Gestão de pessoas: a importância para o sucesso do seu negócio


Que tal começar o ano falando sobre pessoas? Sim, pessoas, aquelas que fazem a diferença no dia a dia do seu negócio, que estão ao seu lado para ajudar a crescer e que querem se sentir parte desta empresa. No artigo de hoje temos algumas dicas que vão salvar o seu dia a dia e mudar o futuro do seu negócio. E aí, vamos iniciar 2021 com tudo? Então continue a leitura.

Você já ouviu falar da Empresa Primo Rico Holding ou do Thiago Nigro? Se você nunca ouviu falar ou ainda não conhece o conteúdo deles, sugiro dar uma pesquisadinha no Google.  rsrs

Vamos ao assunto! Hoje vamos falar sobre 01 dos 5 pilares que o Thiago Nigro, o Primo Rico, utiliza na sua empresa e que fazem toda a diferença para o crescimento de um negócio.

Os pilares são: pessoas, controle financeiro, inovação, pricing e processos. Vamos começar com o pilar: pessoas, então fique ligado(a) nos próximos artigos, pois vamos conversar também sobre mais alguns deles.  

A importância das pessoas nas empresas

Este pilar envolve alguns pontos importantes e para sermos mais práticos vamos ao exemplo.

Imagine uma empresa que vende doces, a Weasley & Weasley, localizada no bairro Pinheiros, SP. A loja já existe há uns 2 anos e está sendo um sucesso para os moradores e para os turistas, por isso precisa de muita gente que pegue firme e ajude neste crescimento

O primeiro ponto para observamos é: A empresa possui líderes? É muito importante que alguém seja um modelo, um exemplo a ser seguido, o gerente que seja responsável por criar harmonia para o negócio, realizar feedbacks semanais sobre o atendimento, os produtos, enfim, alguém que exerça o papel de líder e saiba delegar as atividades para os demais empregados, que acredite no potencial, que acompanhe cada processo e ajude, sempre que precisar.

Além disso, você precisa confiar nos seus empregados, precisa prepará-los para um bom atendimento ou para repor o estoque de doces no momento certo. Mostre aos empregados que eles estão no caminho e mostre que serão recompensados por isso.  Nigro usa o quadrante Motivação x Resultado para explicar melhor qual decisão tomar de acordo com o comportamento do seu colaborador: 

Agora eu te faço uma pergunta: qual é o objetivo desta empresa? Vender doces com bom atendimento e qualidade nos serviços. Como? Ensinando os empregados, transmitindo este objetivo e deixando claro que todos devem seguir a mesma direção: vender doces com bom atendimento e qualidade nos serviços.

Vamos imaginar a seguinte situação: Otávio, o estoquista, está repondo alguns doces e surge uma criança, a Emanuela, uma bela criança com um sorriso encantador. Ela olha para ele e pergunta: - tio, onde tem aquelas gominhas coloridas? Por mais que ele seja o estoquista, ele vai atender esta criança muito bem e mostrá-la onde está o produto e não necessariamente vai esperar que uma atendente desocupe para dar atenção a esta cliente, pois o objetivo é vender doces com um bom atendimento e qualidade nos serviços.

Para que todos esses pontos aconteçam de fato, que sejam naturais e feitos com amor introduza uma cultura na sua empresa e preserve ela. Sempre que um novo empregado for contratado transmita a simplicidade no atendimento às crianças, o sorriso, o comportamento, etc.

É importante que você também fique atento(a) ao ambiente, torne tudo mais agradável, deixe seus empregados confortáveis, felizes e que tenham liberdade para as ideias, com certeza é um fator importantíssimo para um melhor atendimento e com mais qualidade, assim como o Otávio, o estoquista, que não pensou duas vezes e atendeu com todo amor e carinho a Emanuela que lhe pediu ajuda.

Introduza esse pilar na sua empresa, construa ele com os seus líderes, tenha eles como seu braço direito e vamos com tudo em 2021 para escalar o seu negócio.

E já sabe né, se a sua dúvida for sobre a contabilidade da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe! (:

 

Fonte: Conta Azul

 

Deixe um comentário

Renie Setti

Material humano, o bem mais precioso de uma empresa, muito bom.

05/01/2021 às 12h06

Razonet Contabilidade Digital

Verdade, Renie!! Devemos ter atenção e cuidado com nossos empregados, assim eles cuidarão muito melhor de nossos clientes. (:

05/01/2021 às 17h38