Razão Social x Nome Fantasia: Diferenças e Como Criar o Seu

15/09/2022 às 11:54:48 • 05 minutos
Razão Social x Nome Fantasia: Diferenças e Como Criar o Seu
Quando um empreendedor resolve dar vida à sua empresa, é comum que tenha diversas dúvidas sobre legalidade, operações, estratégias e muitas outras. Mas eu tenho certeza que grande parte delas está relacionada ao nome da empresa. 

Qual nome devo escolher? 

Será que as pessoas vão lembrar? 

O que é razão social?

Mas tudo bem, você não está sozinho! Essas e outras dúvidas são bastante comuns e acontecem com todos nós. Ao montar o seu negócio você passa por diversas etapas para que tudo saia conforme o planejado, e não tem nada de errado em se sentir inseguro sobre qual nome escolher.

Ao criar um CNPJ para registrar a sua empresa, você deverá escolher não só um nome, mas dois. Um deles é a RAZÃO SOCIAL e o outro é o NOME FANTASIA. E apesar de parecer que a tarefa se tornou ainda mais complicada, neste artigo você vai perceber que é bem simples, porque hoje eu vou te contar sobre as diferenças entre eles, qual a importância de cada um e como criar ambos.


Razão Social x Nome Fantasia 

De forma simples e direta, a Razão Social é o nome jurídico da sua empresa, enquanto Nome Fantasia é o nome comercial da sua marca.

Ambos possuem, cada um, sua importância e é preciso pensar bem na hora de escolher o seu. E para deixar esse processo mais leve e te ajudar a tomar a decisão mais assertiva, veremos agora cada um separadamente.


Razão Social 

Como vimos antes, a Razão Social é o nome jurídico da sua empresa, e é equivalente ao seu próprio nome na certidão de nascimento. Ao nascer você é nomeado enquanto Pessoa Física (PF), e o mesmo acontece com a sua empresa, que neste caso é nomeada como Pessoa Jurídica (PJ).

Esse nome serve para dar uma identidade à sua empresa, demonstrando que ela é única. Ele também consta em todos os documentos importantes como por exemplo o Contrato Social, notas fiscais e escrituras. 

Nós podemos dizer que a Razão Social possui função legal, e representará a sua empresa em todos os documentos oficiais, burocracias e contratos.

Mas claro que não basta escolher de forma aleatória. Ao escolher a Razão Social é preciso seguir algumas regras de acordo com cada modalidade.


LTDA 

Nessa modalidade o nome precisa estar diretamente relacionado às atividades da sua empresa. Para facilitar o processo, você pode analisar o Objeto Social da sua empresa, pois nele está descrito o propósito do seu negócio.

O que sua empresa oferece na prática para o mercado? Por exemplo, se você possui uma empresa de calçados, a sua Razão Social jamais poderia conter termos como: distribuição de alimentos, transporte ou serviços contábeis. Em contrapartida você pode usar termos como: confecção de calçados, fabricação de sapatos e etc.

A modalidade LTDA também permite que você utilize seu próprio nome como Razão Social, desde que você coloque nome e sobrenome completos.

A última regra para a criação da nomenclatura nessa modalidade é que toda e qualquer Razão Social deverá terminar com o sufixo LTDA, que representa a modalidade diretamente no nome.

Então, voltando ao exemplo da empresa de sapatos, uma razão social dentro das regras poderia ser algo como: RAZONET CONFECÇÃO DE CALÇADOS LTDA.

Mesmo cumprindo todas as regras acima para escolher a Razão Social da sua empresa, ainda é preciso que a Junta Comercial do seu estado verifique se já não há outra empresa com nome igual ou excessivamente semelhante.

Nessa etapa é comum que o seu contador te ajude no processo de escolha, oferecendo sugestões condizentes com as suas atividades.

Para fechar esse tópico, veja o exemplo de uma empresa que todos nós conhecemos:

Razão Social: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda.
Nome Fantasia: McDonald’s.


Empresário Individual (EI) 

A regra geral para a criação de uma Razão Social nessa modalidade é que o nome da empresa seja o mesmo do empresário. Caso já tenha uma empresa com o mesmo nome, é possível acrescentar a atividade exercida ao final da Razão Social, de forma que possa diferenciar as duas empresas.


MEI

Enquanto Microempreendedor Individual, a Razão Social será constituída pelo nome, seguido do cpf do empresário. Por exemplo: José Roberto Júnior 001.001.001-01 Além de simplificar todo o processo, essa regra também garante que a Razão Social de um MEI nunca seja igual a outra.

