7 Dicas Práticas Para Vender Mais no Fim do Ano

22/12/2022 às 00:00:00 • 05 minutos
7 Dicas Práticas Para Vender Mais no Fim do Ano
Para muitos empreendedores o natal é a época mais aguardada do ano devido ao aumento que esse período causa nas vendas. Dezembro certamente é um mês atípico para diversos nichos e ajuda bastante no aquecimento da economia. Nessa época são gerados inúmeros empregos temporários, e o décimo terceiro recebido pelo trabalhador incentiva ainda mais o consumo de bens e serviços.

Assim como o décimo terceiro, o clima de festividade é um dos fatores que deixam os consumidores mais “mão aberta”. As pessoas gastam mais em roupas e calçados para passar o Natal e o Ano Novo, presentes para agradar amigos e familiares, comida e bebida para as datas comemorativas e muito mais.

Mas é preciso se preparar para atender os clientes da melhor forma possível, e garantir que eles voltem a comprar de você no futuro. Por ser um período que leva mais clientes aos estabelecimentos, é importante preparar o estoque, fazer as promoções certas e fechar boas vendas para ficar à frente da concorrência.

Então hoje nós vamos falar sobre algumas dicas para você aumentar suas vendas de fim de ano e aproveitar ao máximo esse fenômeno.

Estoque

O primeiro passo para aumentar as vendas no fim do ano é estar preparado. Uma grande oportunidade não é nada se você não estiver pronto para aproveitá-la. Fique de olho no seu estoque e mantenha contato direto com seus fornecedores caso precise repor produtos de forma mais ágil.

Apesar de parecer algo simples, quando o cliente entra na sua loja em busca de um produto específico e não encontra, duas coisas podem acontecer: 

  1. Ele faz o pedido e espera a reposição do estoque para ir buscar
  2. Ele sai da sua loja, agradece e vai comprar em outro lugar
O primeiro cenário ainda é aceitável, pois o processo de venda ainda estará ocorrendo. O segundo cenário, no entanto, é justamente o que queremos evitar.

Equipe

Se preocupar com os colaboradores deve ser tarefa diária de qualquer gestor, mas o fim de ano requer cuidados diferenciados, uma vez que o nível de exigência também aumenta.

É de se esperar que as lojas trabalhem mais nessa época, principalmente os vendedores. Por ter um aumento no fluxo de clientes, tantos atendimentos podem acabar se tornando estressantes e acabar atrapalhando o trabalho dos profissionais do setor de vendas.

Nesse caso eu tenho duas dicas para garantir que a sua equipe trabalhe mais e melhor, sempre respeitando os limites e o bem-estar do colaborador.

A primeira ação é treinar e qualificar a sua equipe de vendas, ter conversas sinceras para que entendam que o trabalho exigirá um pouco mais de cada um durante essa época.

Por melhor que seja o profissional, prepará-lo mentalmente e combinar bem os horários de trabalho pode fazer toda a diferença no seu rendimento.

O segundo ponto é a recompensa. Com todo o empenho e trabalho duro da equipe, nada mais justo que uma recompensa adequada. Além das bonificações por meta, eu garanto que seus colaboradores ficarão extremamente satisfeitos em receber um agrado, seja um jantar especial, um presente, ingressos para algum evento e etc.

Ninguém gosta da sensação de “não fez mais que a obrigação”, e por isso é tão importante reconhecer e apreciar o esforço alheio.

Concorrência

Quando digo para ficar de olho na concorrência, algumas pessoas acham que precisam fazer o mesmo que eles e acabam se tornando uma cópia barata de outra empresa. O objetivo de vigiar a concorrência é analisar o que está dando resultado e fazer algo ainda melhor.

Essa é uma lei para os negócios em geral, mas pode ser muito bem aplicada para melhorar as suas vendas de acordo com o que o mercado demanda.

Trocas

Um dos motivos desse boom de vendas no fim de ano é a compra de presentes de natal e amigo oculto. Então é comum que uma pessoa ganhe um presente que não serviu e deseja trocar por outro tamanho, por exemplo.

Facilitar o processo de troca pode trazer alguns benefícios como otimizar o tempo de atendimento da equipe, e também conquistar um novo cliente. Pense comigo:

Se a pessoa ganhou um presente e foi até a sua loja para trocar, ela acaba se tornando um cliente em potencial. Fazer a troca de forma rápida, atender bem e apresentar os produtos certamente são atitudes cativantes, e quando chegar o momento de uma nova compra, sua loja será uma das primeiras opções.

Sorteios

As redes sociais facilitaram bastante a interação entre empresa e consumidor, e se o conteúdo que você produz for relevante, os clientes sentirão vontade de te acompanhar nas plataformas digitais.

Esse é o momento de pensar em sorteios ou concursos de criatividade, por exemplo. Você pode fazer uma pergunta e premiar a resposta mais criativa, interessante ou divertida.

Esse tipo de campanha aumenta muito o engajamento, uma vez que os comentários são um dos fatores mais relevantes para algoritmo das mídias sociais.

Outra possibilidade, por exemplo, é criar um sorteio exclusivo para os clientes que comprarem durante determinado período. Se você tiver uma loja de roupa pode sortear um look completo de Ano Novo, se tem uma loja de chocolate pode sortear uma cesta de natal... Enfim, o importante é que o prêmio seja interessante a ponto de incentivar as pessoas a participarem.

Brindes

Uma vez comprei um presente em uma loja de calçados e, como brinde, recebi uma caixa de chocolates. Claro que não se tratava de uma caixa enorme e absurdamente cara, mas o gesto foi muito legal e certamente me cativou naquele momento.

O objetivo do brinde é agregar valor à compra e “mimar” o cliente, e com o poder e alcance das mídias sociais, é bastante provável que o cliente crie uma postagem no Instagram e marque a sua loja.

O brinde pode ser basicamente qualquer coisa. O importante é fazer o cliente se sentir especial.

Ofertas Relâmpago

Você já ouviu falar nos gatilhos da urgência e escassez? Mesmo que a resposta seja não, com toda certeza você já foi alvo deles. Sabe aqueles comerciais de empresas de eletrodomésticos que usam frases como:

“É só até amanhã!”
“Últimas unidades.”
“Enquanto durar o estoque.”

Você sabe o que elas têm em comum? Todas passam a sensação de que o cliente perderá algo se não aproveitar a oferta. Essa é a base da construção de uma oferta relâmpago.

Mas você não precisa ser um varejista multimilionário e fazer comerciais de TV. Através das redes sociais é possível criar ofertas VERDADEIRAS e com prazo de validade. Quando você diz que a oferta é válida apenas para o dia seguinte, você está ativando o gatilho da urgência, e o cérebro interpreta que não pode perder essa chance.

Quando você fala em poucas unidades, está ativando o gatilho da escassez, uma vez que o cliente terá um sentimento de perda caso não aproveite.

Boas Vendas

O conhecimento só tem valor de verdade se for aplicado. Então eu espero que você tenha absorvido bem essas dicas e aplique-as da melhor maneira na sua empresa.

E claro que, com o aumento nas vendas, você também precisa ficar de olho na parte contábil para não se perder e manter o controle sobre as suas finanças. E se tiver qualquer dúvida nessa parte, fique à vontade para clicar aqui e conversar com um membro da nossa equipe.
 
Um abraço e BOAS VENDAS 🎅🚀

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