Guia de profissões: Advogado (mercado, especialidades, salário e desafios)

09/03/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
Guia de profissões: Advogado (mercado, especialidades, salário e desafios)
A advocacia é uma atividade que começou na Grécia Antiga, onde os indivíduos que se dedicavam a aconselhar e representar os demais eram conhecidos como oradores. No entanto, foi apenas durante o Império Romano que a advocacia passou a ser uma atividade profissional, atendendo aos apelos da sociedade por uma representação jurídica competente e independente.

Desde então, a advocacia vem cumprindo um papel fundamental na manutenção do Estado de Direito e na defesa dos interesses de indivíduos e empresas em todo o mundo, sendo uma profissão respeitada e prestigiada no Brasil e no mundo, além de ser um símbolo de muito estudo e dedicação por parte dos advogados que, independentemente de sua especialidade, se preparam por anos nas faculdades de direito antes de entrarem em cena como profissionais em busca da justiça para seus clientes.

Se você está pensando em seguir essa carreira, é importante ter uma ideia clara sobre o mercado de trabalho, salários, especialidades e os desafios que envolvem a profissão.


Mercado de Trabalho 

Para exercer a profissão de advogado no Brasil é necessário que o profissional obtenha seu título de Bacharel em Direito e seja aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O mercado de trabalho é amplo e diversificado, abrangendo desde escritórios até empresas privadas e órgãos públicos. Segundo a OAB, o país tem hoje cerca de 1,3 milhão de advogados inscritos, o que mostra que a concorrência também é acirrada. Porém, isso não significa que não haja oportunidades para quem deseja embarcar nessa área. É possível atuar em diferentes áreas do direito, tais como civil, penal, trabalhista, tributário, ambiental, entre outras.


Salário 

Claro que quando se trata de salário o valor varia de acordo com a especialidade, a região, o porte da empresa e a sua experiência profissional. No entanto, um levantamento recente diz que a média salarial de um advogado no Brasil em início de carreira é R$4.537,62, podendo chegar a muito mais em cargos mais altos.

Em uma área tão promissora como a do Direito, vale destacar aos que anseiam em ter seu próprio escritório de advocacia que a Razonet é a primeira contabilidade digital do Brasil. Isso significa que você pode contar com nosso time para descomplicar a contabilidade do seu negócio enquanto foca apenas na sua carreira.


Especialidades 

A advocacia oferece diversas áreas de atuação que permitem ao advogado especializar-se em diferentes ramos do direito. Desde áreas mais tradicionais, como o Direito Civil, Penal e Trabalhista, até as mais especializadas, como o Direito Ambiental, Tributário e de Propriedade Intelectual. Há uma vasta gama de opções para quem busca se tornar um advogado.


Direito Civil

O Direito Civil é uma das áreas mais amplas do Direito, abrangendo questões relativas a contratos, propriedade, família, sucessões, entre outras. Apesar do mercado de trabalho para quem atua nessa área ser bastante concorrido, há muitas oportunidades para aqueles que se especializam em nichos específicos.

Dentre os nichos mais destacados do Direito Civil, podemos citar o Direito do Consumidor, que trata das relações de consumo e da proteção dos direitos dos consumidores, além do Direito da Família e Sucessões, que cuida de questões relacionadas ao casamento, divórcio, guarda dos filhos, adoção e heranças. Outro nicho importante é o Direito Imobiliário, que abrange questões de compra, venda, locação e gestão de imóveis.


Direito Penal 

O Direito Penal é uma das áreas mais conhecidas e envolve questões relativas a crimes, prisões e penas. O advogado criminalista pode atuar tanto na defesa quanto na acusação de um processo criminal. É uma área que requer grande conhecimento técnico e prático, uma vez que lida com casos complexos e sensíveis.

Alguns dos nichos dessa área incluem Direito Penal Econômico, que lida com crimes financeiros, e Direito Penal Ambiental, que trata de crimes contra o meio ambiente. O mercado de trabalho nessa área é bastante exigente, mas há uma grande procura por profissionais especializados e bem preparados.


Direito Trabalhista 

Essa área da advocacia cuida de questões relativas a direitos e obrigações de empregados e empregadores, tais como salário, jornada de trabalho e férias. O mercado de trabalho para quem atua nessa área é bastante amplo, podendo trabalhar em empresas, sindicatos ou em escritórios especializados em causas trabalhistas.

É importante destacar que essa especialidade é uma das áreas mais demandadas atualmente, em decorrência das constantes mudanças nas leis trabalhistas. Além disso, os escritórios especializados têm se expandido significativamente, oferecendo muitas oportunidades para novos advogados.


Direito Tributário 

O Direito Tributário é a área da advocacia que lida com a legislação tributária, envolvendo questões relacionadas a tributos, impostos e taxas. Os advogados especializados nessa área podem atuar em diversas frentes, tais como planejamento tributário, consultoria fiscal, defesa em processos administrativos e judiciais, recuperação de créditos, entre outras.

O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece oportunidades em escritórios especializados, empresas e órgãos governamentais, bem como em outras áreas do Direito que possuem interface com a tributação, como o Direito Empresarial e Ambiental.


Direito da Propriedade Intelectual 

O Direito da Propriedade Intelectual abrange diversas questões relacionadas à proteção de propriedade intelectual, tais como marcas, patentes, direitos autorais, segredos industriais, entre outros.

Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por garantir a proteção desses ativos e a sua utilização de forma legal e ética. Com relação ao mercado de trabalho, este é bastante específico e oferece oportunidades em escritórios de advocacia especializados, empresas de tecnologia e indústrias criativas.


Carreira e Desafios 

A carreira de advogado apresenta desafios e exigências que vão além do conhecimento técnico sobre o direito. É preciso desenvolver habilidades como comunicação, negociação, liderança e gestão de tempo para ter sucesso na profissão.

Além disso, o mercado de trabalho é bastante competitivo, o que exige que o advogado esteja sempre atualizado e buscando novas oportunidades de atuação.

E por falar em carreira, vamos destacar algumas das possibilidades para exercer a advocacia independentemente da especialização da sua preferência:

Concursos públicos: muitos advogados optam por seguir a carreira pública e prestar concursos para cargos em órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, entre outros.

Empresas privadas: muitas empresas possuem departamentos jurídicos próprios e contratam advogados para atuar nessa área. O mercado de trabalho em empresas é bastante amplo e oferece boas oportunidades para o advogado.

Empreendedorismo: alguns advogados optam por abrir seu próprio negócio, seja um escritório de advocacia ou uma empresa que presta serviços jurídicos. O empreendedorismo na advocacia tem crescido nos últimos anos, especialmente com a facilidade de abertura de empresas e a possibilidade de prestação de serviços online.

A carreira de advogado pode ser desafiadora, mas também muito gratificante. É importante escolher a especialidade que mais se identifica e trabalhar com afinco para alcançar os objetivos profissionais. Como vimos, é possível atuar em diferentes áreas e seguir caminhos distintos, seja na carreira pública, no consultório particular, em empresas ou na carreira acadêmica.

Além disso, o empreendedorismo tem sido uma alternativa para quem deseja abrir seu próprio negócio na área jurídica. Se empreender fizer parte dos seus planos, lembre-se que na hora de criar seu CNPJ nosso time estará à disposição para te auxiliar, clique aqui e veja como a Razonet pode descomplicar a contabilidade do seu negócio.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.