LTDA: O que é? Quais as Vantagens?

10/11/2022 às 11:01:19 • 10 minutos
LTDA: O que é? Quais as Vantagens?
Quando decidimos empreender, somos apresentados a um novo mundo de possibilidades. Afinal, quem nunca sonhou em ser seu próprio chefe, ter um negócio próspero e ficar livre da CLT?

As portas se abrem perante novas oportunidades e você, enquanto empresário, precisa decidir o melhor caminho para o seu negócio. Mas quando o assunto é a sua contabilidade, eu realmente NÃO recomendo que pense em tudo sozinho.

Um dos pontos de grande importância ao empreender, é decidir o tipo societário da sua empresa. Será um LTDA, S/A ou outro? Bem, hoje o nosso foco será a LTDA.

Afinal, o que é isso?

Imagino que você já tenha visto diversos nomes de empresas que tinham a sigla LTDA no final. Essa sigla significa Sociedade Limitada, e é o tipo societário mais popular no Brasil, devido a sua imensa gama de vantagens, além da facilidade do seu processo de abertura.

Neste artigo nós não vamos detalhar os tipos de Sociedade Empresarial, mas a título de curiosidade, hoje no Brasil existem nove ao todo. Sendo elas: 

  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade em Nome Coletivo;
  • Sociedade em Comandita Simples;
  • Sociedade Comandita por Ações;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedade Cooperativa;
  • Sociedade em Conta de Participação;
  • Sociedade de Advogados.
Mas como prometido, vamos seguir para a LTDA para entender o que é, como funciona e quais as suas vantagens. 

O Que é Sociedade LTDA?

De forma bem objetiva, a Sociedade LTDA é um tipo de sociedade empresarial que define limites claros entre a pessoa física (PF) e a pessoa jurídica (PJ).

Esse tipo de sociedade é amplamente conhecido e disseminado justamente porque separa, de forma nítida, os bens do empresário dos da sua empresa. Podemos dizer que cria limites entre o pessoal e o jurídico. Por isso o nome Limitada.

Empreender significa correr riscos calculados, e o acúmulo de dívidas é um desses riscos, certo? A Sociedade Limitada blinda o empreendedor de ter os seus bens apreendidos para pagamentos de possíveis dívidas que sua empresa possa contrair. Por exemplo:

Digamos que você possua um patrimônio pessoal de 600 mil reais distribuídos entre 1 apartamento e 2 carros. Agora vamos supor que a sua empresa tenha uma dívida de 400 mil reais.

Você tenta, se esforça ao máximo, cria parcerias, tenta negociar e, mesmo assim, se vê incapaz de pagar essas dívidas. Em outras sociedades empresariais é possível que o governo confisque os seus bens para que a dívida seja paga. Ou seja, o seu patrimônio pessoal será afetado pelas dívidas da sua pessoa jurídica.

Na Sociedade Limitada isso NÃO pode acontecer, pois ela cria um limite bem definido entre VOCÊ e a SUA EMPRESA, de forma que esses não possam ser confundidos. 

Quais São as Regras?

Claro que para se encaixar em qualquer natureza jurídica e usufruir de todos os benefícios, primeiro é necessário cumprir algumas regras e requisitos.

Uma característica da Sociedade Limitada é que o quadro de sócios precisa ser composto por pelo menos duas pessoas. O Contrato Social contém todas as informações sobre a abertura da empresa, incluindo as responsabilidades de cada sócio, assim como a definição de um sócio-administrador.

Outro ponto interessante desse modelo é que outras empresas também podem compor o quadro societário sem nenhum problema. Ah, e você pode checar todas as informações no Manual de Registro Sociedade LTDA 

Vantagens LTDA

Mas o que tem de tão especial na Sociedade Limitada que atrai tantos empreendedores? Para entender melhor o motivo de tamanha popularidade, vamos dar uma olhada em quatro vantagens práticas da LTDA.

Patrimônio Pessoal: deixar a CLT e começar um negócio envolve os mais diversos riscos e só o fato de abrir um CNPJ já requer muita coragem por parte do empreendedor.

Claro, se for possível minimizar estes riscos, por que não fazê-lo? Como mencionamos no início do artigo, a Sociedade Limitada cria uma barreira entre o pessoal e o jurídico, garantindo que, sob hipótese alguma, seus bens pessoais sejam utilizados para pagamento de dívidas.

Dessa forma você tem mais tranquilidade para empreender, sabendo que o seu Patrimônio está protegido.

Valor Mínimo: algumas sociedades empresariais exigem um Capital Social mínimo sendo, em alguns casos, de até 100 salários mínimos.

E essa é outra grande vantagem da Sociedade Limitada, pois ela não exige um valor mínimo de capital social, facilitando muito a entrada de novos empreendedores que ainda não podem fazer grandes aportes financeiros.

Simples Nacional: a Sociedade Limitada permite que você usufrua dos incontáveis benefícios do Simples Nacional, como simplificação fiscal (sendo o recolhimento de impostos feito através de uma única guia DAS) e pagamento de menos impostos, com uma alíquota que começa em 4%.

Mudança de Sócios: assim como um casamento, ninguém começa uma sociedade pensando que as coisas vão dar errado. No entanto, é possível que, no meio do caminho as coisas não saiam conforme o planejado.

Outra facilidade da Sociedade Limitada é a alteração do quadro societário. Tanto para excluir o nome de um sócio, quanto para adicionar um novo, o empreendedor não passará por processos cansativos. 

Como Proceder?

Agora que você já entende o que é a Sociedade Limitada, quais são as regras e os principais benefícios, é bem provável que tenha se interessado bastante em abrir a sua empresa nesse formato.

Mas é importante ressaltar que você não precisa fazer tudo sozinho. Aqui na Razonet você conta com um time de primeira linha para sanar todas as suas dúvidas e te ajudar no andamento da sua empresa.

É só clicar aqui para falar com um membro do nosso time e dar o próximo passo na conquista do seu próprio negócio. 🚀

Ah, e vale lembrar que através de uma conversa detalhada nós ajudamos a identificar as melhores opções para a sua empresa. A LTDA, por exemplo, é uma excelente opção para diversos empreendedores, mas nós sempre orientamos nossos clientes de acordo com as suas necessidades específicas, fazendo um trabalho personalizado com cada um.

Você também pode clicar aqui para ler nossos outros conteúdos e aprender de forma simples sobre conceitos contábeis. 

Até a próxima 😄

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.