Exclusão do Simples Nacional: Entenda os Riscos e Saiba Como Manter sua Empresa no Regime Tributário

18/01/2024 às 00:00:00 • 06 minutos
Exclusão do Simples Nacional: Entenda os Riscos e Saiba Como Manter sua Empresa no Regime Tributário

Sobre o Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário criado com o intuito de simplificar e facilitar o recolhimento de impostos, unificando diversas taxas em um único documento. Para muitas empresas, este regime representa uma alternativa mais acessível e menos burocrática. 😀

Anteriormente ao Simples, os pequenos negócios pagavam em guias separadas os impostos municipais, estaduais e federais. Além das alíquotas não serem tão favoráveis, sendo muito parecidas com aquelas aplicadas a empresas de porte maior.

 

Quem pode optar por esse regime?

São muitas as especificidades para uma empresa ser enquadrada, o ideal é que você converse com um contador para ter a certeza e checar se o CNAE da sua empresa realmente pode ser enquadrado nesse regime. 

Porém de uma maneira mais generalizada os principais tópicos para você fazer o check list são:

➡️ Faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões;
➡️ Possuir atividade econômica permitida pelo Simples Nacional;
➡️ Não possuir débitos em órgãos públicos municipais, estaduais e federais;
➡️ Estar em regularidade com as contribuições previdenciárias (INSS).

 

Optei pelo Simples, e agora?

O enquadramento no Simples acontece no primeiro mês de cada ano. Então em Janeiro é que as empresas são incluídas, como também são excluídas desse regime.

Excluídas, como assim????? 😳

É isso mesmo, ao enquadrar no Simples Nacional você além de estar de acordo com todos os itens do checklist acima precisa realizar o pagamento mensal da guia DAS (Documento de Arrecadação Nacional), além de enviar todas as declarações mensais e anuais para a Receita Federal e caso algo fique irregular você corre o risco de perder o benefício de permanecer no regime caso não regularize a situação da empresa.

 

Como funciona a exclusão do regime Simples Nacional?

A exclusão é uma medida que acontece anualmente, quando a Receita Federal identifica empresas que descumpriram alguma exigência para enquadramento no regime tributário do Simples Nacional. Os motivos mais comuns para exclusões são:

✅ Débitos relacionados a DASN MEI (a guia do Simples);
✅ Faturamento acima do limite permitido;
✅ Exercício em uma atividade econômica não autorizada;
✅ Débitos com o INSS e/ou instituições municipais, estaduais e federais.

Em caso da sua empresa estar irregular o processo de notificação pode acontecer de duas formas: ou a empresa recebe uma notificação (carta) através do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) ou a empresa recebe o Termo de Exclusão do Simples Nacional através do Portal e-CAC.

Em ambas as formas, após a notificação são contados 30 dias para as pendências serem negociadas, caso contrário no ano seguinte em janeiro, a exclusão é automática!

  

Quais são as consequências de uma exclusão?

Além de perder todos os benefícios concedidos aos optantes pelo Simples Nacional, o CNPJ da empresa passa a ser inapto, o que impossibilita a emissão de Notas Fiscais. 

Sendo assim, a empresa excluída do Simples Nacional tem como única alternativa adotar outro regime tributário, podendo escolher entre o Lucro Presumido ou o Lucro Real. Para saber qual melhor atende a necessidade do seu negócio, é preciso analisar o cenário por completo, e para isso recomendamos que você solicite auxílio de uma contabilidade.

Para evitar esse tipo de transtorno para você e o seu negócio, atente-se ao prazo de 31 de janeiro para entrar em contato com o nosso time, regularizar o que está irregular e continuar economizando.

Converse com o nosso time direto no WhatsApp ou se cadastre neste formulário para que um especialista entre em contato com você.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.