Gestão de tempo e produtividade para empreendedores: tudo o que você precisa saber

26/06/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Gestão de tempo e produtividade para empreendedores: tudo o que você precisa saber
É de se imaginar que o dia a dia de um empreendedor é sempre cheio de tarefas, concorda? Portanto, para que ele possa se dedicar inteiramente ao seu negócio, dois fatores importantes precisam andar juntos: a gestão de tempo e a produtividade. Sem eles, provavelmente, o acúmulo de tarefas e a procrastinação aparecem, uma hora ou outra.

Se você empreende, sabe que há dias em que 24 horas parece pouco tempo para o tanto de coisas que precisam ser resolvidas. Porém, será que gerir o tempo corretamente e ser mais produtivo não te ajudaria a trabalhar com o foco diretamente nos resultados? Certamente, sim!

Por isso, neste artigo, eu trouxe algumas dicas de gestão de tempo e produtividade para empreendedores que precisam lidar com várias tarefas durante o dia. Confira a seguir!


O que é gestão de tempo? 

Podemos definir gestão de tempo como o processo de planejamento, execução e controle do prazo que se tem para realizar uma ou mais tarefas. Seu principal objetivo é que as atividades sejam feitas de maneira eficiente.

Embora eu esteja falando de empreendedores neste artigo, a gestão de tempo é importante em várias ocasiões, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Da mesma forma que um professor, por exemplo, precisa gerir bem o tempo para conseguir ensinar o conteúdo aos alunos em um período adequado, um profissional autônomo também precisa gerenciá-lo para realizar as atividades no decorrer do dia.

Para empreendedores, fazer a gestão de tempo é importante para atingir os objetivos com mais facilidade, melhorar o desempenho, dar conta de todos os compromissos diários, ter mais disciplina etc.


O que é produtividade? 

Já a produtividade pode ser considerada como a capacidade de produção em um período determinado e específico. Em resumo, é a capacidade de produzir algo com recursos, esforço e tempo reduzidos.

Imagine que duas pessoas precisam fazer uma reunião com colaboradores, entregar pedidos à transportadora, fazer pagamentos e ir a um jantar pessoal no mesmo dia. Enquanto a Pessoa 1 fez tudo isso em 5 horas, a Pessoa 2 precisou de 8 horas para fazer as mesmas coisas, com a mesma qualidade.

Neste exemplo, a Pessoa 1 conseguiu ser mais produtiva porque, provavelmente, gerenciou melhor o tempo que tinha disponível. Em outras palavras, a gestão de tempo e a produtividade precisam andar juntas para que a rotina funcione adequadamente.


5 dicas para melhorar a gestão de tempo e a produtividade de empreendedores

Veja a seguir as melhores formas de conseguir gerenciar o tempo e ser mais produtivo no seu negócio de agora em diante!

1. Defina metas diárias

Uma forma eficaz de realizar todas as tarefas é ter sempre em mente que elas precisam ser realizadas. Por isso, definir metas é fundamental para te estimular a cumpri-las. Mas você precisa, realmente, se esforçar para conseguir atingi-las no tempo estabelecido.

É essencial definir metas realizáveis e que realmente possam ser alcançadas. Afinal, não adianta colocar dezenas de coisas para fazer em um curto período de tempo. Seja o mais realista possível, de acordo com o prazo e com os recursos que você tem disponível.

2. Planeje-se

Depois de definir as metas, faça um planejamento para que elas realmente sejam cumpridas. Claro que, às vezes, imprevistos podem interromper o que foi planejado, mas ele vai ajudar – e muito – no seu desempenho durante o dia.

Na fase inicial, quando ainda estiver em processo de adaptação, você pode seguir o seguinte roteiro:

1. Defina um horário de trabalho;
2. Liste as atividades que precisam ser feitas nesse período;
3. Estabeleça um tempo médio de cumprimento para cada uma delas;
4. Distribua as tarefas nos horários disponíveis.

Logo nos primeiros dias, você vai perceber que o planejamento não só deixa a sua rotina mais organizada, como também otimiza o seu tempo.

3. Trabalhe o seu foco

Precisamos concordar que não adianta apenas querer melhorar a gestão de tempo e a produtividade, é preciso se dedicar para que isso realmente aconteça, certo? Por isso, se você ainda não consegue ter foco suficiente para isso, trabalhe para mudar essa realidade.

Dormir bem, evitar distrações, definir objetivos claros e não dar espaço à procrastinação costuma ajudar quando há dificuldades para se concentrar. Mas lembre-se que tudo isso depende de você.

4. Livre-se de distrações


Uma olhadinha “rápida” no celular pode ser o suficiente para desmanchar todo o planejamento que você criou e, consequentemente, dar adeus à gestão de tempo e à produtividade programadas para o dia.

Sendo assim, para evitar que tudo saia do seu controle, foque apenas no que é importante para cumprir as metas do dia. Portanto, evite:

● Acessar as redes sociais enquanto trabalha;
● Jogar conversa fora com colegas;
● Dedicar-se a tarefas que não são prioridade;
● Fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo;
● Trabalhar em locais muito barulhentos;
● Fazer muitas pausas enquanto está trabalhando.

5. Dedique-se ao que é realmente importante

Por fim, aprenda a delegar tarefas. Mesmo que você seja o proprietário do negócio, não precisa dar conta de tudo sozinho, afinal, os dias têm horários limitados e você é só um.

Portanto, determine o que pode ser feito por você e o que outras pessoas podem resolver. E você nem precisa contratar funcionários para isso. Há soluções, como os BPOs (Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócios, em português), que podem te auxiliar na maior parte dos procedimentos da sua empresa.

A Razonet é um bom exemplo disso! Todos os processos e obrigações contábeis são feitos para os nossos clientes de forma digital e descomplicada enquanto eles focam no que realmente importa: o crescimento do negócio.

Fale com nossos especialistas, diminua a sua carga de trabalho e otimize a gestão de tempo e a produtividade do seu dia a dia com o aplicativo Razonet! 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.