hoje, em que tudo acontece de forma tão rápida, ter uma comunicação ágil com o cliente significa estar preparado para quaisquer imprevistos.

Atendimento consultivo não é apenas criar um plano para o cliente seguir, mas seguir com ele por esse caminho. Seja por uma dúvida simples ou por algo mais complexo, o cliente precisa sentir que não está sozinho e pode sempre contar com o auxílio do seu contador.

A parte mais interessante é que, ao oferecer os mais diversos canais de comunicação, o tempo de resposta cai drasticamente. Ao surgir dúvidas ou outros questionamentos, tudo pode ser conversado até mesmo pelo WhatsApp.


Cada Cliente é Único 

O grande erro de alguns contadores é imaginar que clientes de um mesmo nicho requerem sempre a mesma solução. É claro que, na contabilidade, processos tributários podem variar de acordo com a área de atuação da empresa, mas isso não significa que a solução deva ser genérica.

Voltando novamente à Apple, imagine como seria se os “Gênios” oferecessem sempre os mesmos produtos para os clientes. Certamente o resultado não seria tão surpreendente quanto o atual.

Todos estes pontos estão interconectados para que a relação empresa/contador flua da melhor forma possível. Começando por entender os detalhes da empresa, estabelecendo comunicação direta e atendimento personalizado. Com isso em mãos é possível traçar uma estratégia contábil visando o maior benefício para a empresa.


Estratégia 

O princípio básico para a criação de uma estratégia contábil é entender a fundo a situação da empresa. Somente dessa forma é possível avaliar alguns aspectos como regime tributário, formas de contratação da equipe, elegibilidade para o Fator R e muito mais.

Com isso em mente, me atrevo a afirmar que não existe uma estratégia genérica capaz de englobar todas as empresas, mesmo que atuem no mesmo nicho. Ter uma relação firme é o caminho ideal para criar uma estratégia personalizada de acordo com o seu negócio.


Tecnologia 

Uma das maiores vantagens da contabilidade digital é o uso da tecnologia a favor do empreendedor. Quantas vezes você procurou um documento importante e não fazia a menor ideia de onde encontrar?

Ser consultivo também significa oferecer as ferramentas mais avançadas do mercado, e aqui mesmo, na Razonet, nós criamos um aplicativo completo para que você possa acompanhar todas as informações do seu negócio e acessar documentos importantes a qualquer momento. Ele está disponível para iOS e Android.


O Futuro do Seu Negócio 

Gerir uma empresa é como criar um filho. Você sempre tomará as decisões pensando no melhor para o futuro. Para alcançar o máximo do seu potencial é preciso contar com especialistas em contabilidade que entendam do seu negócio e estejam sempre dispostos a te orientar.

Se você pretende empreender, escolha sempre uma contabilidade consultiva, capaz de oferecer todos os benefícios que listamos acima. E se você já é um empreendedor, sempre dá para melhorar, então analise bem o que sua contabilidade te oferece hoje, ou se vale a pena mudar.

Se tiver alguma dúvida, basta clicar aqui para falar com um membro do nosso time. Será um prazer fazer parte da sua história.

Até a próxima! :)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.