Saiba o que é Banco de Horas

13/02/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Saiba o que é Banco de Horas
O trabalho é como a nossa casa, pois é o lugar onde passamos a maior parte do tempo durante a semana e cumprimos nossas responsabilidades e atividades diárias. Assim como uma casa, o trabalho pode ter um bom ambiente ou não, dependendo de alguns fatores que podem ser sempre melhorados com boa organização.

Mas independentemente do quão organizada seja a sua empresa, é natural que, em algum momento, os funcionários precisem ajustar suas horas de trabalho, seja para sair mais cedo para cuidar de assuntos pessoais, chegar mais tarde devido a imprevistos no trânsito, realizar horas extras para atender a demandas do trabalho ou qualquer outro motivo.

E está tudo certo. Todos precisam ter flexibilidade de horário de vez em quando. É por isso que o banco de horas é uma ferramenta tão importante para equilibrar a jornada de trabalho dos funcionários e proporcionar flexibilidade para atender às necessidades tanto da empresa quanto do trabalhador.

O banco de horas é uma prática bastante comum no Brasil, e consiste em um acordo entre funcionário e empresa, em que o trabalhador pode compensar horas extras trabalhadas em outro momento. Para ilustrar, imagine o seguinte cenário:

Se um funcionário trabalha 8 horas por dia e em certa ocasião excedeu 1 hora, ele pode, em algum outro dia, trabalhar apenas 7 horas para compensar o tempo extra dedicado à empresa. Em outro exemplo, digamos que esse mesmo funcionário tenha 8 horas no seu banco de horas. Nesse caso ele pode, inclusive, tirar um dia de folga.

No Brasil, a lei permite o banco de horas desde que seja registrado em um acordo de trabalho, e as regras e os limites devem ser claros. É importante que ambas as partes estejam cientes das condições e que o acordo seja formalizado para evitar abusos e proteger os direitos dos trabalhadores.

Mas fique até o final deste artigo para entender o que determina o banco de horas e os seus principais benefícios.


Hora Extra x Banco de Horas 

É bastante comum as pessoas confundirem banco de horas com hora extra. Apesar de haver certa relação, esses termos tratam de dois assuntos diferentes.

Hora extra: é o período trabalhado além da jornada normal de trabalho. Normalmente funciona como uma variável de pagamento, mas também pode ser compensada através do banco de horas.

Banco de horas: é um acordo entre empresa e funcionário no qual horas extras podem ser compensadas num outro dia. Essa é uma alternativa na qual, em vez de receber pelas horas extras, o funcionário pode sair mais cedo ou até tirar um dia de folga, como no exemplo que falamos um pouco antes.


Como Determinar 

Para que tudo se mantenha dentro da lei e as compensações sejam feitas de forma justa, existem 4 situações que determinam o funcionamento do banco de horas:

Atrasos: Caso o funcionário se atrase por qualquer motivo, em vez de descontar no pagamento as horas não trabalhadas, ele pode compensar saindo mais tarde no mesmo dia ou chegando mais cedo no outro dia, por exemplo.

Faltas: Funcionam da mesma forma que os atrasos, mas nesse caso o funcionário não vai ao trabalho durante um dia inteiro. Devemos deixar claro que APENAS faltas não justificadas podem ser descontadas do funcionário. Em casos como doença, audiência judicial, perda de um membro da família e etc, a empresa não poderá pedir que o trabalhador compense essas horas depois.

Saídas antecipadas: Seguindo a mesma lógica acima, as saídas antecipadas não podem ser descontadas em situações em que o funcionário tem o direito de sair mais cedo.

Hora extra: É a forma mais comum de acumular saldo no banco de horas. Nesse caso o funcionário trabalha além do horário combinado e, para compensar, pode sair mais cedo ou tirar uma folga, dependendo de quanto tempo ele tiver no banco de horas. 


Benefícios 

Nós já falamos que o banco de horas deve sempre ser algo combinado entre empresa e funcionário e estar de acordo com as leis trabalhistas. Mas quais são os benefícios na prática?

Flexibilidade: permite que o funcionário tenha mais flexibilidade na gestão do seu tempo, especialmente quando precisa resolver questões pessoais ou familiares.

Compensação: o trabalhador pode compensar as horas trabalhadas saindo mais cedo, chegando mais tarde ou tirando um dia de folga, dependendo de quantas horas tenha acumulado.

Redução de custos: essa é uma das maiores vantagens para a empresa, que pode economizar ao oferecer folgas em vez de pagar pelas horas extras. Exemplo: quando há 1 hora extra, é necessário pagar essa hora ao funcionário e mais 50% dela. Ou seja, ele precisará receber 1 hora e meia em horas extras. Em contrapartida, com o banco de horas, ele deve apenas realizar a compensação dessa 1 hora.

Motivação: em alguns casos o banco de horas pode ser visto pelos trabalhadores como um benefício, aumentando a motivação e satisfação no trabalho. O trabalhador pode, por exemplo, tirar um dia de folga e emendar com algum feriado.

Enfim, todos esses motivos tornam o banco de horas uma prática extremamente popular nas empresas, pois permite ao funcionário conciliar melhor a vida pessoal com o trabalho. Entender esses assuntos também é parte fundamental na vida de um empreendedor, que precisa estar sempre atento à equipe e como pode tornar o ambiente e a jornada de trabalho mais agradáveis.

E se você tem alguma dúvida, basta clicar aqui para falar com um especialista do nosso time. Será um prazer ajudar a sua empresa no que for preciso.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.