O que não te contam sobre aumentar as visualizações no YouTube: Título + Thumb

09/01/2023 às 00:00:00 • 05 minutos
O que não te contam sobre aumentar as visualizações no YouTube: Título + Thumb
É impossível falar de vídeos online sem mencionar o YouTube. Pessoas e empresas sobem milhares de vídeos novos todos os dias, falando sobre os mais variados temas. Seja uma empresa de instalação de ar condicionado que deseja divulgar os seus serviços, um personal que dá dicas de treino para iniciantes ou uma esteticista que mostra o antes e depois das suas clientes, o YouTube é uma imensa vitrine de conteúdo e pode ser um divisor de águas na estratégia do seu negócio.

Muitas empresas têm usado essa plataforma com o objetivo de alcançar mais clientes, ensinar através de tutoriais ou apenas gerar conteúdo para aumentar o engajamento. Então se a sua empresa já possui um canal no YouTube, saiba que existem técnicas que podem melhorar bastante os seus resultados.

Você já deve ter ouvido falar no tal algoritmo do YouTube que é, basicamente, um conjunto de regras de programação que serve para medir a qualidade do conteúdo, monitorar as regras da plataforma e entender os interesses de cada usuário. Entender sobre o algoritmo é, sim, importante. Mas o fator humano é algo que jamais pode ser deixado de lado. Afinal de contas, são pessoas assistindo ao conteúdo.

Por esse motivo o algoritmo não é tudo, e é possível trabalhar para aumentar o interesse das pessoas no seu conteúdo de forma orgânica. Pense comigo: se algoritmo fosse tudo, o YouTube não precisaria dos criadores de conteúdo.

Se você perguntar para qualquer pessoa se ela deseja aumentar seus resultados no YouTube, a resposta será sim 100% das vezes. Mas nem sempre fica nítido como fazer isso, e muitos acreditam que a única forma de melhorar a performance é pagando para impulsionar.

Então hoje eu vou te apresentar uma métrica chamada CTR e como ela pode impactar diretamente os seus resultados.

CTR (click through rate) pode ser traduzido como “taxa de cliques” e mede, basicamente, quantas pessoas clicaram no seu vídeo após ver sua thumb e título. O motivo dela ser tão importante é que, quando otimizada, consegue despertar maior interesse no público, assim como tornar o seu vídeo mais recomendado pelo algoritmo. Vou te mostrar como funciona na prática:

Digamos que você subiu um vídeo no seu canal, o algoritmo do YouTube recomendou para 100mil usuários e o seu CTR é 1%. Isso significa que, a cada 100 pessoas recomendadas, 1 clicou para assistir ao seu conteúdo, totalizando 1000 visualizações.

Ou seja, se você melhorar o seu CTR de 1% para 5%, por exemplo, o mesmo vídeo teria 5000 visualizações em vez de 1000. 

Perceba que nesse exemplo você não precisou mudar seu conteúdo, não gastou dinheiro com anúncios e nem investiu em novos equipamentos. O CTR foi a única métrica otimizada para melhorar o resultado em 5x. 

Mas como é possível fazer isso na prática e alcançar cada vez mais pessoas? Para aumentar o CTR é preciso que você se preocupe com apenas dois fatores: título e thumb. E nesse artigo eu vou mostrar como você pode aumentar as visualizações apenas cuidando dessa métrica.


Título 

Se você elencar os vídeos mais assistidos do YouTube, vai perceber que a maioria deles tem algo em comum: títulos chamativos. Um título bem feito é capaz de provocar a curiosidade do usuário e despertar alguma emoção. 

Mas existe uma linha muito tênue entre chamar a atenção e mentir (que jamais deve ser feito). Esse é um erro que impede muitos canais de crescer por um motivo bem simples. Imagine um título extremamente chamativo, você clica nele e percebe que o conteúdo não entrega o que foi prometido. Neste cenário é bastante provável que você dê dislike no vídeo e nunca mais consuma conteúdo do canal em questão.

