Por que Eireli se tornou SLU? O que é, vantagens e como abrir?

23/01/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
Por que Eireli se tornou SLU? O que é, vantagens e como abrir?
Quando o assunto é empreender nós sempre buscamos as melhores soluções de acordo com cada necessidade. Isso acontece em todos os níveis, desde a formação da equipe, escolha dos fornecedores, marketing e tudo mais.

Também é de suma importância saber o melhor tipo de CNPJ de acordo com a empresa e seus objetivos. Isso pode variar de acordo com o nicho de atuação, previsão de faturamento, número de funcionários e capital social.

A Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) era uma natureza jurídica bastante conhecida por separar o patrimônio pessoal da pessoa jurídica, assim como a LTDA, mas sem a necessidade de um sócio. No entanto, um dos requisitos para que fosse aberta, era a comprovação de um capital de pelo menos 100 salários mínimos.

Considerando o salário atual (janeiro de 2023) de R$1302,00 (mil trezentos e dois reais) o capital mínimo para abrir uma empresa Eireli seria de R$130.200,00 (cento e trinta mil e duzentos reais).

Dessa forma, a maioria dos empreendedores que queriam abrir um CNPJ com responsabilidade limitada, acabavam optando por uma LTDA. Esse formato exige que a empresa possua no mínimo dois sócios e, por vezes, o verdadeiro empreendedor colocava algum familiar como sócio apenas para cumprir as obrigações.

Então em 26 de Agosto de 2021 a Eireli foi descontinuada a partir da aprovação da Lei nº 14.195/2021. Desde então, toda empresa Eireli se tornou uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) e o processo ocorreu de forma automática.

De forma direta, a SLU é um tipo de CNPJ que desfruta dos mesmos benefícios da Eireli, mas não exige um capital social mínimo de 100 salários. Bem mais interessante, não é mesmo? 

Vale notar que SLU é a nomenclatura que serve para determinar que se trata de uma sociedade unipessoal, ou seja, só existe um dono, enquanto que sua natureza jurídica é LTDA.

Mas quais são os principais benefícios da SLU e porque facilitou tanto a vida dos empreendedores?


Vantagens SLU 

Sócios: por se tratar de uma sociedade unipessoal, a SLU não requer que você forme um quadro societário para ter o seu CNPJ. Nós sabemos que nem sempre é fácil encontrar um um ou mais sócios para constituir uma empresa, então esse é um ponto que você não precisa se preocupar no caso da SLU.

Responsabilidade Limitada: esse termo quer dizer que os seus bens ficam totalmente separados da pessoa jurídica, evitando que possíveis problemas interfiram na sua vida pessoal.

Claro que ninguém começa uma empresa pensando em falência ou processos, mas eventualmente eles podem ocorrer. Nesses casos, o único capital utilizado para pagar essa eventualidade será o da empresa, enquanto o seu patrimônio pessoal permanece seguro.

Regime tributário: outra vantagem da SLU é que o empreendedor pode optar pelo Simples Nacional. Esse é um regime tributário com inúmeras vantagens e um dos mais queridos entre os empresários. Nós também temos esse artigo completo para você aprender Tudo Sobre o Simples Nacional.

CNAE: a SLU permite ao empreendedor exercer todas as atividades econômicas. CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e possui diversas funções, sendo uma delas, demonstrar para o governo quais atividades a sua empresa exerce. Você pode clicar aqui para saber mais sobre os CNAEs.

A SLU traz consigo diversas vantagens, tornando o processo mais fácil e dando maior autonomia ao empreendedor, mas quais são as etapas para começar tudo do jeito certo?


Como Abrir Uma SLU 

À primeira vista, abrir uma empresa, quase sempre parece algo extremamente difícil e complicado. Mas se destrincharmos o processo e separar por etapas, tudo se torna mais claro.

Para abrir a sua SLU basta seguir os seguintes passos:

1. Criar um certificado digital do seu CPF ou possuir uma conta GOV.BR e possuir o selo Ouro ou Prata. Agora, em algumas Juntas Comerciais é possível realizar a abertura da empresa sem o certificado;

2. Fazer o pedido na Junta Comercial do seu estado;

3. Preencher o documento DBE (Documento Básico de Entrada) para solicitar o CNPJ na Receita Federal;

4. Preencher a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) para a Junta Comercial e Receita Federal;

5. Pagar todas as taxas;

6. Assinar a documentação;

7. Protocolar a abertura da sua empresa;

Eu sei que a vida de um empreendedor não é nada fácil e as obrigações beiram o infinito. Então ter que se preocupar com um processo completamente novo pode ser desanimador e soar extremamente desgastante.

Mas isso é fácil de resolver. Em vez de acrescentar mais uma tarefa no seu dia a dia, basta ter uma contabilidade de confiança para cuidar de todo o processo e te orientar a cada passo. Dessa forma você garante que será instruído pelos melhores profissionais e poderá focar 100% da sua energia no seu negócio.

Ainda tem dúvidas? Basta clicar aqui para falar com alguém do nosso time. Tenho certeza que podemos ser o braço direito da sua empresa.

Até a próxima! :)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.