Como vender lembrancinhas e faturar muito?

10/10/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
Como vender lembrancinhas e faturar muito?
Após um período de grande recessão devido à pandemia, a economia voltou a girar e o cenário se mostra cada vez mais otimista para os empreendedores, principalmente no que diz respeito ao setor de vendas de lembrancinhas e artigos para festa e eventos.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (Asbrafe), 51% das empresas entrevistadas registraram aumento – de 10 a 50% – no faturamento em relação ao ano anterior, em 2022. 

Os números são animadores para o setor e contribuem para que micro e pequenos empresários invistam na produção de artigos para festas, principalmente lembrancinhas. Aniversários, casamentos, batizados, inaugurações e os famosos “chás” são algumas das ocasiões que permitem a entrega de um pequeno brinde como lembrança. 

E você, também pensa em investir nesse mercado? Se sim, confira as melhores dicas e saiba como vender lembrancinhas e faturar muito! 


6 dicas para faturar muito vendendo lembrancinhas 

Que tal investir para valer no seu negócio e começar a faturar de verdade com a venda de lembrancinhas? Nós separamos algumas dicas incríveis para você colocar em prática e aumentar os lucros da sua empresa!


1. Fique de olho nas tendências e estude o seu público

Assim como em qualquer outro mercado, as novidades não param de surgir quando o assunto são lembrancinhas. O que chamava atenção há alguns anos, hoje já está ultrapassado e foi substituído por outros itens mais modernos.

Portanto, mesmo que você apenas venda e não produza os itens, esteja sempre atento a essas mudanças para se destacar entre os demais. Além disso, saiba se elas, realmente, estão agradando ao seu público-alvo. Lembre-se que, para faturar, é preciso oferecer o que os clientes querem comprar.


2. Invista em materiais de qualidade

Não tenha medo de investir na sua empresa, principalmente se for em itens que farão diferença no dia a dia do seu negócio. Materiais de qualidade, cursos de capacitação e novidades são elementos que vão contribuir para que o seu dinheiro seja bem investido.

O ideal é que você pense na sua empresa a longo prazo e trabalhe para que haja uma divulgação “boca a boca” do seu trabalho. Já que, por ser um ramo extremamente visual, é comum que as pessoas convidadas se sintam atraídas pelas lembrancinhas e queiram saber quem está por trás da venda dos itens.


3. Valorize a personalização

Claro que você pode vender lembrancinhas já prontas e que sigam um padrão, no entanto, todas as pessoas se sentem mais importantes ao saberem que determinado item foi feito exclusivamente para elas, concorda? Levando isso em consideração, fica bem mais fácil produzir algo que as pessoas se sintam atraídas.

Certamente, nem sempre é possível começar projetos do zero para todos os clientes, mas é essencial traduzir um pouco das histórias e das ocasiões em cada lembrancinha que estiver fazendo ou vendendo. Vá além do “comum” e coloque um pouco de cada cliente nos seus trabalhos.


4. Aproveite as datas comemorativas

Lembrancinhas para casamentos, aniversários, brindes de maternidades, chás (de cozinha, revelação, de bebês etc.) e eventos específicos são sempre as mais procuradas. Contudo, não se limite apenas a essas ocasiões se quiser aumentar as suas vendas.

Existem datas comemorativas que podem estimular a compra de lembrancinhas para presentear. Quer alguns exemplos? Dia dos Professores, Dia das Crianças, Natal, Carnaval, Dia dos Pais, Dia das Mães…  Há diversos dias que podem gerar muitas vendas para você, basta saber aproveitá-las.


5. Use a tecnologia a seu favor

Mesmo que você tenha a intenção de vender lembrancinhas artesanais, não abra mão da tecnologia e a use a seu favor. Muitos processos podem ser facilitados com a ajuda do computador e de outras máquinas. Mesmo não sendo uma prioridade para você, fique atento às soluções que podem facilitar e deixar o seu trabalho ainda mais atrativo.

Tags, impressões, designs e modelos feitos em papel são apenas algumas das coisas que a tecnologia pode proporcionar para o seu negócio. A intenção sempre deve ser deixar o seu negócio mais prático, acessível e atrativo.


6. Destaque-se no on-line

Enfim, garanta o seu lugar no mercado on-line e não se limite apenas ao espaço físico que está ao seu redor. Dependendo do tipo de lembrancinhas, você pode enviá-las para outras cidades e, quem sabe, até estados diferentes. 

Porém, não atire para todos os lados. Entre em cada uma das plataformas pensando estrategicamente e fique atento para não atrair mais demanda do que você pode entregar no início. 

Com um passo de cada vez, certamente, você vai conquistar o seu espaço e não vai demorar muito para conseguir faturar alto no mercado de lembrancinhas. 


Quem vende lembrancinhas pode ser MEI? 

Talvez você não saiba, mas um dos requisitos para ser um Microempreendedor Individual (MEI) é (exercer uma das ocupações permitidas), além de faturar até R$ 81 mil anualmente e cumprir outras obrigações.

Atualmente, não existe uma função listada que cite diretamente a produção de lembrancinhas, contudo, há outras atividades que podem ser escolhidas pelos profissionais, já que indicam atribuições parecidas. São eles:

● Artesão em papel independente (CNAE: 1749-4/00);
● Artesão em outros materiais independente (CNAE: 3299-0/99);
● Comerciante de suvenires, bijuterias e artesanatos independentes (CNAE: 4789-0/01);
● Papeleiro independente (CNAE: 4761-0/03).

De modo geral, a escolha vai depender da atividade que você desempenha e do tipo de lembrancinhas que você vende (ou produz). Porém, essas ocupações são as mais comuns e podem te guiar na escolha da melhor alternativa para descrever o seu negócio.

Mas se você não encontrou a atividade ideal e precisa de apoio para abrir o seu MEI, fale com os especialistas da Razonet e descubra como manter a contabilidade da sua empresa em dia, desde os primeiros meses de funcionamento do negócio. 

Enquanto isso, até o próximo artigo! :)

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