Quais são os principais desafios das pequenas empresas e como superá-los?

13/04/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
Quais são os principais desafios das pequenas empresas e como superá-los?
Não é segredo para ninguém que os desafios fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, independente do seu porte. A grande diferença é que alguns empreendedores conseguem usar as estratégias corretas para superá-los, enquanto outros precisam de um “empurrãozinho” para dar o primeiro passo.

Para as pequenas empresas, esses desafios podem ser ainda maiores e mais difíceis de lidar, já que algumas não possuem uma grande equipe, e os recursos financeiros costumam ser bem limitados.

De acordo com o estudo “Sobrevivência de Empresas 2020”, divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade de negócios liderados por Microempreendedores Individuais (MEIs) é de 29% e ocorre em até 5 anos. Para as Microempresas (ME), o percentual é de 21%; e em Empresas de Pequeno Porte (EPP) a taxa é de 17%.

Os motivos são os mais variados: vão desde a inexperiência dos donos até as consequências da pandemia da Covid-19. Porém, essa não é uma regra e você pode mudar totalmente o rumo do seu negócio se souber lidar com os problemas de forma adequada.

Pensando nisso, eu selecionei os principais desafios enfrentados por pequenas empresas e algumas dicas para superá-los. Confira a seguir!


Inexperiência 

É bem comum que empreendedores de primeira viagem não possuam experiência em gerir um negócio e, como consequência, enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades podem se tornar tarefas um pouco mais difíceis.

Naturalmente, é uma questão de tempo para que se consiga adquirir experiência, mas infelizmente os problemas não esperam até que você esteja pronto. Mas então, como compensar isso?

Como superá-lo?

Me atrevo a afirmar que conhecimento é a chave para vencer esse desafio. Por isso, o que mais recomendado é investir na capacitação, estudar sobre o seu ramo de atuação, ir em busca de novidades e pedir suporte de quem entende do assunto. Muitas vezes, o caminho é árduo, mas é necessário.

Aqui no blog Razonet, por exemplo, você encontra artigos sobre diversos assuntos relacionados ao dia a dia do empreendedor. Tenho certeza que esse conhecimento pode ser um grande aliado.

Outra forma interessante de superar a inexperiência é encontrar um mentor, ou seja, uma pessoa que já possui um negócio sólido que possa te guiar e aconselhar os seus primeiros passos.


Baixa nas Vendas 

A queda no número de vendas pode acontecer com empresas de todos os tamanhos, porém, os grandes empreendimentos contam com suporte e capital para lidar com esses períodos de baixa. Em contrapartida, as pequenas empresas, normalmente, dependem do número de pedidos para se manter funcionando, o que pode se tornar um grande desafio diário.

O contratempo pode ser ainda maior no caso das lojas físicas, pois elas demandam ainda mais gastos (com aluguel, funcionários, manutenção, energia, água e etc).

Como superá-lo?

Há vários motivos que podem causar a queda nas vendas, por isso, também existem várias soluções para resolver esse problema. A principal é: tenha mais de um canal de vendas. Isso porque, em períodos difíceis, um pode compensar as perdas do outro.

Por exemplo: pessoas que têm uma loja física podem ter dificuldade de vender nos dias de chuva. No entanto, se elas também fizerem vendas online, o nível de pedidos poderá ser mantido, independente de como está o tempo.

Outras formas de potencializar as vendas é estimulando a fidelização dos clientes, fazendo promoções, investindo em anúncios online e buscando se aproximar cada vez mais do público-alvo. Na fidelização, por exemplo, significa vender mais para a mesma pessoa. É mais barato vender novamente para um cliente satisfeito do que conquistar um novo.


Burocracia 

Excessiva Sabemos bem que alguns procedimentos no Brasil costumam ser bem burocráticos. E para abrir e manter uma empresa, não é muito diferente. Todo o processo pode ser bem lento e cheio de curvas, capaz de causar muitas dores de cabeça aos empresários.

Planos, registros, contratos, licenças, alvarás, impostos e taxas costumam fazer parte do dia a dia dos empresários brasileiros, o que reflete diretamente no funcionamento de um negócio. E quem não está preparado, pode ter mais dificuldade para resolver cada um deles.

Como superá-lo?

Mesmo que a sua empresa seja pequena, não hesite em contratar especialistas para te ajudar em todas as etapas. Às vezes, tentar resolver tudo sozinho pode custar o sucesso do seu empreendimento. Portanto, analise todos os pontos que você precisa resolver e, sempre que preciso, fale com um profissional que possa simplificar o processo.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente ao desenvolvimento do seu negócio enquanto deixa a parte burocrática para quem entende do assunto.


Falta de Dinheiro 

Certamente a falta de dinheiro está entre os principais desafios das pequenas empresas. Geralmente, negócios que se enquadram nessa modalidade ainda não faturam tão alto e nem dispõem de muito capital para investir.

Não é à toa que 29% dos entrevistados na pesquisa Sobrevivência de Empresas do Sebrae afirmaram que faltou dinheiro, financiamento ou capital de giro para manter o negócio de pé.

Como superá-lo? Eu preciso adiantar que, captar investimentos para a sua empresa pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Dentre as formas mais comuns de conseguir dinheiro, estão: linhas de crédito com bancos, financiamento, investidores e, se estiver nos seus planos, é possível encontrar um sócio que esteja disposto a tocar o negócio com você.


Gestão Financeira 

Seria impossível falar sobre desafios e não citar a gestão financeira, ou melhor, a falta dela. Talvez por falta de experiência, alguns empreendedores negligenciam essa etapa ou vão “empurrando com a barriga”, do jeito que sabem.

Porém, ela é extremamente importante para todo empresário. Saber analisar, controlar e planejar toda a parte financeira não é fácil para quem não entende do assunto.

Como superá-lo?

Para superar esse desafio, há duas principais alternativas: investir em capacitação para se tornar especialista no assunto ou contratar uma empresa que já tenha experiência no ramo.

Ter profissionais dispostos a colaborar com toda a parte contábil da empresa, certamente, vai contribuir para o desenvolvimento saudável do seu negócio e diminuir o número de desafios que precisam ser enfrentados diariamente.

Neste caso, a contabilidade pode ser um divisor de águas para o seu negócio. É muito mais prático poder contar com um time completo de profissionais sempre dispostos a olhar para o seu negócio de forma humanizada e sanar todas as suas dúvidas.

Se você quer descomplicar a contabilidade da sua empresa e alcançar o máximo do seu potencial, clique aqui para falar com um especialista do nosso time. Será um prazer te ajudar. 

Até a próxima =D 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.