Publicitário: tudo o que você precisa saber sobre a carreira (salário, formação e áreas de atuação)

07/09/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Publicitário: tudo o que você precisa saber sobre a carreira (salário, formação e áreas de atuação)
Geralmente, o publicitário é a “cabeça” por trás das campanhas publicitárias, das estratégias de comunicação, do gerenciamento das mídias sociais e da parte criativa do audiovisual das marcas. Justamente por isso, o mercado de trabalho dessa área é bem amplo e permite que os profissionais trabalhem em empresas (públicas e privadas) ou para si mesmo.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a formação, o mercado, os desafios, o salário e as formas de atuação dos publicitários. 

Pensando nisso, hoje eu respondo as principais dúvidas relacionadas à carreira na publicidade. Quer saber tudo sobre a área? Então, confira a seguir!


Formação 

Quem deseja ser publicitário precisa, necessariamente, se graduar em Publicidade e Propaganda, que é uma das vertentes da Comunicação Social. Normalmente, a graduação tem duração de 4 anos e pode ser cursada tanto em universidades públicas quanto particulares.

Durante o curso, os alunos aprendem e são estimulados a desenvolver habilidades de fotografia, design, redação, criação, marketing, comunicação política, criatividade, comportamento do consumidor etc.

Contudo, assim como outros profissionais, o publicitário também pode se especializar e se aprofundar em áreas mais específicas que queira dominar, como: marketing, gerenciamento de mídias sociais, pesquisa de mercado e produção de eventos. Na verdade, existem várias especializações que complementam a graduação.


Salário 

O salário de um publicitário costuma variar bastante de acordo com o cargo, com o nível de experiência e com a empresa. Além disso, a localidade em que o profissional atua também costuma fazer diferença na remuneração.

Dados do Educa Mais Brasil apontam as seguintes médias salariais em uma empresa de médio porte:

● Trainee: R$ 1.686,22 
● Júnior: R$ 2.107,78 
● Pleno: R$ 2.634,72 
● Sênior: R$ 3.293,40 
● Master: R$ 4.116,75

Esses valores são correspondentes à média salarial em empresas privadas, mas no serviço público não é muito diferente. Enquanto a remuneração prevista para publicitário no concurso de 2023 da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), na Paraíba, era de R$ 3 mil, o concurso de 2020 da Prefeitura de Mogi das Cruzes, em São Paulo, oferecia um salário de R$ 5.862,49.

Empreender no mercado publicitário também pode gerar uma remuneração diferente, para mais ou para menos, de acordo com a área de atuação que você pretende seguir.


Desafios da profissão

Como acontece em outros mercados, os profissionais também precisam enfrentar alguns desafios e é importante conhecê-los antes mesmo de se graduar.

O primeiro deles é a pressão pela criatividade. Como você deve imaginar, a criação faz parte da rotina dos publicitários e, muitas vezes, as pessoas esperam que eles sempre tenham uma ideia incrível para apresentar. Claro que isso nem sempre é um problema, mas diante da competitividade existente, a busca por ideias inovadoras e originais pode ser um desafio e tanto.

Só em 2022 foram investidos mais de R$ 21 bilhões em publicidade no Brasil e, embora esse seja um ponto muito positivo, os profissionais precisam fazer jus a esse investimento atendendo as expectativas dos clientes e do mercado.


Áreas de atuação 

Como eu disse, o mercado de trabalho para publicitários é bem amplo e eles podem atuar em diversas frentes. Por isso, selecionei as principais áreas de atuação para que você entenda um pouco mais sobre cada uma delas antes de investir na profissão.


Agência de publicidade 

Este é um dos caminhos mais seguidos na área, já que existem inúmeras agências espalhadas pelo Brasil. Normalmente, eles são responsáveis por criar anúncios, pensar em estratégias de marketing, elaborar campanhas e desenvolver conteúdos para mídias on-line e off-line.

E, por ser um profissional versátil, um publicitário pode atuar como: diretor de arte, redator publicitário, atendimento, analista de dados, estrategista ou social media, dependendo da carreira que ele decidiu seguir.


Comunicação corporativa 

Nesse caso, os profissionais podem prestar serviços para várias empresas ou atuar em uma só, de forma fixa. A intenção é construir, gerenciar e fortalecer a imagem corporativa de determinada instituição, criando um relacionamento entre ela e o público que pretende atingir.

Dentre as atividades desempenhadas pelos profissionais estão a gestão de crise, a produção de conteúdos, a elaboração de campanhas de comunicação internas, a pesquisa de tendências, os eventos, etc. As atribuições costumam variar de acordo com as necessidades e com os objetivos de cada empresa.


Freelancer 

O publicitário freelancer é um profissional independente sem vínculo empregatício que trabalha para diferentes empresas, geralmente por meio de contratos. Nesse ramo, é possível fazer gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo, edição de vídeos, consultoria, ser designer gráfico, gestor de tráfego e outros.

Um dos pontos mais positivos é a possibilidade de atuar em diferentes áreas, com projetos distintos e flexibilidade. Já o ponto negativo é não ter uma renda fixa mensal e precisar ir buscar clientes constantemente para conseguir novas demandas de trabalho.


Marketing 

Normalmente, um publicitário que trabalha com marketing atua diretamente com a promoção de marcas, elaborando estratégias que atraiam consumidores e aumentem as vendas.

Se optar por essa área, o profissional precisará entender o mercado que a empresa atua, fazer planejamentos estratégicos, desenvolver campanhas, analisar dados, e fazer a gestão de projetos de comunicação. Ou seja, nada que fuja da área de um publicitário que atua em qualquer outro setor.


Empreendedor 

E, claro, eu não poderia deixar de citar a possibilidade de empreender como publicitário. O mercado é realmente amplo e é possível investir na maioria das áreas de atuação.

O profissional pode, por exemplo, abrir uma agência de publicidade, oferecer consultorias, ministrar treinamentos e cursos, agenciar influenciadores, organizar eventos, etc. Na verdade, as opções variam de acordo com o conhecimento técnico e a experiência da pessoa.

É importante lembrar que “publicitário” não é uma das ocupações permitidas para ser Microempreendedor Individual (MEI). Mas isso não quer dizer que o profissional não pode abrir a sua própria empresa e pagar taxas reduzidas.

Se ele optar pelo Simples Nacional, como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), também terá acesso a uma carga tributária reduzida e unificada.

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