Dia do Trabalhador: Ideias de Ações para Comemorar

11/04/2024 às 00:00:00 • 07 minutos
Dia do Trabalhador: Ideias de Ações para Comemorar
Se você é empreendedor ou responsável pelo setor de Recursos Humanos de uma empresa, a essa altura já deve saber que o Dia do Trabalhador é uma ótima oportunidade para engajar os empregados. Se você está procurando ideias para comemorar a data, aproveite este artigo para começar a se organizar. Mas antes, vamos entender alguns pontos importantes…


O que é comemorado no Dia do Trabalhador?

A data está muito ligada ao fato histórico que aconteceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no dia 1º de maio de 1886. Naquela época, os trabalhadores tinham uma jornada de trabalho muito pesada, cerca de 12 horas por dia. Então, resolveram sair às ruas e reivindicar a redução do período, o descanso semanal e o direito às férias. A manifestação se estendeu por mais dias.

Três anos depois, a Federação Americana do Trabalho sugeriu que a data fosse utilizada para homenagear os trabalhadores. Em 1890, a Europa reconheceu o esforço dos americanos e também passou a comemorar. 

No Brasil, a data só foi oficializada em 1924, mas outro ponto importante da história foi a instituição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que aconteceu no mesmo dia, mas no ano de 1943.


Dia do Trabalhador é feriado?

Depende. Em muitos países, o Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia do Trabalho ou Dia dos Internacional dos Trabalhadores, é reconhecido como um feriado nacional.

No Brasil, na América Latina em geral, na Europa e em outras regiões do mundo, o feriado não é considerado facultativo e sim oficial. No entanto, nos Estados Unidos e Canadá, o dia é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro, mas não é considerado um feriado nacional para fechamento de empresas e instituições governamentais. 

A data pode variar de acordo com as leis e tradições de cada país.


Ideias de Ações para Comemorar o Dia do Trabalhador

Separamos três ideias para você se inspirar:

1 - Integração da Equipe e Promoção da Saúde

Para que os empregados possam se conhecer melhor e engajar com a ação, realize um evento ou atividades fora do ambiente de trabalho. Muitas empresas aproveitam a data para realizar gincanas, um almoço e outras ações. A integração é muito importante para que haja troca entre a equipe e algumas barreiras sejam derrubadas, facilitando a comunicação na rotina do dia a dia.

Na Razonet, por exemplo, organizamos uma corrida para promoção da saúde e bem-estar dos empregados. Dias antes do evento, realizamos atividades de incentivo e lançamos o desafio para que se sentissem desafiados a superar seus limites e o sedentarismo. Se você quer ver um resumo do último ano (2023), assista o reels do Instagram aqui.

Além da organização do trajeto e da corrida, criamos uma identidade visual para o evento que foi aplicada em camisetas, garrafinhas, mochilas, medalhas, troféus, banners e outros.

Para finalizar, oferecemos um almoço com música ao vivo. A ideia deu tão certo que esse ano realizaremos a segunda edição!


2 - Incentivo ao desenvolvimento profissional

Uma ideia interessante para o desenvolvimento profissional do empregado pode ser a organização de um programa especial focado na capacitação. Organize workshops ou palestras que abordem temas como gestão do tempo, inteligência emocional, comunicação eficaz, entre outros.

Ou, promova uma feira de carreiras internas, onde os empregados podem explorar oportunidades de crescimento dentro da empresa. Isso pode incluir treinamentos, feedbacks, desenvolvimento de novas habilidades, rotação de cargos e promoções internas.


3 - Ofereça um cartão presente

Reconhecer e valorizar as contribuições dos empregados também pode estar ligado ao lazer e relaxamento. Então, por que não oferecer um cartão presente? Já imaginou um voucher cinema para escolherem um filme de sua preferência ou um voucher delivery para pedirem suas comidas favoritas? Esse tipo de ação reforça a cultura organizacional de cuidado e apoio à equipe.

E aí, gostou das ideias? A gente espera que sim! 🙂

E não esqueça que você pode contar com o nosso time para organizar a jornada de trabalho de seus empregados, como a admissão, período de férias e muito mais. Se quiser saber como funcionam nossos planos é só chamar no WhatsApp!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.