Odontologia: um guia completo para seguir essa carreira (mercado, salário e especialidades)

02/02/2023 às 00:00:00 • 10 minutos
Odontologia: um guia completo para seguir essa carreira (mercado, salário e especialidades)
A odontologia é uma atividade extremamente antiga e também uma das áreas mais respeitadas da medicina. O dentista é responsável por cuidar da saúde bucal das pessoas com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e problemas dentários. Além de cuidar da saúde em si, ele também desempenha um papel importante na estética e na qualidade de vida das pessoas.

Para se tornar um dentista é preciso ter uma formação acadêmica e dedicar anos aos estudos, além de cumprir horas em um estágio obrigatório, de forma que o aluno possa vivenciar o ambiente e a rotina de um consultório.

O mercado odontológico é extremamente promissor e cada vez mais pessoas estão buscando atendimento em clínicas e consultórios, seja por motivos de saúde ou estética. Então se você está considerando seguir carreira nessa área, saiba que ainda há espaço para muitos profissionais, e existem diversas áreas para escolher dentro da odontologia.


Salário 

O salário é, geralmente, um dos pontos mais importantes na hora de escolher uma profissão. Só para se ter uma ideia, a média salarial dessa profissão no Brasil é de R$4.316,00.

No entanto, se você tem o sonho de empreender, saiba que os ganhos podem ser ainda maiores, e tudo irá depender da sua atuação como dentista e empreendedor. É possível abrir um consultório, uma clínica com várias especialidades ou até investir em uma franquia.

Se o seu lado empreendedor falar mais alto, lembre que você pode sempre contar com a Razonet para o que precisar. Somos a primeira contabilidade digital do Brasil e temos um time completo de especialistas prontos para descomplicar a contabilidade do seu negócio.


Especialidades

A odontologia é uma área médica bastante diversificada e abrange diversas especialidades que tratam de problemas distintos da saúde bucal. Essa é uma grande vantagem, pois se você se dá bem com crianças, por exemplo, pode ter uma clínica voltada exclusivamente para esse público. Aqui estão algumas das especialidades:


Clínica Geral 

O foco desta área é tratar problemas bucais comuns, como cáries, doenças gengivais e extrações dentárias. Aqui, o profissional é responsável por manter a saúde bucal dos pacientes através de limpezas e tratamentos preventivos. Também é importante que o dentista geral acompanhe seus pacientes através de exames regulares, a fim de prevenir as doenças bucais.


Endodontia 

O profissional desta área é especializado no tratamento de canal. É ele quem faz a remoção da polpa dental infectada. O objetivo desse tratamento é salvar o dente afetado pela inflamação da polpa. Essa inflamação pode ser causada por infecções e se tornar extremamente dolorosa se não for tratada corretamente.


Periodontia 

Essa área se concentra no tratamento de doenças relacionadas à gengiva e às estruturas que suportam os dentes. Aqui o objetivo é manter o tecido gengival saudável, além de prevenir a perda dentária.


Ortodontia 

O objetivo desta especialidade é corrigir problemas de mordida e alinhamento dos dentes. O ortodontista pode prescrever aparelhos dentários para corrigir problemas como mordida cruzada, mordida aberta e dentes tortos, melhorando inclusive, a aparência dos dentes.


Prótese Dentária 

O especialista dessa área se concentra na confecção de próteses dentárias como dentaduras, pontes e coroas. Essa especialidade cuida tanto da aparência quanto da função dos dentes, melhorando a saúde e a autoconfiança dos pacientes.


Implantodontia 

A implantação dentária é uma especialidade que se concentra na colocação de implante dentário para substituir dentes perdidos. Aqui o objetivo é restaurar a aparência e função dos dentes.


Odontopediatria 

Essa especialidade se concentra no tratamento de problemas dentários em crianças. O objetivo desse profissional é garantir que as crianças tenham uma boa saúde bucal desde cedo, ajudando a desenvolver hábitos saudáveis que podem evitar diversos problemas futuros.


Odontogeriatria 

Essa é a especialidade focada no tratamento da saúde bucal dos idosos. O objetivo desse profissional é proporcionar às pessoas da terceira idade, mais conforto e segurança em relação à saúde dos dentes.


Carreira 

A carreira de dentista oferece muitas possibilidades diferentes, tanto nas especialidades quanto na forma que deseja conduzir sua carreira.


Concursos Públicos 

Concursos públicos são uma ótima opção para quem deseja trabalhar em instituições públicas, como hospitais ou clínicas do governo. Neste caminho o dentista pode esperar uma remuneração estável, além de trabalhar com pacientes de todas as classes sociais.


Consultório Particular 

Esse é o formato mais comum para trabalhar como dentista. Com o seu próprio consultório é possível ter um horário mais flexível e oferecer serviços especializados do seu interesse. Aqui você também pode formar uma parceria com outros profissionais da área a fim de reduzir os custos iniciais. Nesse caso, a remuneração depende exclusivamente do volume de clientes que você atende mensalmente.


Carreira Acadêmica 

Esse é o melhor caminho para aqueles que desejam compartilhar seus conhecimentos com outros profissionais da área. Nesse caso é possível se tornar professor em uma instituição de ensino superior, ou pesquisador em uma instituição de pesquisa. Aqui a remuneração pode ser bem interessante, mas depende da instituição e do cargo ocupado. A carreira acadêmica também oferece uma ótima oportunidade de contribuir para o avanço da odontologia como um todo.


Empreendedorismo 

Esse é o caminho para aqueles que sonham ter o próprio negócio. Aqui é possível empreender com uma clínica particular e até com uma franquia. Nesse caso, o dentista se torna responsável por todas as decisões do negócio, incluindo a gestão financeira, contratação de funcionários e aprovação de estratégias de marketing. Embora possa ser algo desafiador, tocar um negócio pode gerar grandes resultados financeiros.

Espero que esse guia tenha te ajudado a entender essa carreira de grandes possibilidades. E caso você seja um profissional com perfil empreendedor, clique aqui para falar com o nosso time. Nós vamos te auxiliar em todo o processo de criação do seu CNPJ e descomplicar a contabilidade do seu negócio. 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.