Investidor anjo: dicas para encontrar o seu

25/04/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
Investidor anjo: dicas para encontrar o seu
Ter uma ideia inovadora e força de vontade é essencial para fundar um negócio. No entanto, esses não são os únicos requisitos para alcançar o sucesso. Ter um bom direcionamento, recursos financeiros e pessoas que acreditam no seu sonho são pontos-chaves para chegar onde deseja.

Mas quando o assunto é dinheiro, as coisas podem ficar um pouco mais desafiadoras. Afinal, as notas não caem do céu, não é? Diante disso, uma das melhores alternativas para captar recursos é através de investidores.

Por isso, hoje eu vou falar sobre o investidor anjo: uma forma mais simples, segura e menos burocrática de conseguir investimentos para a sua empresa. Confira as melhores dicas a seguir!


O que é um investidor anjo? 

Um investidor anjo é uma pessoa – geralmente física – que investe em micro e pequenas empresas em estágio inicial com recursos próprios para garantir rendimentos futuros. Ele tem esse nome porque, além de fazer o aporte financeiro, também costuma ser um suporte para o empreendedor, oferecendo mentorias, conselhos e trocando experiências.

Embora algumas pessoas acreditem que os investidores anjos só investem em startups, não é bem assim que funciona. O foco desse tipo de investidor são empresas escaláveis (ou seja, que tenham capacidade de se expandir sem gerar despesas de forma proporcional), independente do modelo.

Normalmente, quem faz investimentos como anjo já possui certa experiência. Em sua grande maioria, trata-se de empresários que estão no mercado há algum tempo e acumulam experiências em outros negócios.


5 dicas para conseguir um investidor anjo

Agora que você já sabe o que são investidores anjos e como eles podem contribuir com a sua empresa, chegou a hora de descobrir como conquistar um que esteja disposto a investir no seu negócio.

Veja a seguir 5 dicas que vão te ajudar a se destacar na hora da captação e encurtar o seu caminho na busca por investimentos!

1. Organize e aprimore suas ideias

Infelizmente, não adianta ter uma boa ideia se você não consegue transmiti-la para as outras pessoas. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é analisar os principais pontos que envolvem o seu negócio, estruturar as ideias e ir aprimorando da melhor forma possível.

Uma das maneiras de deixar a sua empresa mais atraente é destacando as inovações que ela oferece. Pense: por que a minha empresa precisa de investimento? Quais as soluções ela pode oferecer? Por que alguém faria um aporte financeiro no meu negócio? O que ele tem que os outros não têm? Quais as novidades?

E, com base nisso, ficará bem mais fácil montar uma estrutura e torná-la “apresentável” para investidores interessados.

2. Crie um plano de negócios

Elaborar um plano de negócios é outro passo essencial para conquistar um investidor. Trata-se de um instrumento que descreve todo o planejamento da empresa de forma estratégica e bem detalhada.

Pode parecer algo difícil de criar, principalmente para quem não tem experiência. No entanto, é mais fácil do que você imagina: sua função é basicamente estabelecer objetivos e definir o que precisa ser feito para atingi-los.

E o que deve contar nele? É indispensável ter informações sobre a empresa, o mercado de atuação, o público-alvo, os concorrentes, o plano financeiro, as estratégias de marketing, os possíveis cenários de risco e uma avaliação mais aprofundada.

3. Recorra ao networking

Uma coisa é certa: nenhum empreendedor está andando na rua e, do nada, encontra um investidor anjo “dando sopa” para investir na empresa. Por isso, se você quiser alguém disposto a investir na sua ideia, precisa trabalhar duro para conquistá-lo.

Nesse caso, nada melhor do que recorrer ao networking para criar oportunidades de fazer bons negócios.

Conecte-se à sua rede de contatos, converse com empresários mais experientes que possam te direcionar, participe de eventos relacionados à sua área, encontre grupos de investidores e esteja atento a formas de se destacar.

4. Mire no investidor certo

Geralmente, na busca por investimentos, alguns empreendedores só conseguem pensar em uma coisa: encontrar alguém disposto a colocar dinheiro no seu negócio. Mas focar apenas no dinheiro nem sempre é o ideal.

Encontrar um investidor anjo é o foco principal, mas precisa ser alguém que “case” com os seus objetivos. É essencial ser certeiro para evitar uma grande quantidade de “nãos” durante o caminho.

Algumas perguntas que podem te direcionar nessa fase é: será que o meu negócio combina com a atuação desse investidor? Ele tem potencial para me oferecer mais do que aporte financeiro? Nossos objetivos são parecidos? Podemos construir uma parceria que vai além dos lucros?

Respondendo a esses questionamentos e fazendo uma pesquisa mais aprofundada, as chances de mirar nos alvos certos serão bem maiores.

5. Monte um pitch irresistível

E, claro, não podemos deixar o pitch de fora. Nunca ouviu falar dele? É o momento em que você fica cara a cara com o investidor anjo e precisa convencê-lo de que o seu negócio é uma boa escolha.

Mas não é uma apresentação qualquer! Ela precisa ser curta, persuasiva e direta. Não há espaço para rodeios, dúvidas e enrolações. É o momento de você conquistá-lo.

Para isso, a ideia tem que ser apresentada de forma criativa, dinâmica, com técnicas de storytelling e uma grande pitada de persuasão. Além disso, é imprescindível que você domine o seu negócio, treine muito e esteja preparado para responder todos os questionamentos que o investidor fizer.

Se quiser saber como não errar na apresentação, confira o nosso artigo completo com algumas dicas poderosas para um pitch matador.


Prepare sua empresa e conquiste um investidor 

Por fim, é essencial que os interessados em conquistar um investidor-anjo mantenham a empresa preparada para demonstrar que está pronta para receber esse tipo de aporte financeiro. Afinal, não dá para receber visitas sem arrumar a casa, não é mesmo?

E uma das áreas que mais demandam atenção é a de contabilidade. O ideal é que toda a parte financeira esteja regularizada e bem organizada. E nada melhor do que contar com uma empresa experiente e que entende do assunto para te ajudar nessa tarefa.

Quer saber como deixar o setor contábil da sua empresa pronto para conquistar um investidor anjo? Converse com um especialista do time Razonet e tenha mais tempo para cuidar das outras áreas do seu negócio! 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.