Escalabilidade: O que é e como pode beneficiar o seu negócio

13/03/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
Escalabilidade: O que é e como pode beneficiar o seu negócio
Para que uma empresa seja atrativa, não basta apenas apresentar bons lucros. Ela precisa ter um potencial para expandir e aumentar os rendimentos sem impactar na qualidade do produto ou do serviço ofertado. É o que chamamos de escalabilidade.

Um negócio escalável se torna mais atraente, consegue atender às expectativas dos consumidores e tem mais chances de conquistar novos investidores. E não é só isso! Também é importante para o desempenho geral e eu já vou te explicar o porquê.

Neste artigo, descubra o que é escalabilidade, por que ela é tão importante e como aplicá-la ao seu negócio!


O Que é Escalabilidade? 

Embora seja essencial para todas as empresas, escalabilidade não é uma palavra que nos deparamos todos os dias, não é mesmo?

Escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de se expandir, se desenvolver, se adaptar e aumentar os lucros sem enfrentar problemas financeiros ou perder a qualidade do produto (ou serviço) ofertado. Ela é vista como um alinhamento entre eficiência e lucratividade enquanto o negócio está em crescimento.

Quer um exemplo prático? Pense em uma pessoa que é especialista em determinado assunto e cria um curso online para ensinar outras pessoas. Para gravar o primeiro curso ela precisa de um espaço adequado, equipamentos e uma equipe de suporte. Agora vamos supor que esse curso foi sucesso a nível nacional e o profissional decidiu gravar outras aulas para vender através da internet.

Para expandir o negócio, o empreendedor não precisa de nada além do que ele usou inicialmente (claro que poderá escolher um espaço melhor, equipamentos de alta qualidade e uma equipe mais profissional, mas nada que possa impactar diretamente na lucratividade do negócio). Ou seja, mesmo com o crescimento, o custo continua praticamente o mesmo. 

O contrário acontece com um motorista de aplicativo, por exemplo. Se ele quiser receber mais dinheiro precisará dedicar mais horas ao trabalho, abrir mão de momentos de lazer e aumentar seus custos... Em outras palavras, se trata de um negócio não escalável. 

Esse é apenas um exemplo, mas eu posso afirmar que qualquer empresa pode melhorar a escalabilidade, inclusive os empreendedores que pensam em expandir. Basta ter objetivos claros, estabelecer planos reais e aplicar as estratégias corretas.


Por que é tão importante? 

A escalabilidade é importante porque torna o negócio mais atrativo para o mercado financeiro, chama a atenção de potenciais investidores e, principalmente, conquista mais consumidores. Empresas escaláveis tendem a:

● Elevar o nível de competitividade com concorrentes do mesmo ramo; 
● Ter mais lucros e gerar menos custos; 
● Apresentar um valor de mercado alto; 
● Conseguir se expandir com mais facilidade; 
● Conquistar investidores dispostos a fazer um bom aporte; 
● Atingir processos que possam ser replicados sem gastos maiores.

Isso significa que a escalabilidade pode ser o ponto chave para que a empresa desperte o interesse e consiga se desenvolver ainda mais. É uma forma de olhar para o futuro e conseguir se preparar sem medo de dar o próximo passo.


Como tornar seu negócio escalável? 

Agora que você entende o conceito, vamos dar uma olhada em como aplicá-lo ao seu negócio. 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que, para escalar a sua empresa, é essencial conhecer bem o seu nicho e o público-alvo. Isso porque cada tipo de negócio tem diferenciais específicos e precisa de estratégias assertivas para funcionar. 

Por exemplo: o que foi um sucesso para um marketplace pode causar o efeito contrário para um vendedor. Portanto, não saia lançando “flechas” para todos os lados. 

Eu separei algumas dicas práticas para tornar o seu negócio escalável e garantir o crescimento da sua empresa:


Defina seus objetivos 

Durante todo o processo, é extremamente importante saber onde você quer chegar para conseguir implementar as estratégias corretas. Por isso, a dica é estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo e ir em busca dos resultados.

Imagine o proprietário de uma loja física que deseja aumentar as vendas mas não pretende mudar de endereço nem pode alugar um espaço maior. 

O que pode ser feito? Bem, uma boa alternativa seria expandir o seu negócio através da internet e chegar, virtualmente, a locais que não poderia com a loja física.


Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia trouxe - e ainda traz - inúmeras possibilidades para as empresas. E quem sabe aproveitá-la tem muito mais chance de crescer sem precisar fazer um grande investimento. 

Algumas formas de usá-la a seu favor é: 

● Fazer o gerenciamento de estoque online 
● Vender em diferentes marketplaces 
● Ter um um contato mais direto com o público 
● Usar o omnichannel (estratégia de vendas que envolve mais de um canal), recorrendo aos chatbots, etc.

Escute Seu Público 

O mundo muda a todo momento e as necessidades dos seus potenciais clientes também. Por isso, um dos principais pontos da escalabilidade é a adaptação. Quanto mais rápido você conseguir se adaptar, mais fácil será para escalar o seu negócio.

Sendo assim, não se acomode! Colete feedbacks, fique de olho nas tendências, entenda as dores reais, trabalhe pensando na resolução de problemas e evolua junto com o mercado.


Busque novas oportunidades 

Por fim, lembre-se que um negócio escalável nunca para de crescer. Então, pense nele como um processo contínuo para evitar a estagnação.

E a melhor forma de fazer isso é estando sempre um passo à frente. Estar atento às novidades e ir em busca das mudanças é a melhor forma de se expandir. Busque conhecimento, aprenda com especialistas, ensine o que você já sabe e descubra formas de agregar ainda mais valor à sua marca.

Dessa forma, o seu negócio nunca vai parar de crescer e você conseguirá atingir seus objetivos com muito mais facilidade! E para alcançar esse crescimento você precisa de uma contabilidade de confiança. Aqui na Razonet nós descomplicamos a sua contabilidade enquanto você foca 100% no crescimento do seu negócio.

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