O que é a Razão Social de uma empresa?

02/06/2022 às 14:09:58 • 5 minutos
O que é a Razão Social de uma empresa?
Quando nascemos, nossos responsáveis registram nossos nomes como Pessoa Física, correto? Esse processo segue o percurso natural e também ocorre quando constituímos uma Pessoa Jurídica. A Razão Social, também conhecida como Nome Empresarial, é nome que constará em todos os documentos principais da empresa. Essa questão é definida no momento da abertura do seu negócio. Então, quando definir as atividades, capital social e endereço, você também escolherá qual será a Denominação Social.

Existem algumas regrinhas para definir a Razão Social da sua empresa:

MODALIDADE LTDA:

O nome precisa ter relação com as atividades que a empresa desempenhará, portanto, é necessário escolher uma opção que tenha compatibilidade com o objeto social da empresa. Nesse caso, também é possível utilizar o próprio nome como Razão Social, desde que sejam nome e sobrenome completos, sempre respeitando a nomenclatura LTDA no final. 

Além disso, a Junta Comercial, sempre analisará se já existe uma empresa registrada com o mesmo nome ou semelhante, no estado em questão.

MODALIDADE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL:

Já na modalidade de EI, o nome obrigatório precisa ser o do empresário (completo), podendo abreviar apenas os prenomes. Se houver uma empresa com o mesmo nome, é possível acrescentar a atividade dela ao final.

A regra da exclusividade também vale para essa natureza jurídica, portanto, o nome também deve ser inédito.

O Nome empresarial não deve ser confundido com o Nome Fantasia, esse é o nome popular, aquele que os clientes conhecerão, que estampará a logomarca e o site da empresa. Já o Nome Empresarial é o oficial, aquele que consta em todos os documentos importantes, como por exemplo o Contrato Social, notas fiscais emitidas, escrituras e etc. 

Para você entender melhor, vamos citar um exemplo na prática:

Razão Social: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. | Nome Fantasia: McDonald’S.

Com certeza você já ouviu falar nessa franquia, não é mesmo? A grande questão é que dificilmente tinha conhecimento da sua Razão Social. 

Para escolher a sua Denominação Social, conte com a ajuda de um contador. Na Razonet damos o suporte necessário e ainda realizamos a abertura da sua empresa gratuitamente.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.