Pós-vendas: Como Reter Clientes


Realizar uma venda é uma vitória para a empresa! E se o cliente não comprar mais ou se ele cancelar a recorrência do seu serviço?

Todo esforço para realizar uma venda não tem muito valor se você não continuar com esse cliente. Mas o que fazer para reter?

Esse é o artigo de hoje! Temos várias dicas de pós-vendas para utilizar no seu dia a dia. Já sabe né?! Anote tudo e utilize as dicas assim que terminar a leitura!

 

Vendi meu produto e agora?

O que fazer após a venda?

Primeiro vamos analisar a seguinte situação: uma contratação na sua empresa, um novo colaborador que irá realizar o atendimento aos clientes. No primeiro dia de trabalho você passa todas as instruções sobre o atendimento, produtos, serviços, horários, regras e tudo que ele precisa saber para fazer o trabalho diário, não é mesmo?!

Isso é o que você precisa fazer com o seu cliente. Ele precisa saber com funciona o seu produto/serviço, como entrar em contato, quem são as pessoas que irão atendê-lo para tirar dúvidas, prazos (quando necessário), garantia etc.

Uma dica para reter esse cliente é organizar um documento digital ou impresso, como um manual. Colocar todas as informações que ele precisa saber agora que comprou da sua empresa. Coloque imagens, o rosto das pessoas que irão atendê-lo e deixe atrativo, nada de textos longos, combinado?! Faça ele se sentir próximo da sua empresa.

 

Tenha um excelente atendimento

Se o seu cliente precisar entrar em contato, quais são os meios disponíveis? Você tem um número de WhatsApp exclusivo para a sua empresa?

Hoje, muitas pessoas e empresas, utilizam o WhatsApp como preferência para solicitar atendimento. Lembre-se de deixar o número disponível nas redes sociais.

Para reter esse cliente contrate um profissional e capacite para o atendimento. É importante que a pessoa esteja disponível no horário informado ao cliente, atenda rapidamente, seja simpática, responda às dúvidas e engaje o cliente.

Leia mais em: Atendimento ao cliente: Dicas práticas

 

Mantenha o contato!

Se você possui uma empresa com serviços recorrentes, como é o caso da Razonet, é importante que você mantenha o contato com o seu cliente. Conheça ele de verdade e produza conteúdos de interesse da sua persona.

Leia mais: Persona: o que é e porque é importante para minha empresa

Se o serviço não é recorrente, mantenha o contato mesmo assim! Peça permissão para envio de informações, promoções, dicas de uso etc.

Uma dica para reter esse cliente é criar um cronograma de envio de materiais educativos, práticos e de entretenimento, mas seja criativo. Crie conteúdos em vídeo, podcast, e-book, faça uma lista de transmissão no WhatsApp ou encaminhe por e-mail.

 

Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é para aqueles clientes fiéis que retornam na sua empresa e compram o seu produto e até indique seus amigos.

Exemplo: Crie um cartão personalizado com selos, completando 10 selos, ele ganha um produto novo.

Tenha cuidado para não fazer uma venda forçada, onde ele só vai comprar porque vai ganhar algo ao completar o cartão.

Conquiste ele com um bom atendimento e com a qualidade do seu produto. Assim, o cartão fidelidade será apenas uma consequência.

 

Faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes!

Receber feedback dos seus clientes é uma ótima ideia para saber onde errou e como consertar.

Faça as perguntas certas e saiba como melhorar o atendimento, quais novos serviços você pode oferecer, como melhorar a experiência do usuário, quais as sugestões para melhorar a qualidade e, principalmente, saiba se o seu cliente indicaria a sua empresa para um amigo.

Essa é a pergunta que não pode faltar: Você indicaria a nossa empresa para um amigo?

Se o feedback for positivo, aproveite para trabalhar em uma estratégia de marketing de indicação, onde seus clientes indicam a sua empresa e recebem algo em troca. Como é o indique e ganhe da Razonet, ao indicar um amigo você ganha uma mensalidade.

Se o feedback for negativo, descubra quais pontos pode melhorar e faça agora mesmo!! Não perca tempo e nem clientes.

Se você adotar essas estratégias para reter os clientes, eles ficarão mais satisfeitos e a sua equipe também.

Pessoas satisfeitas indicam a sua empresa.  

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