Como Organizar os Gastos no Cartão de Crédito da Empresa

25/04/2024 às 00:00:00 • 06 minutos
Como Organizar os Gastos no Cartão de Crédito da Empresa
Seja para compras do dia a dia ou para emergências inesperadas, o cartão de crédito se tornou uma ferramenta indispensável para muitas empresas. Apesar da sua praticidade, o uso inadequado pode levar a uma montanha-russa de dívidas e preocupações financeiras. 

Neste artigo, vamos contar como você pode fazer o uso responsável e evitar dores de cabeça.


Não Misture as Compras da Empresa com seus Gastos Pessoais

Bom, vamos começar falando sobre um dos pontos mais importantes para a prosperidade do negócio. O empreendedor ter conhecimento e saber separar os gastos empresariais dos gastos pessoais contribui para um fluxo de caixa bem organizado e um controle das entradas e saídas facilitado. 

Não utilize o dinheiro da empresa conforme a sua necessidade. O primeiro passo é você definir salário ou pró-labore para retirar mensalmente. Também é possível realizar a distribuição de lucros. Essas ações estabelecem o valor que será retirado no período estabelecido e mantém o restante para a saúde da empresa.

Se precisar, busque ajuda de especialistas para ter um controle maior das finanças. A consultoria de uma contabilidade pode te ajudar no controle do faturamento e das despesas.


Não Ultrapasse o Limite do Cartão de Crédito

Para que você faça um bom uso do cartão de crédito, comece a olhar para ele como um empréstimo bancário. Há um limite (saldo) disponível para ser gasto, mas ao final do mês será necessário pagar as compras realizadas. Esteja sempre atento ao limite do cartão de crédito corporativo e não esqueça que ele precisa estar alinhado ao faturamento líquido da empresa para você não ter surpresas ao receber a fatura.


Atenção a Data de Fechamento e Vencimento da Fatura

Para quem usa o cartão de crédito, a data de fechamento encerra os gastos do mês corrente e todas as compras realizadas até o período serão computadas para pagamento no vencimento da fatura. Geralmente, essas informações podem ser encontradas no aplicativo da sua instituição financeira. Elas te ajudam a evitar juros e multas por atrasos.


O Cartão de Crédito Pode ser Seu Aliado

Muitas vezes, as compras na opção crédito podem ser mais vantajosas do que no débito, a não ser que à vista seja ofertado um excelente desconto. O parcelamento pode auxiliar empresas que estão iniciando a comprar utensílios com valor agregado para a operação, como, por exemplo, maquinários. Porém, é bom avaliar em quantas vezes o item pode ser pago sem o acréscimo de juros.

Aqui na Razonet, buscamos auxiliar micro e pequenos empreendedores em todo o Brasil. Então, se você busca uma contabilidade digital para ter um controle maior sobre faturamento, despesas e resultados do negócio, converse com o nosso time no WhatsApp agora mesmo!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.