Por isso, é importante ressaltar que você pode sim, criar títulos chamativos e que deixem a audiência curiosa, mas é preciso entregar 100% do que foi prometido.


Limite de Caracteres 

Para criar um bom título é preciso ficar atento ao limite de caracteres da plataforma. Hoje, o YouTube permite que os títulos tenham até 100 caracteres, mas isso não significa que você deva usar todos.

A maioria dos dispositivos móveis exibe entre 60 e 70 caracteres sem que as palavras sejam cortadas. Então, se você mantém os seus títulos dentro desse limite, o usuário poderá lê-lo por completo.


Palavra-chave 

Para criar um bom título é importante que você escolha as palavras-chave corretamente, dessa forma, além do algoritmo entender do que se trata seu conteúdo, o usuário saberá exatamente o assunto do vídeo.

Você pode usar aplicativos como o Tube Buddy para ver quais palavras-chave os seus concorrentes estão usando e, assim, decidir as melhores para o seu vídeo.


Palavras de Nicho 

Outra tática interessante para criar títulos mais coerentes é escolher palavras de nicho, que são, basicamente, palavras que fazem muito sentido para um público específico. Se você entrar no YouTube e procurar por canais de finanças, por exemplo, vai perceber que muitos utilizam essa técnica ao incluir em seus títulos palavras que são do interesse dos usuários, como: economizar, investir, lucro, ganhar e etc.

Você pode considerar palavras que fazem sentido para o seu público e adaptar essa estratégia de acordo com o seu nicho.


Números 

Outra estratégia para despertar o interesse da audiência é usar números sempre que possível. Digamos que você criou um vídeo ensinando a fazer “três receitas de bolo”. Nesse caso você pode trocar a palavra “três” pelo algarismo. Dessa forma, o título poderia ficar mais ou menos assim: “3 Receitas de Bolo Para Fazer na Páscoa”.


Thumb 

A thumbnail é a miniatura que aparece acima do título de um vídeo. Tornar a thumb mais atraente, definitivamente aumentará as suas visualizações, afinal de contas, ela é o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo.

No tópico da thumb existem 2 fatores para ficar atento: texto e imagem. Vamos dar uma olhada em cada um deles.


Texto 

O que está escrito na thumb é tão importante quanto o que está no título. Por isso devemos ficar atentos para não transformá-la em um panfleto de supermercado repleto de informações.

a) Tamanho: dê preferência a textos mais curtos. A thumb não é o lugar para explicar o seu conteúdo. Sua função é chamar a atenção do usuário e resumir a ideia do vídeo em poucas palavras.

b) Coerência: como falamos anteriormente, a thumb e o título de um vídeo são responsáveis pelo CTR. Por isso, sempre deixa ambos alinhados, de forma que um complemente o outro. Não adianta ter um título perfeito se a thumb passa uma ideia completamente diferente.

c) Legibilidade: lembre-se que a maioria dos vídeos são assistidos através de um celular, então é importante dar foco à legibilidade da thumb. Não adianta nada criar a thumb perfeita e escolher uma fonte difícil de entender. 


Imagem 

Ao escolher uma imagem para a sua thumb, dê preferência para as mais nítidas e limpas. É extremamente confuso ver uma imagem cheia de elementos.

Você já deve ter visto algumas thumbs em que o dono do canal aparece fazendo alguma expressão facial. Esse estilo é bastante utilizado porque desperta emoções no usuário, aumentando ainda mais a taxa de cliques.

Vale notar que, independente do estilo de imagem, assim como o texto, ela deve estar completamente relacionada ao assunto do vídeo.


Bônus 

Mais importante do que aprender os princípios para aumentar seu CTR é colocar em prática estes ensinamentos. Então não se acanhe ao testar várias possibilidades e ver qual funciona melhor para o seu canal.

Uma última dica é: NUNCA teste título e thumb ao mesmo tempo. É preferível que você faça os testes separadamente, pois, caso você perceba diferença no resultado, saberá exatamente o que o causou.

Espero que você aplique essas técnicas e veja o canal da sua empresa crescer cada vez mais. :)

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