Como desenvolver habilidades de liderança em 6 passos

10/07/2023 às 00:00:00 • 07 minutos
Como desenvolver habilidades de liderança em 6 passos
Faz parte do senso comum a ideia de que algumas pessoas “nascem para ser líderes”, como se fosse um dom, de tão boas que elas são. No entanto, isso não é totalmente verdade. Existem habilidades de liderança que podem ser trabalhadas e desenvolvidas por qualquer pessoa.

De fato, há pessoas que se comunicam e lideram com mais facilidade desde muito jovens. Contudo, isso não significa que quem ainda não tem essa habilidade não possa desenvolvê-la.

Neste artigo, eu vou falar um pouco sobre como e porque é importante desenvolver habilidades de liderança.


Quais são as habilidades de liderança? 

Diferente do que muitas pessoas pensam, ser um líder não é definir metas e pressionar os liderados para que elas sejam atingidas. Liderar é um papel importante em qualquer empresa e envolve muitas habilidades e competências específicas.

Inclusive, eu posso assegurar que bons líderes estão sempre aprimorando as suas aptidões e buscando novos conhecimentos. Porém, algumas habilidades importantes que todos os bons líderes devem ter são:

● Comunicação assertiva; 
● Comprometimento e responsabilidade; 
● Autoconfiança; 
● Confiabilidade; 
● Inteligência emocional; 
● Capacidade de tomar decisões e solucionar problemas; 
● Flexibilidade; 
● Delegação e acompanhamento de tarefas; 
● Conhecimento técnico; 
● Planejamento estratégico; 
● Pensamento crítico; 
● Persuasão.


Como desenvolver as habilidades de liderança? 

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half revelou que 94% dos profissionais afirmam que a satisfação no trabalho é diretamente influenciada pela atuação de seus líderes. Portanto, se a sua intenção é ser um bom líder para os colaboradores, o melhor caminho é praticar as competências continuamente.

Confira a seguir 6 dicas que vão te direcionar e te auxiliar a desenvolver as principais habilidades de liderança!


1. Entenda o papel de um verdadeiro líder

Diferente do que muitas pessoas pensam, o papel de um líder não é apenas comandar outras pessoas para atingir objetivos específicos. Na verdade, ele precisa influenciar, motivar, impulsionar e engajar o seu time de forma positiva.

Portanto, é extremamente importante que você entenda todos esses conceitos e busque maneiras de colocá-los em prática, principalmente se algum deles ainda não faz parte da sua rotina. Nunca é tarde para mudar, mas é preciso saber exatamente o que você pretende alcançar antes de colocar a mão na massa.

Depois de entender os papéis de um verdadeiro líder, certamente, será bem mais fácil seguir para os próximos passos.


2. Exercite o autoconhecimento

Não há como mudar algo internamente se você não conhece a si mesmo, concorda? Sendo assim, exercite o autoconhecimento e identifique quem você realmente é. Lembre-se que entre o “querer” e o “ser” há um caminho longo a ser percorrido.

Uma ótima forma de se conhecer melhor é olhando para dentro e conversando consigo mesmo. Quais são seus pontos fortes? Quais são os fracos? O que as pessoas costumam reclamar de você? Você já tem alguma das habilidades de liderança? Quais delas você precisa, urgentemente, trabalhar? O que tem dado errado na sua trajetória?

Com base nessas e em outras perguntas, você conseguirá identificar com mais facilidade quais são as competências que lhe faltam e precisam ser desenvolvidas.


3. Conheça bem a sua equipe

Assim como precisam conhecer a si mesmos, os líderes também precisam acompanhar os membros da sua equipe mais de perto. Somente assim será possível trabalhar de forma eficaz e desenvolver competências que realmente serão bem utilizadas no dia a dia.

Além disso, ninguém é igual a ninguém. Então, é essencial identificar os pontos fortes e fracos, as habilidades, o conhecimento técnico, as experiências e a forma de se comunicar com cada um.

Na prática, não há como ser empático, assertivo, persuasivo, motivador e transmitir confiança se você não conhece bem as pessoas que estão sob a sua liderança.


4. Invista em capacitação

Como eu já ressaltei aqui, não existem líderes natos ou que aprenderam tudo sozinhos. Na verdade, há pessoas dispostas a desenvolver algumas competências e ir em busca de habilidades que ainda não possuem.

Sendo assim, se você já identificou quais são os seus pontos fracos e o que precisa ser melhorado, vá em busca desse objetivo.

Existe uma série de cursos e treinamentos ofertados por profissionais especialistas que podem te ajudar nessa jornada. E, algumas vezes, é possível fazê-los on-line e em poucas horas, sem que você precise dedicar uma carga horária muito extensa a isso.

Pretende melhorar a comunicação interpessoal? Invista em um curso de oratória. Quer ter mais inteligência emocional? Contrate profissionais que te direcionem. Precisa aprender mais sobre algo? Dedique-se a treinamentos técnicos.

Independentemente do problema, sempre há formas práticas de resolvê-los.


5. Aprenda com outros bons líderes

Se você navegar por alguns minutos na internet em busca de coaches, eu posso te garantir que você encontrará dezenas deles facilmente. Contudo, será mesmo que todos eles têm propriedade para se denominarem especialistas em determinados assuntos?

Nesse caso, a dica é: inspire-se em quem tem coisas boas para ensinar!

Se deixe influenciar por quem realmente é um bom líder e demonstra isso na prática. São pessoas assim que vão te motivar a ser cada vez melhor. Muitas vezes, não precisa nem ir muito longe para encontrá-los, pessoas que estão ao seu redor podem ser bons exemplos.


6. Coloque os ensinamentos em prática

Enfim, coloque tudo o que você aprender em prática, afinal, no fundo, é isso que importa. Pode ser que algumas dificuldades apareçam no meio do caminho, mas o importante é que você aprimore as competências e busque melhorar sempre.

Se você quer, realmente, desenvolver habilidades de liderança, aprenda a teoria e, em seguida, dedique-se inteiramente à prática. E o mais importante: solicite feedbacks e ouça o que as pessoas têm a dizer sobre você. Isso também é crucial para o seu desenvolvimento como um bom líder.

Gostou das dicas? Entre no Blog da Razonet e tenha acesso a dezenas de artigos que vão te ajudar a se destacar no mundo dos negócios!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.