Entenda a Segunda Parcela do 13° Salário + Dicas Para Usar Bem

08/12/2022 às 00:00:00 • 05 minutos
Entenda a Segunda Parcela do 13° Salário + Dicas Para Usar Bem
O fim de ano é um verdadeiro prato cheio para o trabalhador, não só pelos feriados, mas também pelo pagamento do décimo terceiro (13°) salário. Esse momento é a oportunidade perfeita para que muitas pessoas deixem suas contas em dia e consigam começar o ano no azul.

Os gastos não param e as festividades trazem consigo diversos gastos como presentes e preparo das refeições em família. Então nada melhor do que contar com uma grana extra para equilibrar as contas e curtir os feriados com a cabeça tranquila.

E nada mais justo! Você e sua equipe trabalharam o inteiro e agora merecem um momento de tranquilidade para comemorar sobre as conquistas e se prepararem para o ano seguinte. Inclusive, nós também fizemos esse artigo para você entender de uma vez por todas como funcionam as Férias Coletivas.

Como você deve saber, o décimo terceiro consiste no pagamento de um salário extra no fim do ano, mas as regras e os cálculos vão muito além disso. Então me acompanhe nesse artigo para ficar por dentro de como tudo funciona, seja você empreendedor ou colaborador.

Com tantos mitos sobre o assunto é comum haver dúvidas quanto ao seu funcionamento no que se refere ao pagamento das parcelas, valores, adicionais e prazos.

Claro que eu vou te contar sobre as regras para calcular o pagamento, mas não é só isso. No final do artigo eu vou dar 5 dicas para você fazer o melhor uso desse dinheiro extra e passar o fim de ano livre de preocupações.

Parcelas

Esse é um dos principais pontos de dúvida quando o assunto é o décimo terceiro salário, então vamos começar por ele.

O décimo terceiro pode ser pago em uma ou duas parcelas, sendo a segunda opção a prática mais comum. Mas para que não haja dúvidas, vamos ver as regras de ambas as opções, separadamente.

Duas Parcelas: Como dito antes, essa é a prática mais comum, então vamos começar por ela. Aqui, a primeira parcela pode ser paga entre 1° de Fevereiro e 30 de Novembro, e a segunda deve ser paga até o dia 20 de Dezembro.

Parcela Única: Nesse caso, o pagamento deverá ser feito até o dia 30 de Novembro. É preciso ficar atento a essas datas para evitar confusões.

Essas datas funcionam de forma que o trabalhador possa se planejar para o fim de ano, garantindo que o valor seja pago por completo sempre antes do natal.

Cálculo

É de conhecimento geral que o décimo terceiro é um salário extra no final do ano, mas vamos analisar de forma um pouco mais profunda para você entender que, apesar dessa definição estar correta, ela pode ser melhorada.

O décimo terceiro consiste no valor do salário bruto dividido por 12, vezes os meses trabalhados. Isso significa que um colaborador que trabalha na mesma empresa há mais de 1 ano irá receber 100% do seu salário, enquanto que um colaborador que chegou há 6 meses, terá o décimo terceiro equivalente a 50% do salário.

Bem tranquilo de entender, né? Então vamos seguir adiante. Agora que você entende o cálculo básico é importante ressaltar que existem também algumas variáveis para alcançar o valor exato de cada colaborador. Todo e qualquer pagamento variável que o colaborador recebeu também entra no cálculo, como: 

  •  Adicional noturno
  • Adicional de periculosidade
  • Hora extra
  • Insalubridade
  • Bônus
  • Gratificações
  • Comissões
Vale notar que essas variáveis só entram no cálculo no caso de trabalhadores que os receberam durante o ano. Por isso, considerando que um colaborador não tenha recebido nenhum desses ganhos variáveis, o seu décimo terceiro será calculado, única e exclusivamente utilizando seu salário bruto como base.

De agora em diante vou te mostrar algumas possibilidades bem interessantes para você fazer o melhor uso do seu décimo terceiro, mas antes, uma curiosidade:

Ao calcular os meses trabalhados por um colaborador, qualquer mês que ele tenha trabalhado 15 dias ou mais contará como um mês completo para o décimo terceiro. Por exemplo, um colaborador que começou na empresa no dia 10 de Abril trabalhou 21 dias no mês em questão, logo, no cálculo para o décimo terceiro iremos considerar que ele trabalhou o mês todo.

O Que Fazer Com o 13°

O décimo terceiro é um “salário extra” e, por isso, pode ser usado em outros gastos que não os de subsistência convencionais. Aqui estão algumas ideias para você se inspirar e fazer valer cada centavo.

Quitar Dívidas

Como se sabe (espero que não seja o seu caso rsrs), as dívidas são um dos maiores motivos de estresse, além de parecerem não ter fim sem o devido planejamento. Decidi começar por elas porque pagar dívidas também significa “ganhar” mais dinheiro.

Mesmo que pareça confuso à primeira vista, uma vez que uma dívida é quitada, mais dinheiro irá para o seu bolso no final de cada mês, eliminando parcelas e horas de sono perdido.

Então se esse é o seu caso, aproveite para terminar o ano tranquilo e aproveitar as festividades de cabeça fria.

Gastos de Fim de Ano

Dezembro é um mês diferenciado devido às festividades como o Natal e o Ano Novo. As pessoas geralmente ficam mais “mão aberta” para festejar com a família e aproveitar as confraternizações.

Tem amigo oculto da empresa, ceia de natal, festa de Ano Novo e presentes. Agora imagine não precisar tocar no seu salário para bancar tudo isso. Parece ótimo, certo?

Pois bem, o décimo terceiro é a oportunidade perfeita para gastar um recurso extra e manter o seu salário intacto durante as festividades.

Gastos de Ano Novo

O início do ano é um período complicado para o brasileiro. Janeiro traz consigo diversos gastos como IPTU, IPVA, renovação de matrícula na escola e material escolar.

Para não começar o ano no sufoco, o décimo terceiro pode ser a fonte ideal para balancear as contas do ano vindouro.

Reserva de Emergência

Uma das melhores práticas para uma boa saúde financeira é ter sempre uma reserva de emergência. Essa é uma conta que você pode usar apenas para pagar por imprevistos e nunca ser pego de surpresa com gastos variáveis como o conserto de um carro, tratamento de uma doença, oportunidade de investimento e etc.

Se as suas contas já estão equilibradas, criar uma reserva de emergência pode ser um dos melhores destinos para o seu décimo terceiro.

Começar a Investir

Investir o dinheiro e fazê-lo crescer é fundamental para quem busca liberdade financeira, mesmo que comece de forma modesta. Não estou dizendo para você entrar na bolsa de valores sem antes estudar MUITO sobre o assunto, mas aplicar o seu dinheiro em renda fixa, por exemplo, pode ser uma excelente forma de entrar no mundo dos investimentos. 

Conclusão

Bem, acho que por hoje, o nosso papo está chegando ao fim. Nós abordamos diversos assuntos, desde o cálculo do décimo terceiro até dicas para aproveitá-lo ao máximo. Eu espero que você faça bom uso desse conteúdo e possa passar um fim de ano com as finanças em dia e sem preocupações.

Ah, e lembre-se: se precisar de qualquer serviço de contabilidade, basta clicar aqui para falar com o nosso time. Será um prazer imenso fazer parte da sua história.

😄

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.