Certificado Digital: O Que é? Como Adquirir?

17/11/2022 às 11:37:23 • 05 minutos
Certificado Digital: O Que é? Como Adquirir?
Não existe no mundo, uma pessoa sequer, que não se preocupe com segurança. E falo dela, nos mais variados sentidos: segurança física, da sua casa, do seu carro, documentos, contas e etc. 

Cada vez que nós damos um passo rumo ao desenvolvimento tecnológico, novas facilidades são alcançadas, assim como novas questões para nos preocupar em relação à segurança.

Se você pudesse viajar no tempo e voltar para os anos 1920 e falasse coisas como vazamento de dados ou internet, muito provavelmente, seria visto como uma pessoa desprovida de sanidade. Afinal, o conceito de segurança naquela época era completamente diferente do que temos hoje.

Cem anos atrás as preocupações com segurança eram limitadas a questões físicas, como bancos, casas, carros e pertences pessoais. Mas hoje, nos anos 20, um século depois, pessoas e empresas precisam estar atentas para cuidar de seus dados tanto quanto de seus pertences.

Imagine que situação horrível se outra pessoa se passasse por você (ou pela sua empresa), e assinasse um contrato, por exemplo. Mesmo sendo possível identificar e reverter esse tipo de fraude, o desgaste mental é enorme, e claro, é sempre melhor se pudermos evitar.

Mas em tempos em que até uma criança é capaz de fazer compras online através de um dispositivo que cabe no bolso, como é possível se proteger e evitar possíveis dores de cabeça?

O advento da internet trouxe, sim, diversos bônus, assim como novos problemas para ficarmos atentos. No entanto, diversos mecanismos de defesa foram criados com o objetivo de confirmar que você - e apenas você - assine algo em seu nome. Inclusive é até provável que você já tenha ouvido falar no famigerado Certificado Digital.

Para muitos, esse é mais um daqueles “termos de internet” que todo mundo ouve, mas nem todos entendem do que se trata. Se esse é o seu caso, me acompanhe nesse artigo que eu vou te mostrar o que é o tal Certificado Digital, qual a sua função e como adquiri-lo.

O Que é? 

Quando falamos sobre o digital, é comum pensarmos como algo mais recente. O Certificado Digital, no entanto, surgiu em 2001 com o objetivo de garantir e confirmar a identidade de pessoas e empresas na internet.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que carrega os dados de uma pessoa física (PF) ou jurídica (PJ), e serve como uma identidade virtual que confere a autenticidade jurídica desses dados em transações digitais.

Podemos dizer que é um registro digital responsável por confirmar sua identidade e comprovar que é você mesmo quem está realizando a transação.

Sabe quando você precisa retirar uma encomenda nos correios? Por regra, eles só podem te entregar o pacote se você mostrar algum documento de identidade que comprove que você é quem diz ser. O certificado funciona da mesma forma. É como se você mostrasse a sua identidade no ambiente digital para garantir que não há outra pessoa se passando por você.

Para Que Serve? 

A função primária do certificado digital é, certamente, garantir a segurança e autenticidade nas transações online. Afinal, foi disso que falamos agora há pouco, certo? Mas qual o seu uso diário? Quais são as aplicações práticas desse “documento”?

Toda e qualquer transação legal feita através da internet pode fazer uso do Certificado Digital para verificar as partes envolvidas. Por exemplo:

Transações bancárias: não há margem para riscos quando o assunto é o dinheiro da sua empresa. Por esse motivo é necessário sempre autenticar a sua identidade para fazer grandes movimentações e se proteger ao máximo de qualquer fraude empresarial.

Assinatura de contratos: eu, particularmente, considero esse um dos melhores usos do Certificado Digital. Se antes o processo de assinatura de contratos era algo demorado e cheio de pormenores, atualmente é algo mais rápido e ágil, além de garantir o mesmo nível de segurança e validade jurídica que um contrato físico.

Emissão de nota fiscal eletrônica: voltando para a sua empresa, o certificado digital é fundamental para que você se mantenha dentro da legalidade e consiga emitir notas fiscais eletrônicas de forma segura, para você e para seus clientes.

Quantos Tipos Existem? 

O Certificado Digital pode ser dividido em duas categorias: A1 e A3. Apesar de cumprirem as mesmas funções no que diz respeito à segurança e autenticação, cada um possui suas próprias particularidades.

Modelo A1 

Ao adquirir o modelo A1, o certificado será instalado no seu computador em forma de arquivo. É bastante simples de configurar e começar a usá-lo. Ele funciona através de uma chave pública que é enviada para a autoridade certificadora, e uma chave privada que fica exclusivamente no computador instalado, além de ser protegida por login e senha.

Esse sistema binário fornece maior segurança, uma vez que os dados não podem ser decodificados sem a combinação das duas chaves. 

Para usá-lo basta enviar a autenticação para o software ou organização responsável pela transação que você estiver fazendo.

Além disso, o Modelo A1 também permite cópia e possui a validade de 1 ano. 

Modelo A3 

O modelo A3 é um certificado carregado em um dispositivo físico (hardware), como um token ou cartão. Seu uso requer um pouco mais de cuidado, já que pode ser incompatível com alguns dispositivos. 

Por ser armazenado em um dispositivo móvel, o Modelo A3 confere maior mobilidade para o usuário, permitindo que você tenha um token no bolso e possa utilizá-lo em qualquer computador. Vale notar que o certificado A3 também pode ser armazenado na nuvem. 

Diferente do A1, que pode ser copiado, o Modelo A3 não permite cópias, e a sua validade varia de 1 a 5 anos.

Como Adquirir? 

Nós sabemos que ter uma empresa requer atenção em diversos pontos e, por sermos a primeira contabilidade digital do Brasil, estamos acostumados a facilitar a vida de empreendedores dos mais variados nichos.

Uma das formas de tornar o dia a dia do empreendedor mais fácil é oferecer serviços de extrema qualidade por valores irrisórios se comparados à contabilidade convencional. E o Certificado Digital é um serviço que você pode adquirir de forma avulsa aqui na Razonet.

Mas se você precisa de tudo em um só lugar e está escolhendo uma contabilidade de confiança, os planos da Razonet são perfeitos. Além de contar com todos os serviços contábeis necessários para o seu negócio, há planos com o Certificado Digital A1.

E se você tem alguma dúvida, basta clicar aqui para falar com um membro do nosso time. Será um imenso prazer te ajudar!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.