O que é MVP e como criar o seu

19/06/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
O que é MVP e como criar o seu
Se você empreende, deve saber que desenvolver uma nova ideia ou produto envolve bastante tempo, dinheiro e muitos testes, não é mesmo? E é justamente por isso que existe o MVP. Não faz ideia do que eu estou falando? Então descubra tudo neste artigo!

Embora não esteja presente no vocabulário de todos os empreendedores, o termo MVP é bem conhecido pelos fundadores de startups e empresários que apostam em ideias inovadoras. Por isso, é essencial que você saiba do que se trata, se está pensando em lançar algo novo no mercado.

Para te ajudar, eu respondi as principais dúvidas sobre o tema e separei um passo a passo completo de como fazer o seu MVP. Saiba tudo a seguir!


O que é MVP? 

MVP é a sigla de Minimum Viable Product (ou Produto Minimamente Viável, em português). Normalmente, ele é utilizado por empreendedores que estão desenvolvendo ou criando ideias, produtos ou serviços inovadores para serem lançados no mercado.

De forma resumida, o MVP é uma versão simplificada de um produto ou serviço para testar se ele é viável e, realmente, tem um bom potencial. Portanto, ele tem apenas recursos básicos e essenciais para serem utilizados e testados pelos usuários/clientes.

Um ótimo exemplo para esclarecer o termo é o Facebook. Em 2003, a rede social foi criada por Mark Zuckerberg e outros dois amigos, porém, a ideia inicial era que ela servisse apenas para a troca de mensagens entre os estudantes da Universidade de Harvard.

Como a plataforma, claramente, deu muito certo e se expandiu, passou a ser aberta ao público no ano seguinte. E, em 2008, o Facebook já era a rede social mais popular do mundo.

Independente da situação, o MVP é utilizado por pessoas reais que podem testar, avaliar e identificar falhas que possam impactar a experiência do usuário futuramente.

 

Por que é importante fazer um MVP? 

Fazer um MVP é extremamente importante e, para você entender melhor o porquê, eu vou voltar ao exemplo do Facebook!

Imagine que Mark Zuckerberg e os outros criadores tivessem lançado – logo no início – uma rede social aberta para qualquer pessoa. Certamente, como ainda precisava de ajustes, seria muito mais fácil os usuários simplesmente testarem, reclamarem e abandonarem o uso. 

Mas como eles lançaram um serviço direcionado para um público-alvo muito menor, puderam fazer testes, mudanças, analisar falhas, colocar feedbacks em prática para, enfim, lançá-lo mundialmente, depois de estar bem mais estruturado.

E isso não vale apenas para grandes projetos envolvidos com tecnologia. Pense que uma pessoa criou um novo sabor de hambúrguer, achou incrível e quer abrir uma loja no centro da cidade. Contudo, ela não tem certeza se vale a pena investir. 

O que ela faz para ter essa certeza? Utiliza o MVP! Nesse caso, ela pode fazer pequenas porções do hambúrguer para vender na frente de escolas, faculdades, praças ou em locais frequentados pelo público-alvo. A partir daí, será possível atestar se realmente o novo sabor terá chances (ou não) de fazer sucesso.

Dentre as vantagens de apostar nessa estratégia, estão: 

● Atestar a viabilidade da ideia: Sendo sincero, nem todas as ideias realmente dão certo, não é mesmo? Às vezes, o empreendedor acha que vai revolucionar o mercado e, no fim, não consegue causar o impacto que planejava. 

● Coletar feedbacks reais: Ter a opinião de especialistas e investidores é sempre bom, porém, não há ninguém melhor do que os próprios usuários para dar feedbacks construtivos. 

● Economizar recursos: Imagine fazer um lançamento gigante e cheio de expectativas e os usuários e clientes se depararem com um produto ou serviço bem diferente do que era esperado? 

● Minimizar as falhas: Poder trabalhar os erros nas fases iniciais é um privilégio para evitar maiores dores de cabeça no futuro. 

● Permite um produto final de alta qualidade: O produto ou serviço chega ao grande público bem melhor do que teria sido na fase inicial. É como ter duas possibilidades de “começar”.


Como fazer um MVP? 

Por ser uma versão mais básica e simplificada do produto final, o MVP é um pouco mais fácil de construir. No entanto, isso não quer dizer que o empreendedor deve lançar algo mal feito, só para ver se “cola” ou não.

Para te direcionar, eu separei 4 passos essenciais para quem quer fazer um MVP:

1. Tenha objetivos claros

É preciso ter em mente que um MVP não é uma estratégia para sair lançando produtos aleatoriamente. Para dar certo, é essencial ter objetivos claros e realistas.

Portanto, conheça o seu público-alvo, entenda as necessidades dele e trabalhe em cima de soluções práticas. O ideal é que, mesmo não sendo o produto final, consiga atender o usuário de forma adequada.

2. Defina os recursos mínimos

Como estamos falando de um produto minimamente viável, não é preciso ter todos os detalhes da versão final. Então, é preciso decidir – de forma estratégica – quais recursos e funcionalidades entrarão no MVP.

Se a ideia for uma loja virtual, por exemplo, é essencial que no site tenha uma página de apresentação de produtos e a outra de pagamento. Todo o restante pode ser incluído depois.

3. Acompanhe os testes de perto


De nada adianta criar um MVP, colocá-lo em fase de testes e não acompanhar os resultados e feedbacks, não é mesmo? Por isso, foque nessa etapa ou delegue essa tarefa para outro profissional da sua equipe.

Nessa fase, é extremamente importante acompanhar de perto o que os usuários estão falando para conseguir resolver ou melhorar cada um dos problemas.

4. Coloque melhorias em prática

Certamente, algumas coisas apontadas serão inviáveis para o seu produto/serviço ou não serão relevantes para a sua proposta. Porém, alguns feedbacks precisam ser colocados em prática para que as melhorias, de fato, ocorram.

Analise tudo o que os usuários estão dizendo para ver se há a possibilidade de colocar em prática. Isso é o que direciona o sucesso do produto ou do serviço quando for lançado na versão final.

E se você tem uma ideia para começar a empreender, mas não sabe bem como lidar com a contabilidade, deixa com a Razonet! Fale com especialistas no assunto e dedique-se inteiramente ao que realmente importa: o crescimento do seu negócio. 

Até a próxima! =D 

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