Posso trocar de contador? +Dicas para escolher a melhor contabilidade

01/12/2022 às 00:00:00 • 05 minutos
Posso trocar de contador? +Dicas para escolher a melhor contabilidade
Sem querer puxar sardinha para o nosso lado, mas eu me atrevo a dizer que a contabilidade é o braço direito de qualquer empresa. De acompanhamentos rotineiros mensais até folhas de pagamento, uma contabilidade capacitada e de confiança pode, além de manter as questões fiscais sempre em dia, contribuir para o aumento da receita do negócio.

Claro que estou falando de atendimento personalizado e análise de cada cliente para que as melhores soluções sejam oferecidas. Só para se ter uma ideia, através de uma análise profunda de cada empresa e com a devida orientação contábil, é possível pagar menos impostos.

Uma dessas formas está relacionada ao Fator R, um cálculo feito para descobrir se a sua empresa pode se beneficiar de uma pequena redução no percentual que a sua empresa paga sobre o faturamento. Inclusive, nós temos esse artigo completo sobre o Fator R e como ele pode ser um divisor de águas para o seu negócio.

Mas como em qualquer setor, nem tudo são flores. Por mais que existam excelentes empresas e profissionais na área da contabilidade, vez ou outra o empresário pode se ver insatisfeito com o serviço prestado. Isso pode acontecer. É normal cometer equívocos na hora de contratar um prestador de serviços. 

No entanto, o que não é nada normal, é estar insatisfeito com o serviço e permanecer junto de uma contabilidade que, por vezes, pode acabar prejudicando diretamente a sua empresa se o trabalho não for feito com maestria. 

Eu entendo que muitos empresários podem se sentir presos a um prestador de serviços, e ficarem temerosos ao buscar por mudança. Alguns até acreditam que, uma vez assinado o contrato com uma contabilidade, você será refém da empresa, mesmo que os serviços prestados estejam abaixo da sua expectativa. 

Mas eu estou aqui para te mostrar que isso NÃO É VERDADE. 

Então é possível trocar de contabilidade? 

SIM! 

Essa dúvida é mais comum do que você imagina. Então hoje eu vou te mostrar os motivos para trocar de contabilidade, como fazer isso e ainda te dar algumas dicas para escolher a parceria ideal.


Principais Motivos 

Eu ainda não conheci ninguém que acordou e logo pensou:

"Poxa vida, que vontade de trocar a minha contabilidade!”

O que eu quero dizer com isso é que você, enquanto empresário, sempre irá buscar o que é melhor para a sua empresa. A jornada no empreendedorismo é uma grande maratona, e se no meio do caminho você percebe que a contabilidade (que deveria ser seu braço direito) não está de acordo com o que você busca, é melhor repensar essa parceria.

Mas seguindo o exemplo acima, se ninguém acorda de manhã e decide isso do nada, quais são os principais motivos que levam empresários a procurarem novas soluções contábeis para os seus negócios?

Atendimento: quando você contrata um prestador de serviços você está pagando para “pegar emprestado” uma habilidade que você e a sua empresa não possuem. Pense comigo:

Digamos que você seja um dentista e que possua a sua própria clínica. Você estudou anos a fio para se especializar na saúde bucal das pessoas, e é nisso, e somente nisso que você deveria focar.

Você acha que faz sentido, parar todas as suas atividades e começar uma especialização em contabilidade apenas para cuidar desse assunto na sua empresa?

Claro que não.

É por esse motivo que você contrata profissionais especializados e, ao fazer isso, você espera um trabalho feito com excelência, assim como um atendimento digno e humanizado.

Um atendimento ruim é composto por diversos aspectos como unilateralidade na comunicação, menosprezo de dúvidas e dificuldade em dar retornos. Como ninguém gosta de não ser bem tratado, esse é um dos maiores motivos para que empresas queiram trocar de contador.

Negligência: como vimos acima, você está em busca de uma empresa que cuide da sua contabilidade enquanto você coloca todo o foco em crescer o seu negócio. No entanto, a parte contábil de uma empresa é de enorme importância, e a falta de atenção a ela pode acarretar em consequências que vão além de prejuízos e multas.

Excesso de papelada: graças ao desenvolvimento digital e a “dominação mundial” da internet, processos e consultas se tornaram muito mais rápidos e ágeis. Uma contabilidade com pensamento antigo que não oferece as ferramentas certas para os clientes, pode deixar as coisas bem desgastantes.

Diante de tanta tecnologia, pode ser bastante desanimador para o empresário dar de cara com uma contabilidade que não acompanha os avanços tecnológicos e trabalha com processos “quadrados” que dificultam o acesso à informação.


Como Trocar? 

Certo, já vimos que é possível trocar de contador e alguns motivos que levam os clientes a isso. Mas como isso é feito na prática?

Aviso prévio: ao contratar a sua contabilidade, você assinou um contrato de prestação de serviços. É comum que esses contratos exijam um aviso com 30 dias de antecedência. É sempre importante respeitar o contrato, de forma que o contador atual possa ter ciência da sua saída e cuidar de algumas questões como documentos e honorários.

Escolher uma nova contabilidade: com o aviso prévio, você ainda terá 30 dias de serviços com o antigo contador. Aproveite esse momento para pesquisar um novo prestador de serviços. Assim você terá tempo de analisar os prós e contras de cada empresa para tomar a decisão mais assertiva.

Documentação: assim que começar o seu contrato com o novo contador é importante reservar um tempo para analisar tudo sobre a situação atual da sua empresa e checar documentos e obrigações.


Dicas Para Escolher 

Bem Claro que é impossível prever se uma relação entre duas empresas será sempre boa e frutífera, mas nós podemos usar algumas dicas para encontrar o contador ideal para o seu negócio.

Eu citei, anteriormente, alguns motivos que levam empresas a deixarem seus atuais contadores em busca de soluções mais adequadas. Então, criando um paralelo, vamos pensar no que leva alguém a ficar satisfeito com uma contabilidade.

Bom atendimento: tudo começa na comunicação. Ter uma comunicação humanizada e eficiente é, certamente, um excelente motivo para escolher uma contabilidade. É muito benéfico para o seu negócio poder contar com especialistas altamente treinados e que estão sempre dispostos a sanar as suas dúvidas.

Assiduidade: a contabilidade de uma empresa é importante demais para permitir erros ou falta de atenção. Você já sabe que existem diversas consequências por não cumprir as obrigações contábeis do seu negócio. Por esse motivo é importante ter uma equipe de profissionais extremamente atenta e que trate o seu negócio como único, oferecendo sempre, soluções personalizadas de acordo com a sua necessidade.

Tecnologia: essa deve ser sempre uma aliada do empreendedor. Ao contrário da papelada de antigamente, a contabilidade ideal se mantém sempre atualizada e oferece soluções simples e objetivas para os problemas dos seus clientes.

Imagine um aplicativo completo e exclusivo em que você pudesse acompanhar todos os dados da sua empresa. Seria ótimo, não é?

Então ficará feliz em saber que a Razonet tem o app perfeito para que você tenha total controle da sua empresa na palma da sua mão. Além disso, nós cuidamos de cada cliente de forma única e estamos sempre atentos aos detalhes que podem impactar no seu negócio.

É muito simples. Basta clicar aqui para falar com um especialista do nosso time. Eu tenho certeza que você se encantará logo na primeira conversa. 

Até a próxima. :)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.