Agora que você já conhece as regras para essa etapa tão importante, é hora de partir para uma etapa mais permissiva. O Nome Fantasia.


Nome Fantasia 

Como eu disse anteriormente, o Nome Fantasia representa o nome comercial da sua empresa. Vamos usar novamente o McDonald’s como exemplo.

Você se lembra daquele clássico comercial do McDonald’s sobre o Big Mac, que passava na TV? Imagine se ele fosse assim:

🎶 Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim.

E assim que acabasse o jingle, subiria na tela o nome:
Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

Seria extremamente estranho, concorda?

Por mais que o comercial do Big Mac seja excelente, sua efetividade seria drasticamente reduzida se a Razão Social aparecesse no lugar de McDonald’s, tornando a marca menos memorável.

A Razão Social não possui um nome muito palatável, e é por esse motivo que o Nome Fantasia existe. Nós devemos criá-lo com o objetivo de ser algo simples, agradável e fácil de lembrar.

Se a Razão Social possui função jurídica, o Nome Fantasia possui função publicitária. Essa etapa não possui regras como o tópico anterior e, por isso, você pode dar asas à imaginação e criar como achar melhor.

Este é o nome pelo qual o seu cliente irá te conhecer, então é importante ser, além de criativo, estratégico na hora de escolher.

Eu sei que apesar de toda a liberdade, escolher o nome que definirá a sua empresa para sempre pode parecer assustador. Então aqui estão algumas dicas para ajudar no seu processo criativo.

1. Comece Pelo Básico

O primeiro passo no processo criativo é entender a sua empresa e quem é o cliente. Diversas ideias podem surgir se você começar pelo básico e listar coisas como:

● Atividade da sua empresa
● Público
● Diferencial
● Objetivo da empresa
● Concorrentes

Ao escrever tudo isso você começará a ter mais ideias sobre qual caminho seguir nessa tomada de decisão.

2. Fácil de Lembrar

Eu sei que pode parecer tentador criar um nome complexo e que represente todo o prestígio que a sua marca merece. Mas tenha cuidado para não deixar mais complicado. Lembre que um dos objetivos é ser lembrado pelo cliente, então considere optar pelo simples e objetivo.

3. Não Limite

Certamente, quanto mais o nome falar sobre a sua empresa, melhor. Mas essa premissa pode ser um truque se você não aliá-la ao bom senso. Imagine que você criou uma sorveteria e decide chamá-la de Picolé de Limão Florianópolis.

Percebe que no caso de uma expansão para outros estados, esse nome pode não ser uma escolha tão sábia? O mesmo acontece com a palavra limão, que dependendo da empresa, pode limitar o entendimento do cliente sobre o leque de produtos.

4. Brainstorm

Este é um exercício muito utilizado no mundo dos publicitários e consiste em uma conversa em que os participantes começam a falar diversos nomes, sejam bons ou ruins. Aqui o importante é ter o máximo de ideias.

Se a sua empresa ainda não possui um time, você pode fazer esse exercício criativo com um membro da família ou com alguns amigos. Eu garanto que essa conversa sem julgamentos sobre o que é bom ou ruim, resultará em uma lista enorme de possíveis nomes.

5. Disponibilidade

Por último, mas não menos importante, você deve verificar a disponibilidade do nome escolhido. Escolher um nome que já existe não seria benéfico para ninguém.

a) Faça uma pesquisa na internet: Buscando no google.com você já poderá descobrir se diversos nomes estão ou não disponíveis.

b) Verifique domínios: Uma dica de ouro para saber se o nome que você gostou está disponível é entrar em sites como Hostgator e checar se já existe um site.

Ter um domínio livre pode servir como norte, no entanto, não é certeza de que você pode usar determinado nome. E por isso você pode usar meios oficiais para descobrir como o próximo tópico.

c) Registro oficial: Para verificar se o nome de uma empresa já está registrado, você pode acessar o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Lá é possível checar com segurança sobre registros de nome e de marca.

Agora que você entende mais sobre esse assunto, eu espero que aproveite essa etapa tão importante e única na criação da sua empresa.

Eu sei que a criação do Nome Fantasia é um pouco mais “divertida”, mas se tiver alguma dúvida ou dificuldade com a Razão Social, lembre-se que o seu contador pode te ajudar neste processo. E caso você ainda não tenha um contador, fique à vontade para falar conosco. Será um prazer imenso te ajudar.

Dúvidas? É só deixar aqui nos comentários ou falar com um membro do nosso time clicando aqui.


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