BPO Financeiro: o que é e como ele pode transformar a sua empresa

08/05/2023 às 00:00:00 • 08 minutos
BPO Financeiro: o que é e como ele pode transformar a sua empresa
Lidar com a gestão financeira de uma empresa não costuma ser uma tarefa fácil, não é? É preciso gerenciar as contas, as despesas, os pagamentos e os lucros, além de identificar oportunidades, fazer análises e ficar atento às burocracias obrigatórias. E é por isso que existe o BPO Financeiro.

O nome pode até ser desconhecido por algumas pessoas, mas trata-se de algo que muitos já conhecem: a terceirização da gestão dos processos financeiros de uma empresa. Além de ser mais prático e profissional, o serviço costuma proporcionar muitas vantagens e facilitar a vida de pequenos e médios empresários.

Quer saber mais detalhes sobre o BPO Financeiro? Neste artigo, você vai encontrar tudo o que um empreendedor precisa saber sobre o tema.

O que é e como funciona o BPO Financeiro? 

A sigla BPO vem do termo em inglês Business Process Outsourcing (ou, em português, Terceirização de Processos de Negócios) e é exatamente o que o nome sugere: profissionais ou empresas especializadas contratados para prestar serviços específicos de forma estratégica e inovadora.

Atualmente, não é difícil encontrar BPO nas áreas de Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), fiscal, de compras, de marketing e vários outros. Portanto, BPO Financeiro é o nome dado à terceirização – parcial ou integral – da gestão de processos financeiros. Em outras palavras, algumas empresas contratam terceiros especialistas para cuidar de toda a parte financeira do negócio, tomando decisões mais assertivas e otimizando os processos.

Em linhas gerais, o serviço de BPO Financeiro é bem amplo e abrange diversas atividades das áreas contábil, administrativa e financeira. Dentre elas eu posso citar:

● Acompanhamento do fluxo de caixa; 
● Gerenciamento de contas a pagar e a receber; 
● Envio de guia de impostos e de declarações; 
● Emissão de notas fiscais; 
● Produção de relatórios; 
● Agendamento de pagamentos para facilitar o processo; 
● Conciliação bancária.

Portanto, quem pensa em contratar um BPO Financeiro precisa analisar as necessidades do negócio e observar em quais tarefas ele precisa de ajuda. A partir daí, fica bem mais fácil encontrar uma empresa adequada e que esteja de acordo com a realidade da sua instituição contratante.


Quais são as vantagens de contratar um BPO? 

Contratar um BPO Financeiro é a solução que muitos empreendedores precisam, principalmente quando falamos de Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas de pequeno e médio porte que não dispõem de uma equipe para lidar com as questões financeiras.

Essa terceirização costuma ser bem vantajosa para negócios de todos os setores e, por vezes, é essencial para manter um gerenciamento financeiro mais profissional e adequado.

Confira a seguir as 4 principais vantagens de contratar um BPO Financeiro e descubra se terceirizar é a melhor alternativa para a sua empresa!


1. Decisões estratégicas e assertivas

Naturalmente, quem tem um negócio não consegue se desdobrar para dar conta de todas as demandas exigidas para manter o bom funcionamento. E não é por falta de competência, mas porque algumas atividades requerem experiência, conhecimento técnico e tempo disponível para serem realizadas.

Nesse caso, a empresa pode contar com especialistas que conhecem o negócio e ficarão responsáveis por gerenciar a parte financeira de forma transparente, buscando minimizar os riscos, analisar dados, identificar oportunidades de reduzir gastos e ajudar no aumento da rentabilidade.


2. Métodos personalizados 

Cada empreendimento é único, por isso, é essencial ter pessoas preparadas para lidar com a rotina dos negócios. Normalmente, empresas que trabalham com BPO estão prontas para lidar com os mais diversos tipos de empreendimentos e conseguem se adaptar facilmente.

Em outras palavras, é possível ter métodos personalizados e uma gestão financeira adequada sem precisar, necessariamente, contratar e treinar uma equipe para cuidar das finanças do seu negócio. É a mesma eficiência, mas com custos menores.


3. Redução de gastos e aumento da lucratividade 

Nem todo mundo sabe, mas há diferentes tipos de gastos envolvidos em uma empresa. Saber diferenciá-los é essencial para conseguir gerenciar as finanças com segurança.

Em resumo, custos são gastos essenciais para as produções da empresa; despesas estão ligadas à administração; investimentos são feitos para gerar receita; e perdas são gastos que não geram nenhum tipo de retorno.

Você sabia disso? Certamente, algumas pessoas entendem bem as características de cada um desses gastos, mas os profissionais que fazem BPO Financeiro são capazes de adequar os custos e as despesas, de direcionar corretamente os investimentos e de diminuir as perdas.


4. Foco no crescimento do negócio 

Sabemos que atividades contábeis, financeiras e administrativas de uma empresa podem demandar foco e muitas horas de dedicação, principalmente para quem ainda não tem muita experiência com as tarefas inerentes a esses setores.

Com um BPO Financeiro, o empreendedor poderá se preocupar com o que mais importa: o futuro do seu negócio.

Nesse caso, a maior vantagem é não precisar ficar horas e horas se dedicando às tarefas financeiras. Não há necessidade de desperdiçar tempo e energia com algo que pode ser terceirizado.


Será que vale a pena optar pelo BPO Financeiro? 

Deu para perceber que há diversas vantagens em contratar um BPO financeiro, certo? Porém, a decisão de fazer ou não a terceirização costuma variar de acordo com a realidade de cada empresa.

Se a intenção é reduzir os custos, tomar decisões financeiras mais assertivas e se dedicar totalmente ao crescimento do negócio, o BPO Financeiro pode ser uma boa escolha, desde que o empreendedor encontre uma empresa experiente e preparada para lidar com a rotina e a realidade do negócio.

Na Razonet, por exemplo, oferecemos planos personalizados – de acordo com a necessidade de cada empresa – e garantimos uma experiência única de contabilidade digital. São mais de 30 anos de experiência reunindo o tradicional e o tecnológico para mudar a realidade de milhares de clientes.

Portanto, se você precisa de profissionais para cuidar da parte contábil de forma personalizada, fale com o nosso time de especialistas e simplifique a burocracia da sua empresa. 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.